Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a atuação da Caixa Econômica Federal no Estado do Tocantins.

Autor
Leomar Quintanilha (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • Comentário sobre a atuação da Caixa Econômica Federal no Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2006 - Página 13695
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ATENDIMENTO, DEMANDA, SANEAMENTO BASICO, HABITAÇÃO, ACESSO, CREDITOS, POPULAÇÃO, BAIXA RENDA, PRESENÇA, MUNICIPIOS, AGENCIA, LOTERIA, PAGAMENTO, PROGRAMA, POLITICA SOCIAL, TRANSFERENCIA, RENDA, REGISTRO, DADOS.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), AUMENTO, NUMERO, SERVIDOR, ATENDIMENTO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PCdoB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Caixa Econômica Federal é, sem sombra de dúvida, um dos mais importantes agentes financeiros deste País, um Banco da maior credibilidade, um Banco com forte viés social, um Banco que busca atender às demandas do povo brasileiro nas diversas áreas. Eu gostaria de fazer um pequeno comentário sobre a atuação da Caixa Econômica Federal no meu Estado do Tocantins.

O Estado do Tocantins é novo, tem pouco mais de dezessete anos. Suas demandas, sobretudo em áreas em que a participação da Caixa Econômica Federal é efetiva - no saneamento básico, na habitação, no acesso ao crédito financeiro às pessoas de baixa renda -, são bastante acentuadas. A Caixa vem se desincumbindo de suas obrigações com muita competência e com muita eficiência, graças ao quadro extraordinário, capaz e dedicado de seus servidores. Mas está acontecendo uma situação realmente crítica no Estado do Tocantins.

A Caixa está presente em todos os Municípios tocantinenses, quer diretamente por suas agências, quer pela representação bancária, de casas lotéricas, enfim, dos mecanismos que ela utiliza para ampliar sua capilaridade e procurar oferecer ao cidadão o atendimento adequado às demandas das ações e das atividades financeiras no dia-a-dia da sua vida, com o pagamento do seguro-desemprego, do FGTS e do PIS e com outros programas do Governo Federal, como o Bolsa-Família e o Bolsa-Escola. Isso implicou um crescimento extraordinário dos produtos e serviços implementados pela Caixa num volume muito superior à sua capacidade de atendimento.

Veja, Sr. Presidente, que, comparando os anos de 2002 e de 2005, os recursos da Caixa Econômica no Tocantins saltaram de R$228,427 milhões para R$438,593 milhões, num incremento de 92%, com pagamentos de programas como PIS, FGTS e seguro-desemprego, com transferências de renda e com repasses do Orçamento Geral da União.

Na oferta de crédito, a evolução, tanto para a pessoa jurídica como para a pessoa física, foi expressiva, num percentual de 292%. A concessão de crédito à pessoa física experimentou um incremento de 93%.

Na área de saneamento e de habitação no Tocantins, o incremento foi da ordem de 629% para as contratações em saneamento e de 609% para as contratações em habitação.

Nos pagamentos dos programas de transferência de renda, o crescimento foi de 165%.

A Rede Caixa no Tocantins cresceu de 13 para 108 pontos de atendimentos, mas, em contrapartida, Sr. Presidente, a evolução do número de empregados ocorreu quase em sentido oposto. O crescimento foi muito pequeno, muito inferior à necessidade da demanda, o incremento foi de 16,14%.

Qual é a preocupação que isso implica, Sr. Presidente? Apesar da dedicação, do empenho, do denodo dos servidores da Caixa - temos visto seu funcionamento noite adentro -, com sacrifício pessoal enorme para esses servidores, sobretudo está comprometida a qualidade do serviço para a grande maioria dos seus clientes, dos usuários, da sociedade tocantinense, que quer e merece continuar recebendo um serviço de primeira qualidade, como sempre aconteceu anteriormente, e que se compromete em razão do crescimento mitigado, do crescimento pequeno do número de servidores que atende na Caixa Econômica Federal, no Estado do Tocantins.

Sr. Presidente, vou fazer imediatamente um comunicado ao Presidente da Caixa para que adote as providências necessárias, pois isso é imperativo. O Tocantins inteiro, o Brasil inteiro apela por ampliação de postos de trabalho. No Tocantins, não é diferente. A juventude tocantinense apela, de forma clamorosa, por uma oportunidade de trabalhar. E a Caixa está precisando disso, para atender a uma demanda sempre crescente, para atender aos usuários desse Banco, para atender a uma sociedade que tem procurado dar sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Estado e que precisa e merece ter um atendimento à altura.

Por isso, Sr. Presidente, é preciso que haja incremento urgente no contingente da Caixa Econômica Federal no Estado do Tocantins.

Era o que eu gostaria de registrar, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2006 - Página 13695