Discurso durante a 211ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do jornalista Luis Alberto Bahia.

Autor
Roberto Saturnino (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do jornalista Luis Alberto Bahia.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2005 - Página 41678
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JORNALISTA, EX MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS, CHEFE DE GABINETE, EX GOVERNADOR, ESTADO DA GUANABARA (GB), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA, PARTIDO POLITICO, MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (MDB), APOIO, REDEMOCRATIZAÇÃO, PERIODO, REGIME MILITAR.

O SR. ROBERTO SATURNINO (Bloco/PT - RJ. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trata-se de uma perda muito sentida no Rio de Janeiro em particular, mas em todo o Brasil.

Luiz Alberto Bahia foi um dos grandes jornalistas deste País, jornalista na verdadeira expressão do termo, jornalista político eminentemente. Tornou-se conselheiro de muitos políticos do Rio e do Brasil. Eu mesmo, quando estive na gestão da prefeitura, tantas vezes recorri a ele, que era Ministro do Tribunal de Contas do Município, para colher sugestões, idéias e mesmo conselhos de natureza política.

Luiz Alberto Bahia foi chefe de gabinete do Governador Negrão de Lima, naquele período difícil da história brasileira, logo após a deflagração do período militar, quando qualquer manifestação de oposição era encarada como suspeita e mesmo subversiva. E nesse clima, na eleição de 1960, o Governador Negrão de Lima elegeu-se na então Guanabara, pelo MDB, pela oposição, assim como, em Minas Gerais, elegia-se Israel Pinheiro. Foram eventos que marcaram a História, porque levantaram muitas dúvidas sobre a possibilidade de que esses Governadores eleitos viessem a assumir o poder em seus Estados. Acabaram assumindo. E chegaram a bom termo e realizaram governos extremamente profícuos e progressistas para os seus Estados.

Negrão de Lima foi um dos grandes Governadores que o Rio de Janeiro teve. E na chefia do seu gabinete, como chefe da Casa Civil do seu governo, articulando a política de maneira sábia, de maneira ponderada, mas sem abrir mão dos princípios que norteavam o MDB, a luta pela redemocratização, logo no início do período militar. De forma que o Rio de Janeiro, sua população e sua história, ficou devotado a Luiz Alberto Bahia, como um admirável conselheiro político, além de admirável jornalista que ele sempre foi. Passou pelas redações todas, dos principais jornais do Rio e até da Folha de S.Paulo.

Enfim, é uma perda que o Rio de Janeiro sente profundamente. Razão pela qual acho justa a homenagem que o Senado presta, com essa manifestação de pesar, pela perda dessa grande figura de brasileiro que foi Luiz Alberto Bahia.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2005 - Página 41678