Discurso durante a 81ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Justificação de encaminhamento de requerimentos à Mesa, solicitando informações a Ministros de Estado. Registro de matéria do jornal O Globo, sobre atendimento no posto do INSS de Caxias.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Justificação de encaminhamento de requerimentos à Mesa, solicitando informações a Ministros de Estado. Registro de matéria do jornal O Globo, sobre atendimento no posto do INSS de Caxias.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2006 - Página 20491
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), MINISTERIO DA FAZENDA (MF), QUESTIONAMENTO, DECISÃO, PRODUÇÃO, TELEVISÃO, TECNOLOGIA DIGITAL, OBEDIENCIA, LEI DE INFORMATICA, PREJUIZO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DISCURSO, ORADOR, REGISTRO, MORTE, MULHER, EXPECTATIVA, ATENDIMENTO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), CRITICA, ATUAÇÃO, ORGÃO PUBLICO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminho à Mesa, como prometi ontem, requerimento de informações ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, ao Ministro de Ciência e Tecnologia e ao Ministro da Fazenda, relativamente ao que, para mim, é uma ameaça ao Pólo Industrial de Manaus: essa evolução tecnológica que é a TV digital passar a ser regida pelos incentivos da Lei de Informática, o que deslocaria de Manaus para outras plagas a produção de televisores. Então, aqui pergunto tudo aquilo que ontem tentei explanar no meu discurso.

Da mesma maneira, Sr. Presidente, encaminho pronunciamento em que me recordo de idosos de 90 anos nas filas do INSS e artigo de O Globo relatando, no último dia 13, que mulher esperando atendimento no posto do INSS em Caxias morreu de infarto. Encaminho à mesa o documento de O Globo e o curto pronunciamento.

Muito obrigado.

Era o que eu tinha a dizer.

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.

************************************************************************************************

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Governo Petista do Presidente Lula, que havia prometido mundos e fundos e que continua prometendo ou dizendo que fez mundos e fundos, continua na mesma: alheio ao dramas das populações pobres, obrigadas a enfrentar filas intermináveis nos postos do INSS.

Quando o Ministro era o Deputado Ricardo Berzoini, quem sofria eram os idosos de mais de 90 anos, que ele colocou nessas filas, sem precisar!

Agora, como mostra O Globo, as mazelas desse Governo se ampliam.

Primeiro, leio o título da matéria:

            INFARTO MATA EM CAXIAS MULHER QUE ESPERAVA ATENDIMENTO NO POSTO DO INSS

A notícia informa que uma aposentada de 48 anos, Senhora Maria Áurea Santos do Nascimento, morreu esperando o atendimento que não veio.

         Ela chegou ao posto às cinco horas da madrugada. Às 8 horas, pegou uma senha. Às 9 horas e 30 minutos, sem ser atendida, morreu de infarto.

Leio mais um trecho da notícia de O Globo:

         A médica do posto disse que nada podia fazer, nem dar qualquer remédio. Só mediu a pressão, que estava 17 por 11, enquanto esperava a ambulância do Corpo de Bombeiros - contou Lúcia Gomes da Silva, amiga e vizinha que acompanhava Maria Áurea.

Maria Áurea é mais um vítima dos péssimos serviços de saúde oferecidos pelo Governo Lula. Para ele, o Presidente, no entanto, tudo está bem, a julgar pelas suas repetidas falas, exaltando maravilhas sobre seu Governo.

Está na hora de o Governo Lula entender que não deve continuar proclamando como verdadeiro o que é mentira.

Está na hora, também, de a população começar a cobrar essas maravilhas que nunca conseguem ver.

O atual Governo é mazela pura. E, por isso, faço este registro, pedindo a anexação da nota de O Globo a este pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado da República.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************

Matéria referida:

“Infarto mata em Caxias mulher que esperava atendimento no posto do INSS.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2006 - Página 20491