Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Abertura da vigésima sexta edição da "Festa da Uva", em Caxias do Sul/RS.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Abertura da vigésima sexta edição da "Festa da Uva", em Caxias do Sul/RS.
Aparteantes
Marco Maciel.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2006 - Página 5555
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, FESTA, UVA, MUNICIPIO, CAXIAS DO SUL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), EXPOSIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, VITIVINICULTURA, HOMENAGEM, DIVERSIDADE, RAÇA, POVOAMENTO, REGIÃO, SIMULTANEIDADE, OCORRENCIA, FEIRA AGROPECUARIA.
  • IMPORTANCIA, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ABERTURA, FESTA, UVA.
  • COMENTARIO, HISTORIA, VITIVINICULTURA, EVOLUÇÃO, FESTA, UVA, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, IMIGRANTE, PAIS ESTRANGEIRO, COLONIZAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REGISTRO, CONTRIBUIÇÃO, PRODUÇÃO, SETOR, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CRESCIMENTO ECONOMICO, PAIS.
  • REGISTRO, EMPENHO, PREFEITO, MUNICIPIO, CAXIAS DO SUL (RS), GERMANO RIGOTTO, GOVERNADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REALIZAÇÃO, FESTA, UVA.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pela Liderança do PDT. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Heloísa Helena, Srªs e Srs. Senadores, venho à Tribuna para registrar o início, hoje, na cidade gaúcha de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, do mais importante evento do setor vitivinícola brasileiro: a 26ª edição da Festa da Uva, que ocorre de hoje ao dia 5 de março e que reunirá cerca de 400 expositores que vão mostrar o que há de melhor na nossa produção de uvas e de vinhos.

Com o tema “A alegria de estarmos juntos”, a festa homenageia na edição deste ano os diferentes povos e culturas do município e da região. Assim, o evento que ocorre a cada dois anos quer recuperar a pluralidade expressa nos primeiros povoadores da região de Caxias do Sul: o índio, o negro, o tropeiro, o colono alemão e o imigrante italiano.

Além da cultura local, shows nacionais e internacionais, está programada a distribuição de 300 toneladas de uva aos visitantes. Aliás, é esperado mais de um milhão de pessoas no Parque de Exposições de Caxias do Sul - 250 mil a mais que em 2004. Cada visitante deverá consumir em média 300 gramas da fruta, representando um total de 300 mil quilos de uva.

Paralelamente à Festa da Uva, ocorrerá a 20ª Feira Agroindustrial, que vai abrigar o Shopping Rural. No local, os expositores todos de Caxias do Sul colocarão a mostra máquinas e equipamentos agrícolas, além de orquídeas, mel, avestruzes, mobiliário rural e artigos gauchescos.

O evento de hoje conta com a ilustre presença do Presidente Lula, que anuncia medidas importantes ao setor vitivinícola, como convênios para promover a cadeia produtiva e a ampliação de recursos e prazos de pagamento para o financiamento da safra.

Sr. Presidente Alvaro Dias, tão importante quanto os números que a Festa da Uva gera ao nosso País, são a história e a cultura que traz a cada nova edição. Tudo começou em 1875, quando os imigrantes italianos começaram a chegar à região serrana do Rio Grande do Sul, levando junto a paixão pela uva e pelo vinho, passada de geração a geração.

No dia 7 de março de 1931, uma discreta e elegante exposição de uvas marcou a primeira edição da Festa da Uva. No dia 5 de março de 1932, ocorreu a segunda edição da festa, que contou com um desfile de alegorias sobre rodas, puxadas por juntas de bois ou cavalos, representando a produção de algumas colônias da região.

De lá para cá, muita coisa mudou. A festa cresceu expressivamente e hoje faz parte do nosso calendário turístico e cultural. Além da pujança econômica, o evento conta com o desfile de carros alegóricos pelas ruas de Caxias, confraternizações festivas e bailes de gala, um verdadeiro acontecimento.

