Discurso durante a 22ª Sessão Especial, no Senado Federal

Solicita esclarecimentos sobre requerimento de Líder do PT, Ideli Salvatti, para ter acesso as fitas do circuito interno do Senado, para investigar a movimentação do caseiro Francenildo dos Santos Costa na Casa.

Autor
Almeida Lima (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.:
  • Solicita esclarecimentos sobre requerimento de Líder do PT, Ideli Salvatti, para ter acesso as fitas do circuito interno do Senado, para investigar a movimentação do caseiro Francenildo dos Santos Costa na Casa.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2006 - Página 9188
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.
Indexação
  • DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, DECISÃO, PRESIDENTE, SENADO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, ACESSO, VIDEO, SEGURANÇA, IDENTIFICAÇÃO, MOVIMENTAÇÃO, EMPREGADO DOMESTICO, VISITA, SENADOR, CONTRADIÇÃO, INFORMAÇÃO, RETIRADA, PROPOSIÇÃO, SOLICITAÇÃO, ORADOR, ESCLARECIMENTOS.
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, CORREGEDORIA, CONVOCAÇÃO, EMPREGADO DOMESTICO, AUDIENCIA PUBLICA, ESCLARECIMENTOS, VISITA, SENADO.

O SR. ALMEIDA LIMA (PMDB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, solicitei a palavra pela ordem, ainda quando o Senador Renan Calheiros presidia a sessão, porque na verdade a questão se referia e se destinava diretamente a ele. Contudo, como não me foi concedida a palavra, faço uso dela neste instante.

Diante das decisões tomadas no dia de ontem, Sr. Presidente, e diante do que a Agência Reuters, pelo UOL, divulga, a partir das 12 horas e 55 minutos (“Brasília. O Presidente do Senado Renan Calheiros decidiu aprovar, nesta quarta-feira” - hoje, portanto - “requerimento da Líder do PT, Ideli Salvatti, para investigar a eventual movimentação do caseiro Francenildo dos Santos Costas nas dependências do Senado”), eu gostaria de saber se isto aqui tem algum teor de verdade, porque ontem houve uma decisão da Presidência, e a Imprensa está divulgando, Sr. Presidente, que há uma outra decisão. A Mesa pode me dar uma informação?

Repito: ontem, a Senadora Ideli Salvatti formulou um requerimento para ter acesso às fitas, às gravações do circuito interno de televisão do Senado Federal. O Líder do Governo, Senador Aloizio Mercadante, fez um apelo à Senadora no sentido de que retirasse o requerimento. Houve questionamentos e o Presidente Renan Calheiros, antecipando-se a eles, havia afirmado da Presidência que o requerimento já havia sido retirado. Todavia, a Imprensa divulga que hoje,

quarta-feira, o Presidente o deferiu. Quero saber a veracidade desse fato.

O SR. PRESIDENTE (Magno Malta. Bloco/PL - ES) - Senador Almeida Lima, vamos encaminhar as notas taquigráficas ao Presidente titular. Mas, só para orientar a V. Exª, o requerimento foi retirado pela Senadora Ideli.

O SR. ALMEIDA LIMA (PMDB - SE) - O que eu gostaria de tomar conhecimento da pessoa do próprio Presidente é nesse sentido, porque a imprensa divulga algo completamente diferente.

Para tanto, quero comunicar que farei chegar à Mesa, em poucos instantes, requerimento de minha autoria, com base no inciso I do art. 2º da Resolução nº 17, de 1993, que dispõe sobre a Corregedoria Parlamentar, no sentido de ser convidado o Sr. Francenildo dos Santos Costa, para, em audiência pública, prestar esclarecimentos aos Senadores sobre suas visitas ao Senado Federal e as possíveis implicações para a manutenção da ordem e disciplina nas dependências da Casa.

Se o requerimento foi deferido, nada mais correto do que a Corregedoria desta Casa ouvir em audiência pública, para esclarecimentos, o Sr. Francenildo, a fim de sabermos exatamente por onde andou, com quem conversou, o que ouviu e o que falou.

Farei chegar à Mesa agora esse nosso requerimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2006 - Página 9188