Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a necessidade de aprovação urgente do Fundeb. A importância da região do Araguaia, chamada agora de Araguaia Norte. Liberação de recursos pela Eletrobras para a construção do linhão Querência - Vila Rica. Preocupação com a manchete da Folha de S.Paulo, intitulada "Mato Grosso é campeão mundial de fogo".

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Destaque para a necessidade de aprovação urgente do Fundeb. A importância da região do Araguaia, chamada agora de Araguaia Norte. Liberação de recursos pela Eletrobras para a construção do linhão Querência - Vila Rica. Preocupação com a manchete da Folha de S.Paulo, intitulada "Mato Grosso é campeão mundial de fogo".
Aparteantes
Flexa Ribeiro, Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2006 - Página 18255
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, NECESSIDADE, APROVAÇÃO, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO BASICA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, RETOMADA, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, MUNICIPIO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), PROFESSOR, TRABALHADOR, SETOR, PECUARIA, ABASTECIMENTO, APROVAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), PLANO DE CARGOS E SALARIOS, PLANO DE CARREIRA.
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CIRCUITO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMENTARIO, AUSENCIA, CONTROLE, QUEIMADA, FLORESTA, REDUÇÃO, DESMATAMENTO, NECESSIDADE, MANEJO ECOLOGICO, ELOGIO, ATUAÇÃO, EMPRESARIO, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), BLAIRO MAGGI, GOVERNADOR, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de fazer alguns registros nesta tribuna antes de iniciar a minha fala: um deles é sobre a necessidade - e o Senador José Jorge ontem já falou sobre isso - de aprovação do Fundeb, que é um dos projetos da mais alta relevância na área da educação para os jovens e para as crianças do nosso Brasil.

            Portanto, esperamos e acreditamos que, na próxima semana, abra-se a pauta e o Senado da República consiga aprovar o projeto do Fundeb, que, aliás, já foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, da qual faço parte. Eu precisava registrar isso porque já está indo longe demais: já vamos para o mês de junho, e o Fundeb continua sem aprovação. E o prejuízo é imenso para as crianças, para os jovens e para os adolescentes da escola pública do nosso Brasil.

            Uma outra questão que gostaria de registrar é com relação à nossa região do Araguaia. Como Senadora de Mato Grosso, conheço muito bem essa região, e os Srs. Senadores que a conhecem, com certeza, sabem da importância da região do Araguaia, agora chamado Araguaia Norte. Costumo chamá-lo de Araguaia vitorioso, porque é uma região belíssima, mas, infelizmente, com dificuldade de acesso. Para a BR-158 ainda faltavam 400 quilômetros de asfalto - e ainda faltam -, mas o asfalto foi retomado no mês passado, depois de dez anos parado. As máquinas já estão trabalhando para a continuidade do asfalto da BR-158, determinação do Presidente Lula.

            Outro problema gravíssimo que tínhamos no Araguaia era a questão de energia. Quer dizer, estrada e energia são fundamentais para o desenvolvimento da região, que tem um povo trabalhador, terras excelentes, uma região belíssima para o turismo. O rio Araguaia é uma coisa fantástica, com suas praias.

            O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Feito pelo Lula.

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Não, o rio Araguaia não, Senador. Calma, Senador. Estou falando que a BR-158 está sendo feita por ele, e agora houve a liberação de R$115 milhões pela Eletrobrás para a construção do linhão Querência-Vila Rica, com ramificações em grande parte dos Municípios da região.

            Diria que, tendo o Araguaia energia e estrada, o resto o povo faz, com certeza.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senadora, permite-me V. Exª um aparte?

            O SR. PRESIDENTE (Augusto Botelho. PDT - RR) - Senadora Serys Slhessarenko, V. Exª só tem três minutos, e eu não vou tolerar mais.

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Pediria que fosse muito breve. Concedido o aparte, mas muito breve.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Gostaria de, ao me incorporar ao pronunciamento de V. Exª, dizer que, com relação ao Fundeb, é unanimidade nesta Casa, como o foi na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, o reconhecimento da necessidade urgente de ser aprovado. Basta que as medidas provisórias não cheguem da forma como têm chegado, trancando a pauta. Com relação ao Araguaia, V. Exª se refere com propriedade à estrada...

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - À energia.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) -... à energia, mas não esqueça a hidrovia, também importantíssima...

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Com certeza.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - ... para o desenvolvimento daquela região, com a complementação da hidrovia Araguaia-Tocantins.

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Com certeza. Mas eu estava colocando as questões que foram há pouco tempo encaminhadas pelo Presidente Lula.

            Também gostaria de dizer que há dias têm estado conosco algumas categorias de trabalhadores, como a do Banco Central, do Magistério de Ensino Superior, de Segundo Grau, as categorias da área da pecuária e do abastecimento, entre outras, todas preocupadas com a questão do plano de cargos e carreiras. Temos a informação de que está na mesa do Presidente Lula. Acredito que virá sob a forma de medida provisória, a qual vou apoiar, porque é fundamental para os trabalhadores desses segmentos que isso vigore imediatamente. Os estudos estão prontos. Está tudo pronto. E que venha. Com relação àquilo que é necessário para melhorar o trabalho do funcionalismo público ou de qualquer outro setor, enfim, com relação a algo que melhore a qualidade de vida dos brasileiros e das brasileiras como um todo, sou a favor, sim.