Relembrando o nosso passado e avaliando o presente, podemos dizer que a história da vitivinicultura nacional confunde-se com o processo de colonização da região nordeste do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha. De um Estado cuja média anual de produção fica em torno de 330 milhões de litros, saem 90% dos vinhos e derivados elaborados no País. A cadeia produtiva vitivinícola gaúcha envolve 620 estabelecimentos vinificadores e quase 13 mil unidades produtoras de uva, gerando emprego e renda para mais de 80 mil pessoas.

O vinho faz parte do dia-a-dia do povo gaúcho, é um dos mais importantes produtos da nossa economia e um dos mais expressivos símbolos da cultura do Rio Grande do Sul. Foi essa herança dos imigrantes italianos a principal precursora do desenvolvimento turístico do nosso Estado e um marco para a realização desse grande evento que é a Festa da Uva.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Permite-me um aparte, Senador?

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS) - Concedo o aparte ao Senador Marco Maciel.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Nobre Senador Sérgio Zambiasi, quero cumprimentar V. Exª pelo registro que faz da abertura hoje da tradicional Festa da Uva. Até poderia começar dizendo, como, aliás, V. Exª já fez questão de salientar, que hoje a Festa da Uva é muito mais do que a Festa da Uva, por mais importante que seja esta atividade para o País, de modo especial para o Rio Grande do Sul, porque ela se converteu também numa grande feira industrial que, de alguma forma, exibe a pujança do Estado mostrando uma indústria já bastante sofisticada, não mais dependente da importação de equipamentos do exterior. Tive a oportunidade, mais de uma vez, inclusive como Vice-presidente da República, de comparecer à Festa da Uva, representando o Presidente da República, à época o Presidente Fernando Henrique Cardoso. E pude ver com meus próprios olhos o quanto é significativa para o Rio Grande do Sul, e eu diria para o País, a Festa da Uva. É um momento de congraçamento, o que mostra também como foi importante para o País o movimento migratório que ocorreu basicamente no final do Século XIX e início do Século XX e que em muito enriqueceu a nossa diversidade étnica, com a presença de alemães, italianos, poloneses, enfim, de europeus. Geralmente, quando se fala na formação étnica do Brasil, sempre se lembra, naturalmente, da presença do índio, do negro e do branco, mas nem sempre se menciona a onda migratória que ocorreu bem depois da nossa “descoberta” e que foi muito importante para o País, que foi essa corrente de europeus e também de asiáticos, de modo geral - japoneses, etc -, o que muito ajudou a melhorar o que os americanos chamam de melting pot; ou seja, a nossa formação, o nosso cadinho étnico. Aquele é o momento em que vemos isso bem claro, puxado, logicamente, pela componente italiana, que é muito forte na região e envolve toda essa diversidade cultural brasileira, apresentando resultados muito expressivos. Por isso, eu me associo ao júbilo de V. Exª, interpretando o sentimento de seu bravo povo gaúcho. Estou certo de que essa festa é mais um momento para pensarmos o Brasil, seus problemas e seu futuro. Tenho uma visão muito otimista com relação ao Brasil. Creio que temos tudo para ser uma grande nação. Espero que este seja o século em que o País possa exercer não um protagonismo no Século XXI, mas estou certo de que teremos uma presença forte na sociedade internacional, pois temos tudo para ser uma grande nação. Lembro-me do livro de Stefan Zweig*: Brasil, País do Futuro. O futuro começou a habitar dentro de nós. A Festa da Uva é um exemplo das potencialidades de nosso País e da certeza de que temos todas as razões para acreditar em um país capaz de realizar o sonho intenso de que fala o Hino Nacional; um sonho intenso que pode se transformar em realidade. Muito obrigado a V. Exª.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS) - Senador Marco Maciel, agradeço a manifestação de V. Exª e o testemunho da importância desse evento em meu Estado, na região serrana, que não é apenas de Caxias do Sul, mas do Rio Grande do Sul, pois trabalha a auto-estima de todos os gaúchos, com toda certeza.

