Discurso durante a 225ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Mudanças que o governo Lula vem promovendo no setor elétrico.

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Mudanças que o governo Lula vem promovendo no setor elétrico.
Aparteantes
Flexa Ribeiro, José Jorge, Ney Suassuna.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2005 - Página 45061
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, ALTERAÇÃO, MODELO, SISTEMA ELETRICO, FALTA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, CENTRALIZAÇÃO, AUTORITARISMO, PREJUIZO, PARTICIPAÇÃO, INICIATIVA PRIVADA, PERDA, CONSUMIDOR, REPUDIO, OBSTACULO, ATUAÇÃO, INTERVENÇÃO, ESTADO, AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELETRICA (ANEEL), ORGÃOS, SETOR, PRIVILEGIO, RENOVAÇÃO, CONCESSÃO, EMPRESA ESTATAL, COMPANHIA HIDROELETRICA DO SÃO FRANCISCO (CHESF), FURNAS CENTRAIS ELETRICAS S/A (FURNAS), CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), PREVISÃO.

O SR. TEOTONIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna do Senado na tarde de hoje, para destacar matéria publicada no O Jornal, de Maceió, edição do dia 13 do corrente mês, intitulada, “Dúvidas sobre a nova Sudene”, de minha autoria.

O artigo, Sr. Presidente, cujo teor solicito seja dado como lido e considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que conste dos Anais da Casa, enquanto exalta o substitutivo do senador Tasso Jereissati, que deixou o projeto da nova Sudene muito melhor do que o enviado pelo Executivo, trazendo esperança de que ela não repita as atribuições da antecessora, por outro lado, antevê descrença no atual governo de implantá-la, tendo em vista a sua inapetência para gerenciar e realizar.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto no dia de hoje é para comentar a editorial do jornal Folha de S.Paulo de 14 de dezembro do corrente, intitulado “PT contra Palocci”.

            O editorial trata da última resolução do Diretório Nacional do PT, que faz duras críticas à política econômica do governo Lula e que pressiona por mudanças na gestão da economia. No entanto, segundo o editorial, “quanto a mudanças mais sólidas e duradouras na economia, elas só seriam factíveis no bojo de um processo de reformas que esse governo já não tem nenhuma condição de liderar”.

            Sr. Presidente, solicito que o editorial acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Obrigado!

 

************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TEOTONIO VILELA FILHO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do inciso I e § 2º do art. 210 do Regimento Interno.)

************************************************************************************

Matérias referidas:

“Dúvidas sobre a nova Sudene”;

“PT contra Palocci.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2005 - Página 45061