Discurso durante a 22ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração da chegada à Rondônia, da Cranston Transportes Integrados Ltda - CTIL.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMERCIO EXTERIOR.:
  • Comemoração da chegada à Rondônia, da Cranston Transportes Integrados Ltda - CTIL.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2006 - Página 9253
Assunto
Outros > COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, FACILITAÇÃO, BUROCRACIA, EXPORTAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), EMISSÃO, CERTIFICADO, EMBARQUE, INSTALAÇÃO, EMPRESA ESTRANGEIRA, TRANSPORTE, COMERCIO EXTERIOR, ADAPTAÇÃO, BANCO PARTICULAR, OPERAÇÃO, CAMBIO, ELOGIO, DESBUROCRATIZAÇÃO, GESTÃO, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, PREVISÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores,

Gostaria de compartilhar com Vossas Excelências passo importantíssimo efetuado pela economia de meu Estado. A partir deste ano, exportações de “ponta a ponta” passaram a ser feitas em Rondônia, ou seja, diretamente do Estado para o exterior.

O que quero dizer com isso?

Até há pouco, todas as operações comerciais para fora do País tinham a oficialização e a finalização em Manaus. Isso porque o documento que certifica o embarque para o exterior - o chamado Bill of Lading (B/L) - só era emitido na capital amazonense.

Essa história agora mudou. E essa mudança se deve, em parte, à chegada a Rondônia da Cranston Transportes Integrados Ltda., - a Ctil -, ramificação brasileira da poderosa transportadora marítima P & Nedlloyd. A empresa instalou, em Rondônia, sua megaestrutura de transporte, logística e de contatos comerciais, presente em todo o mundo.

O fato de as operações de exportação poderem ser finalizadas em Rondônia significa muito, Senhor Presidente. Significa que, no momento em que é feito o transbordo da carga da balsa para o navio, em Manaus, tal procedimento já se encontra livre de quaisquer dificuldades de ordem burocrática, uma vez que os contêineres já estarão lacrados desde Rondônia. Por outras palavras, a carga já estará assegurada, e a operação de exportação, concluída, a partir do meu Estado.

Ora, para o empresário, essa mudança terá impacto fundamental. Como as operações de exportação serão concluídas em Rondônia, e não mais em Manaus, calcula-se que o empresário necessitará de uma semana a menos para receber o dinheiro resultante de suas transações comerciais. O Banco Bradesco, por sua vez, em reunião na sede da Federação das Indústrias de Rondônia - Fiero -, assegurou que já está preparado para fazer o câmbio e efetuar o pagamento, tão logo o empresário apresente o B/L.

A chegada da Cranston Transportes - Ctil - a Rondônia, a adequação do Bradesco às novas necessidades e a mudança de procedimento por parte dos órgãos governamentais envolvidos com exportação - Receita Federal, Receita Estadual, Ibama, Sedam, Delegacia da Agricultura e Sindicato dos Estivadores - imprimirão novo ritmo à economia rondoniense.

Em um momento em que esta Casa tem discutido medidas necessárias à desburocratização do País, em momento em que temos consciência de que o chamado “Custo Brasil” é entrave relevante ao desenvolvimento, cabe a mim louvar a iniciativa, que facilitará, e muito, a vida do empreendedor, reduzindo prazos, custos e burocracia.

Nesse contexto, gostaria de homenagear o excelente trabalho desempenhado pela Federação das Indústrias de Rondônia - FIERO -, que montou, recentemente, um Centro Internacional de Negócios - o CIN. Esse centro funcionará como espaço privilegiado para o encontro de profissionais especializados em comércio exterior.

O CIN reunirá, também, informações sobre o Estado, sobre suas potencialidades e pontos de estrangulamento, qualificando-se como foro de importância ímpar para melhor inserção de Rondônia no comércio internacional. Potencial para isso é o que não falta. O diretor comercial da Ctil, por exemplo, já adiantou que a empresa, além de exportar madeira, pretende ampliar o escopo de atividades, comercializando, entre outros produtos, pedras, granito e carne.

A consolidação de um centro exportador em Rondônia - das águas do Porto Caiam para o mundo -, além de trazer benefícios imediatos na redução do tempo e dos custos da operação, traz, também, empregos e novas oportunidades de atuação para profissionais e empresas.

Felizmente, contamos com uma Federação das Indústrias muito atenta a essas transformações. Tanto é verdade que a Fiero ofereceu a estrutura de sua sede, a Casa da Indústria, para inauguração de posto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES - e da Agência de Desenvolvimento da Amazônia - ADA.

Esse conjunto de operações - que também envolverá parcerias com o Senai e com o Instituto Euvaldo Lodi - estabelecerá uma espécie de círculo virtuoso para a economia rondoniense.

A simbiose que verificamos, hoje, entre a pujante iniciativa privada, interessada no desenvolvimento econômico de Rondônia, e a liderança visionária de dirigentes locais traz consigo a possibilidade real de um ciclo de prosperidade inédito para a economia de meu Estado.

Essas boas novas são motivo de comemoração não apenas para o querido povo rondoniense, mas também para todo brasileiro comprometido com o desenvolvimento nacional.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2006 - Página 9253