A evolução do setor vitivinícola é prova do que diz V. Exª. Hoje, esse setor importante da cultura e da economia gaúcha é altamente competitivo no mercado internacional. Foi daquela região que saíram aqueles que estão no Estado de V. Exª, na Bahia e em outras regiões com vinícolas, expandindo, portanto, a produção da vitivinicultura, produzindo não apenas o vinho gaúcho, mas o vinho brasileiro - o que para nós é muito importante -, e começando a competir de igual para igual em edições internacionais.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Nobre Senador Sérgio Zambiasi, já que V. Exª citou essa questão, gostaria de mais uma vez interrompê-lo para dizer que, de fato, esse enlace entre Rio Grande do Sul e Pernambuco no desenvolvimento da indústria vitivinícola é muito importante para os dois Estados. Para Pernambuco, foi muito mais significativo, se assim posso dizer, porque começamos, em pleno semi-árido, às margens do rio São Francisco, a fazer uma revolução em que muitos não acreditavam, e hoje o êxito é evidente. Isso ocorreu, primeiro, pela visão que tiveram os Governadores de Pernambuco, sobretudo a partir do Governo Nilo Coelho, em apropriadamente explorar o rio São Francisco e, por meio da irrigação, tornar a região semi-árida e de baixa produtividade em uma região fértil. Para isso, também concorreram para o intercâmbio no campo da ciência e da tecnologia entre Rio Grande do Sul e Pernambuco e Bahia, no eixo Petrolina-Juazeiro, a ida de empresários do Rio Grande do Sul, inclusive da sua região. Com isso, foi possível dar esse salto que seria impensável e, eu até diria, inimaginável há cerca de 40 ou 50 anos. Por tudo isso, V. Exª tem razão em fazer o registro oportuno dessa festa. Aproveito a ocasião para cumprimentar o seu Governador, Germano Rigotto, que vem realizando um bom trabalho. De alguma forma, esse trabalho corresponde também a um grande e “exitoso” esforço do Governador Jarbas Vasconcelos em Pernambuco. Acredito que, a partir daí, possamos pensar nesse país grande de que falamos há pouco.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS) - Mais uma vez, muito obrigado pela manifestação de V. Exª, Senador Marco Maciel.

Efetivamente, faço o registro da importância do esforço do Governador Germano Rigotto, assim como do Prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, ex-Deputado Federal e nosso companheiro, para que a 26ª edição da Festa da Uva tivesse a repercussão que está tendo, o que motivou, inclusive, o Presidente Lula a estar presente hoje naquele Estado. Sua Excelência está em Porto Alegre, agora pela manhã, no encerramento do Encontro Mundial de Igrejas; logo à tarde, estará em Flores da Cunha, onde anuncia apoios aos investimentos à pesquisa e à tecnologia no setor da vitivinicultura, e abrirá oficialmente a Festa da Uva. Sem dúvida alguma, o esforço do Governador Germano Rigotto nesse sentido tem sido reconhecido por todos os gaúchos e começa a ser reconhecido também nacionalmente.

Para encerrar, Sr. Presidente, Senador Mozarildo Cavalcanti, leio uma estrofe da música tema da 26ª edição da Festa da Uva, que tem trechos em italiano, espanhol e alemão e exalta a importância dos imigrantes para o desenvolvimento da nossa terra:

Vieram de terras distantes

Como sementes nas asas do vento

Somos fruto de um sonho imigrante

Na safra do nosso tempo.

Como gaúcho e descendente daqueles primeiros italianos que desembarcaram em nossas terras, cheios de sonhos e esperanças, não posso deixar de me emocionar ao ver o crescimento dos frutos deixados por nossos antepassados.

Desejo sucesso a mais uma edição da Festa da Uva, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2006 - Página 5555