Discurso durante a 11ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento à Mesa de dois pronunciamentos: o primeiro, o protesto contra a tolerância do Ministro da Defesa, no erro cometido pelo General Francisco de Albuquerque, que mandou parar um avião civil para que pudesse embarcar; o segundo, a gafe do Presidente Lula que atrasou-se em pouco mais de um minuto em encontro com a rainha britânica, Elizabeth II.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FORÇAS ARMADAS. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Encaminhamento à Mesa de dois pronunciamentos: o primeiro, o protesto contra a tolerância do Ministro da Defesa, no erro cometido pelo General Francisco de Albuquerque, que mandou parar um avião civil para que pudesse embarcar; o segundo, a gafe do Presidente Lula que atrasou-se em pouco mais de um minuto em encontro com a rainha britânica, Elizabeth II.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2006 - Página 7120
Assunto
Outros > FORÇAS ARMADAS. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, IMPUNIDADE, GENERAL DE EXERCITO, AUTORITARISMO, UTILIZAÇÃO, TRANSPORTE AEREO, EMPRESA PRIVADA.
  • CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, QUEBRA, PROTOCOLO, VIAGEM, PAIS ESTRANGEIRO, GRÃ-BRETANHA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminho à Mesa dois pronunciamentos bem curtos. No primeiro deles, protesto contra a tolerância desmedida do Vice-Presidente da República e Ministro da Defesa José Alencar, passando a mão por cima do erro do Comandante do Exército, General Francisco de Albuquerque, figura respeitável, mas que não tem o direito de fazer um avião voltar, desalojando dois passageiros para que ele tome os assentos.

Se houve erro, overbooking - isso já aconteceu comigo, acontece com V. Exª ou com qualquer pessoa -, ninguém deve ter ou muito menos usar da prerrogativa de fazer um avião voltar. Todos somos iguais perante a Lei. Esta é uma democracia.

O respeitável Comandante Francisco de Albuquerque serve a um País democrático, a uma ordem democrática. Não é possível, portanto, que um Ministro da Defesa não saiba ser duro num momento em que um subordinado seu, ainda que desse gabarito, desse alto nível, comete um equívoco.

O outro discurso registra a gafe do Presidente da República, que fez a Rainha da Inglaterra esperar mais de um minuto - lá, isso é muito grave. Como amanhã é o Dia Internacional da Mulher, a gafe é triplamente ruim: fazer uma mulher esperar, essa mulher ser a Rainha da Inglaterra e comemorar-se amanhã o Dia Internacional da Mulher.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

*******************************************************************************************

SEGUEM, NA ÍNTEGRA, DISCURSOS DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.

********************************************************************************************

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Ministro da Defesa, José Alencar garantiu ontem, em entrevista à televisão, que o Comandante do Exército, General Francisco de Albuquerque, é um grande democrata.

Não duvido. Estou certo de que sim.

O Ministro da Defesa abre perigoso precedente, ao considerar correta a postura do seu comandado, que mandou parar um avião da TAM, em Campinas, para que ele, o General, e a esposa, pudessem embarcar.

Pergunto ao Ministro: ser democrata autoriza uma pessoa a praticar uma arbitrariedade como essa, que só ocorria nas ditaduras?

Outra pergunta: a atitude do militar seria influência do autoritarismo do atual Governo, que não se ajusta bem às práticas democráticas?

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o outro assunto é sobre o Presidente da República e suas gafes.

 

***************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************************

Matéria referida:

“O general na Comissão de Ética”, publicada no jornal O Globo, de 7/03/2006”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2006 - Página 7120