Discurso durante a 59ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da realização do XIII Encontro do Corredor Centro-Norte, que acontecerá na cidade de São Luís do Maranhão, nos dias 16 e 17 deste mês.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da realização do XIII Encontro do Corredor Centro-Norte, que acontecerá na cidade de São Luís do Maranhão, nos dias 16 e 17 deste mês.
Aparteantes
Leomar Quintanilha.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2006 - Página 16545
Assunto
Outros > ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, ORADOR, SEGURANÇA PUBLICA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA).
  • SAUDAÇÃO, ENCONTRO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO CENTRO OESTE, REGIÃO NORTE, PARCERIA, ENTIDADE, LIDERANÇA, DEBATE, AGRICULTURA, EXPORTAÇÃO, INVESTIMENTO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), CONSOLIDAÇÃO, PORTO DE ITAQUI, HIDROVIA, ECLUSA, TRANSPORTE DE CARGA, Biodiesel, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, ELOGIO, INICIATIVA, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, AGENCIA, DESENVOLVIMENTO.

O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Creio que não chegarei aos dez minutos.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senador Gilvam Borges realmente trouxe um tema importantíssimo para a tribuna da Casa e foi muito benevolente para comigo.

Passei uma chuva no Governo do Estado do Maranhão. Naquela época dizia: durma com suas portas abertas que o Governo garante. Era a vontade política. Lá, a bandidagem respeitou. Durante o tempo em que fui Governador do Estado do Maranhão não tive problemas; apenas nos primeiros meses. Depois, não tive mais problemas com os bandidos porque foram embora. Falo das cidades de Imperatriz, de Bacabal, de Santa Inês, de Santa Luzia, de São Domingos do Maranhão. Alguns atravessaram o rio Tocantins e foram para o Tocantins ou para o Piauí, como o Senador Mão Santa fala. Sei que no Maranhão não ficaram. Realmente, tínhamos um Governo duro, e os bandidos tinham que respeitar. Considerava que estávamos em uma guerra. O bandido respeitava de um jeito ou de outro. Era preso ou enfrentava a Polícia do meu Estado.

Sr. Presidente, hoje venho falar sobre um evento que acontecerá no Maranhão a partir de amanhã. Cumprimento e louvo a realização do XIII Encontro do Corredor Centro-Norte, que acontecerá na cidade de São Luís do Maranhão, nos dias 16 e 17 deste mês, amanhã e depois. Trata-se de um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon), em parceria com numerosas entidades nacionais e regionais. Participarão do encontro lideranças políticas e gestores públicos dos Estados de Mato Grosso, Pará, Goiás, Piauí, Tocantins e Maranhão, meu Estado.

Os temas a serem debatidos na oportunidade são da mais relevante importância no que diz respeito à concepção e à tomada de decisão relativamente ao desenvolvimento socioeconômico das regiões Centro-Oeste e Norte, enquadrando ainda o Maranhão e o Piauí.

Serão analisados assuntos como logística para o agronegócio, armazenagem estratégica de grãos, multimodalidade no Corredor e novos investimentos da Companhia Vale do Rio Doce, consolidação do Porto de Itaqui, as hidrovias - suas eclusas e importância para o transporte de cargas -, biocombustíveis e co-geração, questões ambientais, disponibilidades e potencial energético da região no processo de indução do desenvolvimento, desenvolvimento sustentável e suas oportunidades.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, considero essa temática de sensível e oportuna atualidade no âmbito do horizonte de crescimento a ser perseguido e implementado pelos chamados países emergentes.

Preocupam-me, sobremaneira, afirmações que têm sido publicadas na imprensa nacional, segundo as quais o Brasil é um país que “caminha devagar”, um país de fraco arrojo no que se refere ao aproveitamento de um cenário externo extremamente favorável, com abundante liquidez e aumento constante de importações. O Brasil, segundo analistas, não tem tirado proveito do que a conjuntura externa possibilita porque se retém no debate de problemas internos menores.

O Brasil, assim como a América Latina em geral, patina em índices de desenvolvimento bastante modestos, bem abaixo dos demais países chamados emergentes.

Acontecimentos como o XIII Encontro do Corredor Centro-Norte são alvissareiros porque abrem horizontes, vislumbram e divulgam oportunidades de desenvolvimento e revelam o dinamismo dos empreendedores nacionais que desejam participar na construção de uma economia vigorosa, sustentável, baseada na criatividade e no trabalho incansável do povo brasileiro.

O Sr. Leomar Quintanilha (PCdoB - TO) - Senador João Alberto, este seu colega do Tocantins gostaria de participar de suas reflexões.

O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA) - Com muita honra, concedo um aparte a V. Exª.

O Sr. Leomar Quintanilha (PCdoB - TO) - V. Exª tem razão quando se refere à importância do evento que será realizado no seu Estado. V. Exª tem total razão quando diz que é de fundamental importância a realização deste encontro para discutir uma temática de desenvolvimento deste Brasil novo que está sendo descoberto,  que é o do Centro-Norte, e que vem cuidar deste Corredor Multimodal Centro-Norte, do qual fazem parte tanto o Estado que V. Exª, com raro brilho, aqui representa, como o que tenho a honra de representar, o Estado do Tocantins. As questões da logística de escoamento da nossa produção, que são fatores fundamentais para o estabelecimento definitivo de um processo de desenvolvimento, serão obviamente a tônica principal deste encontro. Estou seguro de que a demanda mundial volta as suas vistas para a energia renovável, não só o etanol, o metanol, mas também o biodiesel. E tanto o Estado de V. Exª, o nosso Maranhão, como também o Estado do Tocantins ensejam uma condição edafoclimática das mais propícias, das mais adequadas para a produção da energia renovável. No entanto, Senador, é importante que, paralelamente a isso, tenhamos uma preocupação básica, que é a da formação e da qualificação da nossa gente. O conhecimento navega na velocidade da luz. Se não cuidarmos de aprimorarmos os conhecimentos e a formação da nossa gente, seguramente teremos dificuldade muito grande para o enfrentamento dos diversos desafios; não esse da produção, não aquele da inserção do Brasil num processo vigoroso de desenvolvimento, mas também...

(Interrupção do som.)

O Sr. Leomar Quintanilha (PCdoB - TO) - ... para combater estas diversas crises de natureza moral. Esta situação terrível que estamos atravessando hoje, em São Paulo, tem suas raízes também na educação. Tenho certeza de que a educação deverá ser um dos temas marcantes neste promissor encontro que haverá de ser realizado no seu Estado. O Tocantins estará nele representado para contribuir, com suas opiniões, neste importante debate.

O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA) - Sr. Presidente, peço-lhe mais um minuto.

            Senador Leomar Quintanilha, V. Exª, que bem representa o Estado do Tocantins...

(Interrupção do som.)

O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA) - ... é conhecedor profundo das problemáticas que neste encontro serão discutidas lá no Estado do Maranhão.

Incorporo o aparte de V. Exª ao meu pronunciamento, porque ele o enriquece. Tenho certeza de que tudo que V. Exª aqui lecionou a todos nós é realmente o que este encontro discutirá no Estado do Maranhão.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento, quero enfatizar a participação do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Jorge Mendes, que com muita dedicação administra a entidade. Quero parabenizar, portanto, a Fiema (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) e também o meu grande amigo Alberto Abdalla, que foi presidente dessa Federação, a Adecon e todas as demais entidades nacionais e maranhenses que promovem o evento, parabenizando todos os seus organizadores.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2006 - Página 16545