Discurso durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à memória da religiosa e missionária Dorothy Stang. Homenagem aos 10 anos da TV Senado.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória da religiosa e missionária Dorothy Stang. Homenagem aos 10 anos da TV Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 10/02/2006 - Página 3784
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, IRMÃ DE CARIDADE, ESTADO DO PARA (PA), VITIMA, HOMICIDIO, ELOGIO, ATUAÇÃO, DEFESA, TRABALHADOR RURAL.
  • IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GARANTIA, DIGNIDADE, SUBSISTENCIA, ASSENTAMENTO RURAL, FAMILIA, AGRICULTOR, TRABALHADOR, FLORESTA, PAIS.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, SENADO, SAUDAÇÃO, DIRETOR, SERVIDOR, EXPECTATIVA, TRANSMISSÃO, TELEVISÃO ABERTA, AMPLIAÇÃO, DEMOCRACIA, ACESSO, POPULAÇÃO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.)

     Sr. Presidente, quero somar-me à voz da Senadora Ana Júlia Carepa, do Senador Sibá Machado e do Presidente Renan Calheiros nesta homenagem à irmã Dorothy Stang, que saiu dos Estados Unidos para o Brasil, escolhendo um lugar onde pudesse ser solidária aos mais pobres dentre os pobres.

     Primeiramente, esteve no Maranhão; depois, foi para o Pará. No Município de Anapu, procurou ser solidária aos trabalhadores rurais, que tinham enorme vontade de trabalhar na terra, na floresta, com a preocupação de compatibilizar - como era também a vontade de Chico Mendes - o aproveitamento das riquezas da floresta amazônica, de suas águas, de seus rios, procurando trazer à luz as soluções que pudessem conciliar os ideais de solidariedade e de justiça.

     Estive na missa de corpo presente da irmã Dorothy Stang, celebrada por Dom Erwin Kräutler, Bispo da prelazia de Xingu, quando ele afirmou que a Irmã Dorothy foi assassinada por aqueles que querem a Amazônia para si e que querem explorá-la sem trégua. Fui testemunha também dos depoimentos dos sacerdotes e das irmãs da sua Congregação de Notre Dame, como de dezenas de trabalhadores rurais que, um a um, ali, disseram a respeito da coragem, da firmeza e da alegria de viver da freira americana que se tornou brasileira.

     A missionária Júlia Depweg, que escolheu o mesmo caminho, afirmou, naquele dia, que Dorothy não seria sepultada, mas que seria plantada, porque era uma semente. A própria Irmã Dorothy havia dito que, quando morresse, gostaria de ser enterrada ali mesmo e havia pedido que pudesse ser plantada uma árvore de mogno de que ela própria vinha cuidando.

     Em verdade, quando suas amigas, companheiras e companheiros, disseram isso, podemos testemunhar que aquela semente - a Irmã Dorothy - já vem resultando em frutos importantes, seja no que diz respeito ao trabalho da Justiça, que já deu os primeiros passos no julgamento daqueles que a assassinaram, seja com respeito às medidas que o Governo brasileiro - o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministro Miguel Rossetto e a Ministra Marina Silva, e o próprio Presidente Lula - resolveu adotar para levar adiante os propósitos de assentamento, com preocupação com a sobrevivência daquelas famílias de agricultores e de trabalhadores da floresta para assegurar-lhes dignidade.

     Pudemos observar, naquela missa, que as pessoas usavam camisetas com a frase: “O Xingu não

fala, mas, se falasse, pediria para não ser destruído”. Essa era também uma das principais preocupações da Irmã Dorothy, ou seja, a preocupação com os rios da floresta amazônica.

     Cumprimento também, Sr. Presidente, todos aqueles que iniciaram e continuam o trabalho da TV Senado, os Presidentes José Sarney, Ramez Tebet e Renan Calheiros, bem como seus Diretores e servidores aqui presentes. Saúdo a decisão de levar a TV Senado a todos os lares brasileiros como uma TV aberta, o que, certamente, proporcionará ao povo brasileiro um conhecimento muito mais próximo daquilo que os representantes do povo fazem aqui no Senado Federal.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/02/2006 - Página 3784