Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em resposta ao discurso da Senadora Ideli Salvatti.

Autor
Demóstenes Torres (PFL - Partido da Frente Liberal/GO)
Nome completo: Demóstenes Lazaro Xavier Torres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Defesa do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em resposta ao discurso da Senadora Ideli Salvatti.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2006 - Página 13689
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • PROTESTO, SENADOR, DESRESPEITO, DEMOCRACIA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, PRESIDENTE, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), DISCURSO, SOLENIDADE, POSSE, PRESIDENCIA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • DEFESA, PRESIDENTE, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), FUNDAMENTAÇÃO, DENUNCIA, INVESTIGAÇÃO, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA.

O SR. DEMÓSTENES TORRES (PFL - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a palavra dada aqui pela Senadora Ideli Salvatti, a quem muito admiro e respeito, não tem qualquer consistência. Como explicar S. Exª ter vindo ao plenário do Senado protestar pelo fato de o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ter dito que há indícios veementes de crimes praticados pelo Governo que hoje dirige o Brasil, dizer que isso é uma heresia? Ora, não podemos fechar os olhos. O que foi que nós apuramos? Quem disse que há crime e pediu condenação foi o Procurador-Geral da República, que disse que uma quadrilha se instalou no Governo Federal e que essa quadrilha comprou parlamentares, consciências, votos e se instalou no Governo do Brasil.

É bom que se repita que se trata de uma denúncia fulcrada em provas e que certamente pode redundar em condenação, como acontece com 90% das denúncias que são oferecidas no Brasil. Daí por que quero dizer à Senadora Ideli Salvatti que ela deve, sim, levantar as suas mãos para os céus e agradecer por vivermos em uma democracia, que permite que instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público, além de oferecerem suas denúncias, além de oferecerem também suas defesas, quando necessário, mesmo numa solenidade de posse da Ministra Presidente do Supremo Tribunal Federal, possam expor suas idéias e mostrar que, no Brasil, temos uma democracia grande.

Está presente o presidente da CPI que acabou por apurar esse mensalão. É um homem do PT, homem honrado, decente: o Senador Delcídio Amaral. S. Exª deve ter ficado vermelho quando a Senadora Ideli Salvatti veio aqui dizer que tudo aquilo que foi apurado é mentira.

Graças a Deus, existem a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público para respaldarem a iniciativa que tomamos aqui de investigar. Tanto o Ministério Público como a Polícia Federal investigaram o caso. Como negar que o mensalão existiu? Só mesmo se o Presidente for à lua ou ao espaço, como o foi o astronauta brasileiro. Nós estamos com os pés no chão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2006 - Página 13689