Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunica à Casa providências tomadas pelo Prefeito Municipal de Aracajú, pela soltura dos sindicalistas Pitanga e Professor Nivaldo. (como Líder)

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Comunica à Casa providências tomadas pelo Prefeito Municipal de Aracajú, pela soltura dos sindicalistas Pitanga e Professor Nivaldo. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2006 - Página 18084
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DE SERGIPE (SE), LIBERAÇÃO, SINDICALISTA, SOLIDARIEDADE, PROFESSOR, IRREGULARIDADE, PRISÃO, GREVISTA, PROVIDENCIA, AFASTAMENTO, COMANDANTE, GUARDA MUNICIPAL.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumpre-me o dever de justiça de comunicar à Casa que recebi, há poucos instantes, um telefonema do Prefeito Municipal de Aracaju, Edvaldo Nogueira, do PCdoB, cujo nome foi envolvido em um movimento grevista na cidade de Aracaju.

O Prefeito Edvaldo Nogueira, tão logo soube da prisão efetuada por policiais militares do sindicalista Pitanga e do Presidente do Sepuma, tomou todas as providências necessárias no sentido de providenciar a soltura desses sindicalistas. Inclusive, o Prefeito municipal foi pessoalmente à delegacia onde estavam detidos os dois sindicalistas, o Pitanga e o Professor Nivaldo, e prestou inteira e irrestrita solidariedade àqueles Professores. Sempre agiu assim o Prefeito de Aracaju em sua vida pública, em solidariedade a todos os movimentos sociais, a todos os movimentos que pudessem redundar em melhorias salariais para professores e para servidores públicos.

Portanto, minha palavra aqui é apenas de esclarecimento de que o Prefeito, desde a primeira hora, manifestou solidariedade aos líderes daquele movimento e jamais se utilizaria do seu poder de polícia para coibir movimentos ou reprimir qualquer greve existente na cidade de Aracaju. Ele fez questão de que o Senado tomasse conhecimento de que os dois sindicalistas receberam sua solidariedade. Ele passou seis horas na delegacia e só saiu de lá acompanhado dessas lideranças, quando elas foram realmente soltas.

Os dois passaram muito tempo na delegacia, porque tiveram de prestar depoimento, assim como os policiais. E a providência imediata que tomou foi a de afastar o Comandante da Guarda Municipal, Major Eduardo, como medida acauteladora, para que a delegacia competente pudesse, sem a menor influência dos envolvidos, terminar o inquérito e enviá-lo à Justiça para a punição dos verdadeiros culpados.

Era essa a minha manifestação.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2006 - Página 18084