Fala da Presidência durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Senado Gilberto Mestrinho. Posicionamento pessoal sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. ORÇAMENTO.:
  • Solidariedade ao Senado Gilberto Mestrinho. Posicionamento pessoal sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2006 - Página 12172
Assunto
Outros > SENADO. ORÇAMENTO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, SENADOR, VITIMA, VIOLENCIA, ASSALTO.
  • DIVERGENCIA, ALTERAÇÃO, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), RETIRADA, LIMITAÇÃO, GASTOS PUBLICOS, UTILIZAÇÃO, DECURSO DE PRAZO, APROVAÇÃO, ORÇAMENTO, DESEQUILIBRIO, PODERES CONSTITUCIONAIS, CONCLAMAÇÃO, OPOSIÇÃO, SENADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Concederei a palavra a V. Exª, pela ordem. Antes, Senador Aloizio Mercadante, quero prestar a minha total solidariedade, expressando o sentimento da Casa a esse querido amigo Senador Gilberto Mestrinho, que é um dos maiores homens públicos do País, um grande Senador que foi vítima de absurda, covarde e inominável violência. Senador Mestrinho, conte com o nosso total apoio, com a nossa total solidariedade, o senhor e sua família. O Senado verdadeiramente participa desse momento dramático, difícil, mas reafirma a convicção e a coragem de V. Exª.

            Queria dizer ao Senador Arthur Virgílio que não concordo com muitos itens da LDO, com muitos itens. Essa é uma discussão pormenorizada que vamos fazer daqui para frente. Não concordo com a retirada do limite de gastos. Estamos precisando, no Brasil, do contrário: é dar qualidade ao gasto público e não torná-lo algo descomedido. Como não concordo também com a reintrodução do decurso de prazo. Isso é um absurdo! É a inversão completa dos Poderes da República. Basta que o Executivo faça obstrução, que não vote o Orçamento até o dia 31 de dezembro, a peça orçamentária que ele mandará no dia 31 de agosto, para que comece a valer pelo decurso de prazo. Isso também é um retrocesso inominável. Nós não vamos concordar com isso. Temos de fazer essa modificação. Todos! Independentemente de partidos políticos.

            Senador Aloizio, com a palavra V. Exª.


Modelo1 4/26/243:07



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2006 - Página 12172