Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Vandalismo promovido pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terras (MLST) nas dependências da Câmara dos Deputados.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Vandalismo promovido pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terras (MLST) nas dependências da Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2006 - Página 19181
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), OPOSIÇÃO, VIOLENCIA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, DEFESA, DIALOGO.
  • SUSPEIÇÃO, NATUREZA POLITICA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, SEM-TERRA, INVASÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, MOTIVO, COORDENAÇÃO, MOVIMENTO TRABALHISTA, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), QUESTIONAMENTO, AUSENCIA, OCORRENCIA, REIVINDICAÇÃO, EXECUTIVO, RESPONSABILIDADE, GOVERNO FEDERAL, IMPLEMENTAÇÃO, REFORMA AGRARIA.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Paraná é o nosso Estado irmão. O Senador Flávio Arns é de um grande Estado.

Eu fui orientado pelo PSDB, pelo Líder Senador Arthur Virgílio, para que nós também fizéssemos um comentário em relação ao que está ocorrendo.

Permita-me, Sr. Presidente, aqui está a posição do PSDB. Primeiro, nós nunca concordamos com manifestações como essas. Há outros meios para se manifestar: o diálogo. O diálogo é o melhor caminho. É assim que nós devemos proceder, toda a sociedade do nosso País, independentemente do poder econômico, ou do setor, sindicato, setor industrial, comercial, independentemente.

Entretanto, Sr. Presidente, o coordenador desse movimento é Bruno Maranhão, que é do PT. E a Senadora Heloísa Helena disse aqui e muito bem que, de repente, é uma manifestação política; e pode ser manifestação política orientada até pelo PT.

            Esse movimento deveria estar lá no Palácio do Planalto, porque é uma manifestação, Sr. Presidente, contra o Governo por não ter construído até agora nada de concreto para solucionar os problemas dos agricultores, dos sem-terra, dos sem-teto, dos famintos, dos pobres, dos miseráveis. O coordenador desse movimento, dessa baderna, dito aqui pela Líder do Governo, é do PT, é do PT! O que me faz aqui recordar, Sr. Presidente, que há algum tempo, o Presidente Lula dizia, na campanha eleitoral: se eu me eleger Presidente da República, não vai haver mais invasões de terras, não haverá mais violência no campo, não haverá mais greve, porque estes são meus filhos e com eles eu sei tratar. Pois ali estão seus filhos quebrando vidraças, se manifestando contra o Congresso Nacional. E estão errados! Aqui poderíamos estar aprovando medidas provisórias que viessem resolver os problemas desses que aí estão. Mas não vêm medidas provisórias para atender os famintos, os miseráveis, os sem-terra, os sem-teto, esses que infelizmente estão sendo desgraçados por uma política arcaica, por uma política sem futuro do atual Governo Federal. Nós, do PSDB, contestamos manifestações como essas. E se se fizer uma pesquisa, se verá que, desses aí, a grande maioria é do PT.

Era o que eu tinha a dizer Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2006 - Página 19181