            Se há medidas provisórias trancando a pauta, que a destranquemos, discutindo as medidas, aprovando-as ou rejeitando-as. O que não pode é continuarmos não conseguindo fazer acordo para avançar com o debate, a discussão e, de preferência, a aprovação das medidas provisórias. Isso é que não pode acontecer, no meu ponto de vista. Se estivéssemos realmente trabalhando nas medidas provisórias, não as teríamos mais trancando a pauta e estaríamos votando outros projetos tão importantes, como o que acabo de falar agora, que é o do Fundeb.

            Embora o meu tempo esteja terminando, ainda gostaria de falar, muito brevemente, que estamos bastante assustados com manchetes da Folha de S.Paulo, há quatro dias: “Mato Grosso é campeão mundial de fogo”. Mundial.

            Tenho aqui toda uma fala nesse sentido, mas não há tempo para que possa proceder à leitura. Diria, para contrabalançar essa nossa angústia em relação ao problema do fogo em Mato Grosso, que sabemos da vontade e da determinação da nossa Ministra Marina Silva com relação à questão da preservação do meio ambiente. Infelizmente, o fogo é uma questão extremamente difícil de controle; o desmatamento já está com um controle razoável. Mato Grosso já tem muita terra desmatada, logo dá para expandir o plantio de soja, criação de boi etc., sem a necessidade de desmatar mais. Não tenho a menor dúvida em dizer isto: não há mais necessidade de desmatamento.

            Precisamos, sim, é de manejo florestal. Sabemos que as árvores têm um tempo de vida, assim, podemos continuar certos desmatamentos, mas com o manejo, com muito planejamento, com seriedade.

            Existe a questão da gestão de florestas, que é necessária para que possamos, inclusive, ter uma indústria moveleira sendo desenvolvida em Mato Grosso. Mas tudo isso com um manejo, com um trabalho realmente organizado, que a Ministra Marina Silva vem fazendo juntamente com o Governador Blairo Maggi, que se projetou no mundo como o maior destruidor de florestas - junto com o Bush ganhou esse título pela The Economist. Hoje tem demonstrado, principalmente por intermédio de seu Secretário Marcos Machado, procurador, uma pessoa de competência, com vontade de atuar, para minimizar essa problemática; tem buscado atuar junto com o Governo Federal, principalmente junto ao Ministério do Meio Ambiente.

            Também queríamos esclarecer rapidamente que temos, em Mato Grosso, um empresariado preservacionista. E tivemos um exemplo disso por meio de uma entrevista bastante longa na semana passada, dada ao jornal Circuito Mato Grosso pelo empresário Otaviano Piveta, que se mostrou realmente como um grande empresário preservacionista. E temos médios, pequenos produtores e a agricultura familiar que também são preservacionistas. Também temos grandes produtores que têm coragem de enfrentar essa questão do meio ambiente...

            O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - V. Exª me permite um aparte?

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - O problema é só o tempo, senão permitiria.

            O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Serei bem rápido.

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Pois não.

            O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Gostaria apenas de elogiar o equilibrado discurso que V. Exª faz. Acho que o Governador Blairo Maggi teve um governo extraordinário empresarialmente...

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Discordo, mas tudo bem.

            O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - ... com resultados. V. Exª imagina, Senadora, que o Mato Grosso, lá atrás, tinha terras de futuro duvidoso que entraram até no pacote da troca das terras da Bolívia, que envolveu o Acre, do Senador Tião Viana, com a parelha de cavalos. Mas quero dizer a V. Exª, com toda a franqueza, para terminar: não sei se o Mato Grosso pega fogo ou se é um fogo, mas V. Exª é uma brasa, defende este Governo como ninguém. Fique tranqüila.

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - O Governo Lula, não o Governo Blairo, está certo? Vamos fazer a separação. O Governo Lula eu defendo, sim. O Governo Blairo, não. Eu disse, inclusive, que ele é considerado o campeão, junto o Governo Bush, da destruição de florestas. Agora, está revendo esse posicionamento, sob a pressão das políticas preservacionistas do meio ambiente do nosso Governo, o Governo Federal. Ele realmente está retomando algumas questões. V. Exª tem razão, e eu costumo dar a César o que é de César. Mas apenas com relação ao meio ambiente. Em relação a outras questões, eu discordo profundamente de Blairo Maggi. É um Governo excludente em quase todos os setores.

            Mato Grosso precisa de um novo projeto, um projeto que inclua toda a sociedade e não apenas meia dúzia.

            Agradeço muito pelo tempo que V. Exª me concedeu, Sr. Presidente.

            O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Muito obrigado, Senadora. Hoje é o dia do PT falar mal dos governos estaduais. Primeiro foi o Senador Sibá Machado, agora é V. Exª. O PT hoje está contra os governos estaduais. É uma coisa horrível.

            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Sou contra a política excludente do Governo Blairo Maggi, não apenas hoje, eu sempre fui.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2006 - Página 18255