Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação em defesa da repactuação das dívidas agrícolas da região Nordeste, tema discutido hoje na Comissão de Assuntos Econômicos. (como Líder)

Autor
Fernando Bezerra (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RN)
Nome completo: Fernando Luiz Gonçalves Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA AGRICOLA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Manifestação em defesa da repactuação das dívidas agrícolas da região Nordeste, tema discutido hoje na Comissão de Assuntos Econômicos. (como Líder)
Aparteantes
José Maranhão, Marco Maciel, Ney Suassuna, Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 08/02/2006 - Página 3399
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA AGRICOLA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO, DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA AGRARIA, REGIÃO NORDESTE.
  • NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, CRIAÇÃO, CRITERIOS, PRIVILEGIO, REGIÃO NORDESTE, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA AGRARIA, MOTIVO, REGULARIDADE, OCORRENCIA, SECA, REGIÃO, SUPERIORIDADE, DIFICULDADE, PREJUIZO, AGRICULTOR, IMPOSSIBILIDADE, PAGAMENTO, DIVIDA.
  • ESCLARECIMENTOS, EMPENHO, ORADOR, NEGOCIAÇÃO, TEXTO, PROJETO DE LEI, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA AGRARIA, REGIÃO NORDESTE, COMPATIBILIDADE, DISPONIBILIDADE FINANCEIRA, GOVERNO FEDERAL, OBJETIVO, AUSENCIA, OCORRENCIA, VETO (VET).
  • COMENTARIO, DISCUSSÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO, DISPOSIÇÃO, SECRETARIO, TESOURO NACIONAL, VIAGEM, REGIÃO NORDESTE, CONHECIMENTO, SITUAÇÃO, SECA.
  • DECLARAÇÃO, FALTA, CARACTERISTICA, NATUREZA POLITICA, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA AGRARIA, DEFESA, NEUTRALIDADE, POSIÇÃO, CONGRESSISTA, IMPEDIMENTO, CONFLITO, OPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, REGIÃO NORDESTE.

            O SR. FERNANDO BEZERRA (PTB - RN. Pela Liderança do PTB. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje pela manhã, na Comissão de Assunto Econômicos desta Casa, foi discutida matéria de suma importância para a região Nordeste: a repactuação de sua dívida. Passou-me, porém, a sensação de que eu pudesse ter sido incompreendido, razão pela qual venho a esta tribuna para, de forma muito clara, dizer aos meus irmãos do Rio Grande do Norte e aos nordestinos que a minha posição é de intransigente defesa para que o Governo dê as condições para que as dívidas agrárias do Nordeste sejam repactuadas. O Nordeste não pode ser tratado de forma igual às outras regiões do País. Ali há um ciclo permanente de seca que se repete e que faz com que os nordestinos, de forma humilhante, não possam cumprir os compromissos que assumiram com os bancos financiadores da produção. E não o fazem não porque são caloteiros, mas porque não há condição. Instala-se no Nordeste uma nova seca e é preciso que, de forma definitiva, crie-se as condições para que, por intermédio de um fundo ou de um seguro, garanta-se que os nordestinos possam cumprir com a sua parte nesse período.

            Como era meu dever, abri uma negociação com o Governo, mas não por ser o Líder do Governo no Congresso Nacional e, sim, porque creio ser importante que esse projeto de lei, já aprovado na Câmara dos Deputados, tenha a possibilidade de ser aperfeiçoado por esta Casa, como é o dever do Senado como Casa Revisora. Não é uma atitude protelatória. Tanto não é que defini na Comissão que, até terça-feira, se as negociações não chegarem a bom termo com os Deputados que lideraram o processo de aprovação e com os agricultores que vivem uma situação de profunda aflição, apresentarei o meu parecer aprovando o projeto que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

            O Sr. José Maranhão (PMDB - PB) - Permite V. Exª um aparte.

            O SR. FERNANDO BEZERRA (PTB - RN) - Pois não. Ouço o aparte de V. Exª, Senador José Maranhão.

