Discurso durante a 138ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Protesta contra as comparações feitas entre o Presidente Lula e o ex-Presidente Juscelino Kubitschek.

Autor
Paulo Octávio (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Paulo Octávio Alves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Protesta contra as comparações feitas entre o Presidente Lula e o ex-Presidente Juscelino Kubitschek.
Publicação
Publicação no DSF de 23/08/2006 - Página 27337
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REPUDIO, DISCURSO, ROBERTO SATURNINO, SENADOR, OFENSA, MEMORIA NACIONAL, VULTO HISTORICO, COMPARAÇÃO, JUSCELINO KUBITSCHEK, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu não estava no plenário, mas fui avisado do pronunciamento do Senador Roberto Saturnino, que considero uma pessoa de altíssimo nível, muito educado. Quero registrar a minha perplexidade. No momento em que acabo de fazer um pronunciamento enaltecendo a figura de um Presidente da República -que se torna maior a cada ano que passa - é triste vermos nesta Casa, de que Juscelino foi membro representando Goiás, um Senador atacar um governo que foi respeitado e reconhecido como o governo que mais fez pelo Brasil. Um governo que ofereceu emprego, que teve o maior salário mínimo, um governo que respirou liberdade e democracia, que incentivou as artes, um governo que abriu estradas, que incentivou a indústria naval e a indústria automobilística, um governo que todos nós estimamos e respeitamos.´

É comum nesta Casa, nos pronunciamentos em homenagem a JK, mais de trinta Senadores, de todos os partidos políticos, fazer seus pronunciamentos.

Por isso, no momento em que, com pesar, registramos os trinta anos do desaparecimento desse grande estadista, não posso aceitar que um colega nosso venha, representando a Bancada do Rio de Janeiro, denegrir a imagem daquele que todos respeitamos.

Quero agradecer a posição firme do Senador Heráclito Fortes e fazer minhas as palavras de S. Exª, que falou com muita eloqüência e com muita firmeza.

Sr. Presidente, eu acompanho a família JK e vejo em todos os locais a que vou, no Brasil todo, o respeito que a população brasileira tem por esse grande estadista. Presenciei aqui em Brasília os últimos dias de Dona Sarah Kubitscheck, que morava em um apartamento. O homem que fez esta cidade, Sr. Presidente, não tem um imóvel, um pedaço de chão, não deixou absolutamente nada, absolutamente nada!

Esse foi Juscelino Kubitschek. É por isso que a História tem feito justiça ao homem que soube ser o senhor do seu tempo. Ele soube fazer, soube honrar a Presidência da República nos momentos mais difíceis e tortuosos da vida republicana.

É por isso que não podemos, de maneira nenhuma, aceitar uma crítica, como a que foi feita aqui pelo Senador Roberto Saturnino, justamente no dia de hoje. É muito triste!

Quero registrar aqui o meu pesar pelas palavras de que estou tomando conhecimento e pedir que o Senador Roberto Saturnino pense no que disse. Agora só nos resta esperar o julgamento das pessoas que o ouviram, mas é melhor ele ter oportunidade de demonstrar o arrependimento de suas palavras. Ele não pode querer defender o governo atual mirando-se no Governo de Juscelino, que todos nós, brasileiros, consideramos o estadista do século. Ele foi eleito o presidente mais atuante, o que mais ajudou o Brasil. Por isso, não podemos macular a nossa história nem podemos macular um herói brasileiro. Já temos poucos heróis neste país. Sem dúvida, na política, JK é um herói e não podemos macular a imagem desse grande estadista.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/08/2006 - Página 27337