Discurso durante a 105ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição da matéria intitulada "Lula chefia um governo de mão sujas, diz FHC", publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, edição de 12 de junho último. Comentários sobre o artigo intitulado "Sujeira grossa digna dos mensaleiros", publicado pelo jornal Correio Braziliense, edição de 28 de junho último.

Autor
Marcos Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Marcos Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA NACIONAL.:
  • Transcrição da matéria intitulada "Lula chefia um governo de mão sujas, diz FHC", publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, edição de 12 de junho último. Comentários sobre o artigo intitulado "Sujeira grossa digna dos mensaleiros", publicado pelo jornal Correio Braziliense, edição de 28 de junho último.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2006 - Página 23166
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA NACIONAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), COMENTARIO, DISCURSO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONVENÇÃO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANALISE, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, CORRUPÇÃO, POLITICA, BRASIL.

O SR. MARCOS GUERRA (PSDB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar a matéria intitulada “Lula chefia um governo de mão sujas, diz FHC”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em doze de junho do corrente.

A matéria trata do discurso proferido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na última convenção do PSDB. O ataque foi duro, o Presidente Lula foi chamado de vira-casaca, fanfarrão e frouxo.

Sobre a posse de Lula ele disse: “Eu me emocionei, mas hoje posso lhe dizer, do alto dos meus 75 anos, que tampouco tive desilusão maior”.

Sr. Presidente, solicito que a matéria acima citada seja considerada parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

O segundo assunto, Sr. Presidente, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é para registrar o artigo intitulado “Sujeira grossa digna dos mensaleiros”, publicado pelo jornal Correio Braziliense, de 28 de maio do corrente.

            O autor, ex-ministro Maurício Corrêa, tece comentários sobre a ciência política, analisa as mudanças em seus conceitos através da história, sempre com o olhar voltado para o a “nossa” política. Faz críticas aos mensaleiros e ainda aos que, “como esses, tantos outros também fazem da política instrumento de mercancia, enriquecimento e corrupção.”

            E continua: “É inconcebível que gastos exagerados despendidos por certos candidatos valham apenas pelo que vão perceber de subsídios... elegem-se para fazer da tribuna parlamentar chamariz do lucro e da traficância de interesses escusos.”

Sr. Presidente, solicito que o artigo citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MARCOS GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matérias referidas:

“Lula chefia um governo de mão sujas, diz FHC”, O Estado de S. Paulo;

“Sujeira grossa digna dos mensaleiros”, Correio Braziliense.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2006 - Página 23166