Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Contestação de pronunciamentos feitos em plenário sobre o Partido dos Trabalhadores.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. POLITICA SOCIAL.:
  • Contestação de pronunciamentos feitos em plenário sobre o Partido dos Trabalhadores.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2006 - Página 4669
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • RESPOSTA, DISCURSO, SENADOR, OFENSA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), INJUSTIÇA, EXTENSÃO, CRITICA, MEMBROS, TOTAL, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.
  • REITERAÇÃO, COMPROMISSO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REFORÇO, DEMOCRACIA, ETICA, REALIZAÇÃO, JUSTIÇA SOCIAL.
  • DEBATE, PROGRAMA ASSISTENCIAL, BOLSA FAMILIA, CORREÇÃO, IRREGULARIDADE, DEFESA, ORADOR, EXTENSÃO, RENDA MINIMA, TOTAL, POPULAÇÃO, VANTAGENS, EXTINÇÃO, BUROCRACIA.
  • APOIO, MOBILIZAÇÃO, POPULAÇÃO, BAIRRO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REIVINDICAÇÃO, PRESERVAÇÃO, ESCOLA PUBLICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa; Srªs e Srs. Senadores, logo mais estaremos no jantar de aniversário de 26 anos do Partido dos Trabalhadores, com a presença do Presidente Lula. Hoje, vários Senadores formularam críticas ao meu Partido. Erros têm ocorrido. Mas posso dizer a V. Exª, Senador Mão Santa, que muitas vezes tem pronunciado palavras ásperas com respeito a meu Partido: pode ter V. Exª a certeza de que iremos superar esses obstáculos, de que iremos corrigir os possíveis erros que ocorreram em nosso Partido e que não são exclusivos de nossa entidade partidária.

Recomendo aos que aqui expressaram palavras por vezes ofensivas que observem bem que é muito difícil querer generalizar para uma entidade erros que, porventura, tenham sido cometidos por alguns membros.

Tenho a certeza de que o Partido dos Trabalhadores caminhará na direção daqueles que foram os nossos objetivos maiores desde a nossa fundação: a luta pela ampliação das liberdades democráticas, pelo aperfeiçoamento da democracia, pela ética na vida política brasileira e pela realização da justiça.

No que diz respeito à realização da justiça, à erradicação da pobreza absoluta, à construção de uma sociedade mais eqüitativa, temos observado, da parte de alguns Senadores, em artigos na imprensa e nos meios de comunicação, como ontem, no programa “Fantástico”, na Rede Globo de Televisão, algumas observações críticas sobre alguns aspectos dos programas sociais, tais como o Bolsa-Família.

Ainda ontem, o “Fantástico” mostrou que, num Município da Bahia, Teixeira de Freitas, havia algumas dezenas de pessoas na estrada procurando obter recursos para sua sobrevivência, e foram detectadas duas pessoas não merecedoras, segundo a lei, do Programa Bolsa-Família, que estariam sendo beneficiárias. Ora, de pronto, o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, tomou as providências para que fossem corrigidos esses erros. Em verdade, a imprensa tem prestado um serviço ao mostrar distorções.

            Saliento que, para superar efetivamente essas distorções, muitos economistas, pensadores, filósofos chegaram à conclusão de que melhor do que haver um programa condicionado ao nível de renda ou a outras exigências é estender o direito de todos partilharem da riqueza da Nação por meio de uma renda básica para todos os brasileiros e brasileiras. Esse procedimento teria significativas vantagens, pois terminaria com a burocracia exigida de se definir quem merece participar do programa, com o estigma de cada um ter de dizer o quanto ganha, com os problemas de dependência decorrentes de programas que definem...

(Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Concedo-lhe mais três minutos, Senador Eduardo Suplicy, em homenagem a V. Exª e ao Partido que aniversaria. Eu próprio prestarei uma homenagem, ao final.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Obrigado, Sr. Presidente.

Do ponto de vista da dignidade e da liberdade dos seres humanos, será muito melhor que isso ocorra obviamente.

Quero assinalar, Sr. Presidente, visita que hoje fiz à escola Martim Francisco, em Vila Nova Conceição, em São Paulo, a convite da direção dos professores e dos estudantes, quando todos falaram sobre a importância da luta pela preservação daquela escola naquele bairro. Considero relevante que essa batalha possa ser alcançada, uma vez que houve uma iniciativa para modificar ou transferir a escola para outra área. Mas, do ponto de vista da cultura, da educação e da tradição da escola e do seu bairro, é necessário que ela possa ser preservada. Por isso, lá estive a apoiando.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2006 - Página 4669