Discurso durante a 163ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Relembra a participação do Senador Humberto Lucena na elaboração da Constituição Brasileira. Satisfação com a inclusão do Estado da Paraíba como um dos Estados priorizados, pelo governo federal, para prospecção de Petróleo.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Relembra a participação do Senador Humberto Lucena na elaboração da Constituição Brasileira. Satisfação com a inclusão do Estado da Paraíba como um dos Estados priorizados, pelo governo federal, para prospecção de Petróleo.
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/2006 - Página 30418
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, HUMBERTO LUCENA, EX-DEPUTADO, EX SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, ELABORAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, BRASIL, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • AGRADECIMENTO, DETERMINAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INCLUSÃO, ESTADO DA PARAIBA (PB), PRIORIDADE, PROSPECÇÃO, PRODUÇÃO, PETROLEO, PAIS.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, UTILIZAÇÃO, TRIBUNA, AGRADECIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje o Regimento foi violado ao extremo, mas eu venho em nome da Paraíba...

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Nós seguimos V. Exª, que estava presidindo e foi muito tolerante. O exemplo arrasta, como dizem. 

O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB) - Serei muito rápido e objetivo.

Hoje, 5 de outubro, nesta Casa foi lembrada a data na qual foi publicada nossa Constituição. Não se pode falar em Constituinte, não se pode falar em Constituição brasileira sem lembrar Humberto Lucena, que deu uma contribuição fantástica à Constituição que hoje o Brasil tem.

Eu evidenciaria duas emendas do saudoso Senador Humberto Lucena: uma referente ao regime presidencialista de 5 anos e outra referente ao acesso ao serviço público por concurso, fato que marcou a gestão pública brasileira. É importante lembrar Humberto Lucena, o articulador; Humberto Lucena, o conciliador; Humberto Lucena, o agregador; Humberto Lucena, a cara do PMDB da Paraíba. Ele foi deputado estadual duas vezes, deputado federal quatro vezes, senador três vezes e duas vezes presidente desta Casa.

O Brasil, a Paraíba e esta Casa perderam o Senador Humberto Lucena em 1998, apenas dez anos após a promulgação de nossa Constituição. A Paraíba sente muito a falta dele. A política da Paraíba não é a mesma após sua morte.

Aproveito este tempo, que garanto cumprir para a tranqüilidade dos demais oradores, para me referir ao meu primeiro pronunciamento nesta Casa, em que abordei um tema econômico, a prospecção de petróleo na Paraíba em duas bacias: bacia sedimentar da plataforma continental, chamada Bacia Paraíba-Pernambuco, e a bacia do Rio do Peixe, especificamente na cidade de Sousa.

Foi uma luta bastante interessante, pois se tratava da defesa de um tema que domino, que se reporta à área econômica, à estruturação do Estado, para que a Paraíba deixe de ser um Estado tão sofrido e economicamente tão desestruturado.

Repito que a luta foi muito bonita e começou na ANP, Agência Nacional de Petróleo, na qual tive excelente receptividade. Porém, existiam obstáculos estratégicos. Após os contatos com a Agência Nacional de Petróleo, estendemos o pleito e levamos a solicitação ao Sr. Ministro. S. Exª e todo o seu gabinete nos deram a máxima atenção, mas sempre esbarrávamos em problemas burocráticos, em problemas técnicos, que inibiam a rápida inserção da Paraíba no rol dos Estados em que a produção de petróleo será iniciada.

Ontem, de manhã, estive com o Presidente Lula, que, em um ato de extrema sensibilidade política, determinou que a Paraíba fosse incluída no rol dos Estados com perspectiva de produção de petróleo. Toda a Paraíba agradece essa decisão tomada pelo Presidente Lula, que na Paraíba recebeu quase 70% dos votos. A região de Sousa, cidade que tem o nome da família do Sr. Presidente neste momento, necessitava ter sua auto-estima elevada. A região necessitava de algum acontecimento econômico que marcasse o seu destino de progresso, o seu destino no futuro. Aquela região estava ancorada economicamente na cultura do algodão, que na Paraíba, no Nordeste como um todo, foi dilapidada, destruída. Hoje, quase inexiste por razões diversas, como clima, legislação trabalhista e uma série de outros fatores. Hoje, a região de Sousa, a Paraíba e o Nordeste devem ao Presidente Lula esta decisão estratégica de fazer com que fossem priorizadas a prospecção e a produção de petróleo no nosso Estado.

Sr. Presidente, era isso que eu tinha hoje a agradecer. É muito fácil vir a esta tribuna bater; é muito fácil vir a esta tribuna acusar; é muito fácil vir a esta tribuna reivindicar, mas é muito importante que se venha a esta tribuna quando se trazem resultados. Graças ao Presidente Lula, eu hoje venho a esta tribuna para agradecer, em nome do povo da Paraíba.

Meu muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/2006 - Página 30418