            O Sr. José Maranhão (PMDB - PB) - Senador, quero me congratular com V. Exª pela forma objetiva, competente e com muita autoridade com que vem tratando essa matéria que constitui um ponto fundamental da defesa dos interesses dos pequenos agropecuaristas nordestinos, especialmente no semi-árido do Nordeste brasileiro. V. Exª, como norte-rio-grandense, conhece esse problema, sofreu-o na própria pele porque está solidário com o povo da sua região, que não é diferente da situação da Paraíba e de todo o Nordeste brasileiro, especialmente o setentrional, que é o mais sofrido, porque não conta com curso d’água permanente para fazer irrigação do solo e ter uma agricultura garantida pelas técnicas modernas de irrigação. O que V. Exª diz é algo de muita gravidade e que toca profundamente no nosso coração de nordestino. É preciso que haja compreensão daqueles que, realmente, se dizem preocupados com essa situação. Portanto, que todos se reúnam e se dêem as mãos para encontrar uma solução. E penso que a melhor é a que V. Exª vem preconizando, tanto assim que o seu ponto de vista, as suas idéias estão sendo plenamente apoiadas, aprovadas e até aplaudidas por todo o Estado da Paraíba, sobretudo pelos agricultores do semi-árido. Meus parabéns a V. Exª.

            O SR. FERNANDO BEZERRA (PTB - RN) - Muito obrigado, Senador José Maranhão.

            Sr. Presidente, vim a esta tribuna preocupado em esclarecer a situação, porque o meu entendimento é que, se tivermos um projeto que resolva - e o que veio da Câmara resolve -, mas que não esteja em consonância com a possibilidade do Governo, de que valeu a Câmara dos Deputados ter aprovado o projeto se ele está passível de um veto, e não por uma determinação política, porque esta não é uma questão política. Quem mais do que o Presidente Lula, nordestino como nós, Senador José Maranhão, quem mais do que o Presidente Lula, que veio para o Sul como retirante de uma seca, para ter a sensibilidade que Sua Excelência tem para entender esta questão da seca? Então, é preciso que me compreendam: a negociação é a essência do Parlamento. Sou, por natureza, um conciliador e um negociador. E faço a negociação, no entendimento de que é melhor chegarmos ao possível do que termos um excelente projeto que não seja exeqüível. A angústia dos agricultores do Nordeste, do norte de Minas e da área da Sudene é grande. A dívida não tem condição de ser paga; aquela conta é impagável. É isto que os bancos da região, o Ministério da Fazenda, todos, enfim, devem entender: esta dívida é impagável e, como conseqüência, é incobrável.

            Não sei se ainda tenho tempo, mas ouço o Senador Ney Suassuna com grande prazer.

            O Sr. Ney Suassuna (PMDB - PB) - Já pedi ao Presidente e agradeço, mas a minha intervenção será rápida. Em primeiro lugar, quero dizer que sei o quanto V. Exª está sofrendo por ainda não ter resolvido porque a sua intenção é, de fato, resolver. Mas comungo com V. Exª quando diz que não adianta votarmos com o perigo de veto à frente, que é melhor um mau acordo do que uma boa briga. Concordo com V. Exª. Hoje, pela manhã, tivemos na Comissão de Assuntos Econômicos, uma discussão profícua, quando declarei a minha posição de que, embora da Base do Governo, votarei com o que vem da Câmara, a não ser que encontremos alguma saída, sabendo que o que modificarmos aqui, voltará para lá. Falávamos da condição que V. Exª declinou de que o Sr. Joaquim Levy gostaria de ir ao Nordeste. Eu disse, na Comissão, que duvidava que ele não conhecesse a situação, mas que estaria à disposição até para fazer um roteiro. Para minha surpresa, alguns minutos depois de chegar ao meu gabinete, ele me ligou e disse: “Senador Ney Suassuna, eu gostaria de ir. O senhor pode nos ajudar?” Respondi: “Claro que posso”. E fiz mais: já arranjei um avião para, na sexta-feira, pela manhã, sairmos daqui. V. Exª está convidado para ir junto, assim como o Senador José Maranhão. Já acertamos com esse avião, e vou comunicar o Sr. Joaquim Levy em seguida. E como vi que V. Exª veio ao plenário para falar sobre o assunto, queria falar dessas tratativas, ou seja, que já adiantamos tudo. Providenciamos a ida do Sr. Joaquim ainda nesta semana, a fim de que V. Exª possa relatar na próxima terça-feira. Então, já está providenciado o avião, e estou formalizando aqui, ad referendum, a possibilidade de ele nos acompanhar. Já que ele ligou para mim e me pediu ajuda, imediatamente me mobilizei e arranjei um avião. Ele será comunicado em seguida, quando direi inclusive que o aparteei, ousando convidar não apenas V. Exª, mas também outros Senadores do Nordeste que queiram fazer essa visita. Sairíamos daqui e passaríamos em João Pessoa. De lá, em avião menor, visitaríamos dois ou três lugares da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Dessa forma, ele teria a visão da dantesca estiagem que estamos vivendo.

