Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Alerta sobre a gripe aviária e sugestão, em nome do PDT, no sentido de que o presidente Lula se antecipe e nomeie um coordenador para tratar do assunto. (como Líder)

Autor
Cristovam Buarque (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Alerta sobre a gripe aviária e sugestão, em nome do PDT, no sentido de que o presidente Lula se antecipe e nomeie um coordenador para tratar do assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 03/03/2006 - Página 6654
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • APREENSÃO, PREVISÃO, EPIDEMIA, DOENÇA ANIMAL, AVICULTURA, SUGESTÃO, ATENÇÃO, GOVERNO FEDERAL, NOMEAÇÃO, COORDENAÇÃO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), MINISTERIO DA SAUDE (MS), RECEITA FEDERAL, PREVENÇÃO, PROBLEMA, SAUDE PUBLICA, BRASIL.

O SR. CRISTOVAM BUARQUE (PDT - DF. Pela Liderança do PDT. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o papel da Oposição é criticar, mas também, de vez em quando, alertar o Governo e sugerir-lhe ações.

Eu venho aqui, em nome do meu Partido, o PDT, trazer um alerta e uma sugestão, Senador Romero Jucá. Todos nós estamos lendo nos jornais o que acontece hoje na Europa e na Ásia com essa doença chamada gripe aviária. Atualmente, já se sabe que a doença passa de um animal a outro e de animal a pessoas, em casos raros. Mas o que têm dito os cientistas, Sr. Presidente - e eu conversei com esse pessoal -, é que, quase necessariamente, o vírus sofrerá mutação e, em algum momento, no futuro, a doença será transmitida de pessoa a pessoa como uma gripe comum. Quando isso acontecer, terá início uma tragédia de proporções monumentais. Daí o meu alerta, Senador.

Hoje, há uma disputa de três áreas do Governo, que não estão se entendendo, na tentativa cada uma de influir mais e, portanto, cada uma disputando com outra e perdendo o controle das brechas por onde entra a doença, Senadora Heloísa Helena, que é pelos aeroportos, pelos portos, pelas fronteiras.

O Ministério da Agricultura tem uma área que cuida do problema sanitário. A Receita Federal, como o Senado Romeu Tuma conhece muito bem, tem uma área que cuida também desse assunto. O Ministério da Saúde, obviamente, também tem que se preocupar, uma vez que não é apenas uma questão entre animais, como são algumas doenças.

Essa disputa entre as três áreas, pelas informações que temos, está tornando ineficiente o trabalho. Está-se tratando com descuido o problema da entrada no Brasil dessa doença.

Eu venho aqui, em nome do PDT, por indicação do Senador Osmar Dias, que é um especialista próximo da área, trazer um alerta e uma sugestão ao Presidente Lula e ao Governo: que ele se antecipe a essa tragédia, que pode chegar - não estou dizendo que vai chegar -, e que nomeie uma coordenação para cuidar desse assunto; que ele nomeie uma espécie de xerife que coordene as três áreas ou outras áreas que devam ser levadas em conta.

Se nós não fizermos isso, podemos, de repente, descobrir que há alguns animais aqui contaminados, o que já será uma pequena tragédia econômica, porque o Brasil é um grande exportador de frangos para o mundo inteiro. Já será uma tragédia, como foi a aftosa, numa proporção maior. Mas mais grave é se isso contaminar pessoas, no momento em que o vírus sofre uma mutação e a doença começa a se transmitir pela simples respiração. Venho, portanto, em nome do PDT, por sugestão do nosso Líder, Senador Osmar Dias, que, como muitos de vocês sabem, está doente - já faz algum tempo, sofre de flebite, que o mantém há semanas sem grandes possibilidade de mobilização -, trazer essa sugestão e esse alerta ao Presidente Lula e ao seu Governo, para que nomeie, e rapidamente, alguém encarregado de coordenar tudo o que for preciso nas diversas áreas da Administração Pública, para que fiquemos preparado, se possível impedindo que essa tragédia chegue ao Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/03/2006 - Página 6654