Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Ministro Olavo Drummond.

Autor
Paulo Octávio (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Paulo Octávio Alves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Ministro Olavo Drummond.
Aparteantes
Marco Maciel.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2006 - Página 15399
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, OLAVO DRUMMOND, EX PREFEITO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EX-DEPUTADO, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, EX MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o motivo que me traz à tribuna não é dos melhores; é triste.

Hoje estive em Araxá, Minas Gerais, no momento da despedida do nosso ex-Ministro, poeta e jornalista, Olavo Drummond, que exerceu as mais variadas funções nesta República. Ele, que foi homenageado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso por prestar 50 anos de serviço público irretocáveis, foi Prefeito de Araxá, Ministro do Tribunal de Contas da União, Procurador da República, Deputado Federal, companheiro de JK e o grande incentivador da construção do Memorial aqui em Brasília. Portanto, um homem que colecionou amigos e fez o bem durante toda a sua vida.

Por isso, ao fazer este registro, peço a transcrição de meu pronunciamento de homenagem a esse extraordinário brasileiro, que, hoje, foi enterrado na cidade em que nasceu e que tanto amou; cidade que ele foi o dirigente máximo durante um período de sua vida.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Senador Paulo Octávio, V. Exª me concede um aparte?

O PAULO OCTÁVIO (PFL - DF) - Senador Marco Maciel, ouço V. Exª com o maior prazer.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Nobre Senador Paulo Otávio, desejo associar-me às palavras de V. Exª de pesar pelo passamento do ilustre homem público, estimado amigo e seu conterrâneo, que foi Olavo Drummond, um dos mais expressivos nomes de Minas e de uma família, aliás, de alto conceito, quer sob o ponto de vista social, quer sob o ponto de vista político no Estado de V. Exª, Minas Gerais. Devo aproveitar a ocasião para dizer que tive a oportunidade de conhecer e conviver com Olavo Drummond, que, além de ser um homem público na plena expressão do termo, era também uma pessoa cuja conversa era muito agradável, uma vez que se tratava de uma pessoa intelectualmente muito preparada e que sempre tinha lições de vida a oferecer a todos nós. Por isso, digo a V. Exª que a homenagem póstuma que ora V. Exª presta a Olavo Drummond é, de alguma forma, o reconhecimento que nós, no Senado, devemos dar àquilo que ele representou, pelo País e suas instituições. Muito obrigado a V. Exª.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF) - Muito obrigado. Recebo as palavras do Presidente Marco Maciel, pois foi justamente no Governo Fernando Henrique e Marco Maciel que Olavo Drummond foi homenageado com a condecoração máxima, justamente pelos 50 anos de serviços prestados ao nosso País.

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR PAULO OCTÁVIO.

************************************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2006 - Página 15399