            O SR. FERNANDO BEZERRA (PTB - RN) - Muito obrigado, Senador Ney Suassuna.

            Eu não havia abordado a questão de Joaquim Levy, porque foi levada um pouco no deboche, hoje, na Comissão, sobre aspectos políticos. Não fui eu que convidei o Dr. Joaquim Levy, mas ele que se ofereceu. Foi um gesto dele. Ele disse: eu quero ver de perto o drama do nordestino, eu quero ver de perto a seca, eu quero ir a uma propriedade pequena, eu quero compreender melhor.

            Como considerei que seria uma coisa boa, comuniquei à Comissão, quando então disseram que isso era coisa para enrolar, para não fazer o trato. Quero dizer que a ida de Joaquim Levy não está condicionada às negociações que estão se processando entre Senadores, Deputados e o Ministério da Fazenda.

            Senador Sibá Machado, o Senador Marco Maciel tinha pedido aparte anteriormente. Em seguida ouvirei V. Exª.

            O Sr. Ney Suassuna (PMDB - PB) - V. Exª não respondeu se aceita o convite.

            O SR. FERNANDO BEZERRA (PTB - RN) - Eu aceito o convite de V. Exª.

            Ouço o Senador Marco Maciel.

            O Sr. Marco Maciel (PFL - PE. Com revisão do orador.) - Nobre Senador Fernando Bezerra, Líder do Governo no Congresso Nacional, gostaria de cumprimentar V. Exª pelas palavras que profere na tarde de hoje, e manifestar, como nordestino, a adesão às teses que V. Exª expende sobre a necessidade de um tratamento diferenciado para a região. Conheço V. Exª de longa data, de algumas décadas, não vou dizer que são muitas, mas algumas...

            O SR. FERNANDO BEZERRA (Bloco/PTB - RN) - Vão pensar que nós somos velhos, não é, Senador Marco Maciel?

            O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Exatamente, e sempre apreciei a sua conduta, o seu trabalho, não como político, mas como empresário, e sobretudo como nordestino. E quero dizer que V. Exª conhece os nossos problemas, sabe como resolvê-los. Tenho certeza de que a palavra de V. Exª será ouvida, porque trata de algo fundamental para a nossa região, sobretudo num momento em que se prenuncia uma seca, que, infelizmente, vemos se repetir com assiduidade no Nordeste. Há necessidade, conseqüentemente, de o pequeno e o médio agricultores serem devidamente assistidos. É o que eu desejaria transmitir a V. Exª, esperando que o seu pedido seja acolhido nesta Casa e no Poder Executivo.

            O SR. FERNANDO BEZERRA (Bloco/PTB - RN) - Agradeço a V. Exª o aparte que me faz.

            Concedo um aparte ao Senador Sibá Machado, se a Mesa permitir.

            O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Senador Fernando Bezerra, tenho acompanhado, principalmente pela imprensa do Senado, o esforço de V. Exª quanto a essa matéria. Realmente uma situação como essa não pode ser tratada do ponto de vista de Governo/Oposição, de princípios ideológicos etc. Um momento como este tem de ser de solidariedade, de unidade, para se encontrar uma saída para o problema. Mesmo na Amazônia, que não é muito afeita a estiagens, a que aconteceu ano passado nos deixou extremamente preocupados! Realmente foi um momento muito difícil, com rios baixando de nível, com as pessoas não podendo mais andar, com o fogo invadindo a floresta e assim por diante. Mas o Governo tomou uma atitude muito rápida no sentido de atenuar, de minimizar a situação. E, nesse caso, também como filho do Piauí, estou aqui me solidarizando com V. Exª e com os demais que estão empenhados na solução desse problema. Que possamos, cada vez mais, encontrar soluções mais duradouras para atenuar o problema daquela nossa gente do semi-árido nordestino. Parabéns a V. Exª!

            O SR. FERNANDO BEZERRA (PTB - RN) - Agradeço a V. Exª.

            Sr. Presidente, vou encerrar, fazendo um apelo aos Srs. Senadores. Não vamos politizar essa questão, que é muito maior do que tudo isso. Não se trata, como V. Exª acaba de dizer, de uma questão entre Governo e Oposição, e sim de se resolver um drama de 30 milhões de nordestinos, que são homens corretos, trabalhadores e que não pagam suas contas porque não podem. O Governo tem de compreender isso e fazer a repactuação, de modo que possam, de cabeça erguida, cumprir com os seus deveres para com a Nação.

            Muito obrigado, Sr. Presidente!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/02/2006 - Página 3399