Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabeniza a iniciativa do Senador Antero Paes de Barros de concessão do título de Professor Honoris Causa da Universidade do Legislativo - UNILEGIS ao Senador Ramez Tebet.

Autor
Sérgio Cabral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RJ)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Parabeniza a iniciativa do Senador Antero Paes de Barros de concessão do título de Professor Honoris Causa da Universidade do Legislativo - UNILEGIS ao Senador Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 18/01/2006 - Página 572
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APOIO, REQUERIMENTO, HOMENAGEM, RAMEZ TEBET, SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, CONCESSÃO HONORIFICA, PROFESSOR, UNIVERSIDADE, LEGISLATIVO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quando me preparava para assumir o mandato de Senador, eu pensava do privilégio de conviver com algumas das figuras políticas que sempre foram referência na minha vida pública, na minha vida política, e uma dessas figuras sem dúvida é o Senador Ramez Tebet. No meu caso, dupla referência: como homem público e por ser do nosso Partido, o PMDB.

O Senador Ramez Tebet foi Prefeito de Três Lagoas, Promotor Público, professor universitário, Relator da primeira Constituição do Estado de Mato Grosso, Vice-Governador, Governador do Estado, Senador da República, Presidente do Senado Federal, Ministro e Presidente do Congresso Nacional.

Cumprimento o Senador Antero Paes de Barros por essa iniciativa, à qual me associei. Creio que o Senado Federal está fazendo uma homenagem a uma dessas figuras que será, sem dúvida, referência para a vida pública brasileira ao longo dos anos, das décadas, dos séculos. Com a evolução permanente dos instrumentos de comunicação no mundo, a capacidade de perpetuarmos as nossas referências, os nossos ícones, tornou-se maior.

O Senador Ramez Tebet, que ainda viverá muito e muito nos ensinará neste plenário durante seus anos de mandato - e o povo de Mato Grosso do Sul acabou de reconduzi-lo para um segundo mandato, que desenvolve com tanto brilho -, recebe esta homenagem em vida, e com muita vida, para transmitir a todos nós os seus ensinamentos.

Tenho o privilégio de gozar da amizade do Senador Ramez Tebet, de ter o seu aconselhamento, as suas diretrizes, dentro do nosso Partido, aqui no plenário do Senado, e de discutir com S. Exª a vida pública nacional.

Portanto, Senador Ramez Tebet, como caçula do Senado, quero dizer a V. Exª da minha admiração e do meu orgulho de tê-lo como meu colega. V. Exª é, de fato, como bem disse uma das outras referências da minha vida pública, o Senador Pedro Simon, uma luz de Deus, que representa com muito brilho não só o Estado de Mato Grosso do Sul, mas o nosso País.

Sou seu admirador e seu discípulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/01/2006 - Página 572