Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de balanço do processo eleitoral. Leitura de correspondência que enviou ao Vice-Presidente José Alencar, que está seguindo para os Estados Unidos em tratamento de saúde.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Apresentação de balanço do processo eleitoral. Leitura de correspondência que enviou ao Vice-Presidente José Alencar, que está seguindo para os Estados Unidos em tratamento de saúde.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2006 - Página 33939
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • DETALHAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, GOVERNO FEDERAL, VISITA, MUNICIPIOS, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PARTICIPAÇÃO, CONGRESSO, ENTIDADE, APOSENTADO, DEBATE, CANDIDATO, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, MELHORIA, VIDA, APOSENTADORIA.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL, COLIGAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEFESA, SALARIO MINIMO, TRABALHADOR, REAJUSTE, SALARIO, APOSENTADO, COMENTARIO, RECEBIMENTO, APOIO, POPULAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PROJETO, AUTORIA, ORADOR.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, TELEGRAMA, AUTORIA, ORADOR, SAUDAÇÃO, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, MELHORIA, SAUDE, POSTERIORIDADE, CIRURGIA, COMBATE, CANCER.

           O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador João Alberto Souza, agradeço a V. Exª. Não usarei os cinco minutos. Estou com um problema sério de coluna e tenho que ir ao médico em seguida.

           Mas, Sr. Presidente, eu faço um balanço, neste meu pronunciamento de trinta páginas, do processo eleitoral. Claro que não vou ler todo este documento aqui, mas posso dizer, rapidamente, que passei por mais de 80 cidades durante a campanha no Rio Grande; foram mais de 150 entrevistas para rádio, televisão, jornais; tive contato pessoal com mais de 200 mil pessoas - gaúchos e gaúchas. E para mim foi muito importante, Senador Jefferson Peres, que a palavra que eu mais ouvi tenha sido: “Continue assim, Senador”.

           Termino aqui a minha fala dizendo que ontem eu fiz uma visita ao nosso Vice-Presidente da República - nosso ex-Senador e Vice-Presidente José Alencar -, que foi na manhã de hoje para os Estados Unidos, onde se submeterá a uma operação delicadíssima para tratar de um câncer.

           Eu havia encaminhado a ele anteontem um telegrama, o qual faço questão de ler, Sr. Presidente, para que fique registrado nos Anais. Eu disse, na introdução, ao nosso Vice-Presidente José Alencar, com quem tive a alegria de participar de um grande comício em Porto Alegre, que Sua Excelência conquistou o coração dos gaúchos e das gaúchas.

           Segue o telegrama:

Caro amigo José Alencar, mesmo à distância, estou acompanhando este momento difícil de sua vida. Desejo mais uma vez expressar minha enorme admiração e apreço por V. Exª. Sem abrir mão das suas convicções, o amigo foi fundamental para que um operário chegasse à Presidência da República e se reelegesse. Sua história de vida é um exemplo para todos nós. Tenho absoluta certeza de que sua operação nos Estados Unidos será vitoriosa. Aguardamos ansiosamente a sua volta para casa e que assim possamos vê-lo reassumir a Vice-Presidência da República para o bem do povo brasileiro.

Era o que eu tinha a dizer.

Agradeço a V. Exª e peço que considere lido na íntegra o meu pronunciamento.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR PAULO PAIM.

************************************************************************************************

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o período eleitoral é sempre o momento de confrontar as idéias, de afirmações de projetos ou de mudanças de rumos.

O povo é soberano e com a mesma convicção que nos elegem, senhores senadores, também nos afastam.

Eu tive a maravilhosa oportunidade de viajar pelo meu estado, fazendo campanha para a chapa majoritária da Frente Popular, em nível nacional e estadual. Andar pelo meu querido Rio Grande do Sul, poder conversar com meus

conterrâneos, ouvir seus anseias, seus desejos e, para não falar só de flores, também ouvir suas queixas e suas frustrações.

Vi nos olhos do nosso povo a esperança brilhando, enquanto abordávamos o que fizemos, mas também dizendo o muito que ainda há por fazer pela nossa gente tão pobre que merece muito mais.

Participei do Congresso Nacional da COBAP que convidou os candidatos a Presidência da República para que falassem dos seus projetos em relação aos aposentados. Apresentei o Relatório da Comissão Mista do Salário Mínimo como reivindicação dos trabalhadores e aposentados. Principalmente o fim do Fator Previdenciário e o mesmo índice de reajuste do mínimo para todos os aposentados.

Nós senadores somos o oceano onde as límpidas fontes dos anseios populares vem desaguar e temos que regar nossas idéias todos os dias nas fontes da decência e do bem comum. O povo não quer mais ouvir esta velha e surrada frase de que seremos um grande país no futuro. O povo quer viver no grande e fraterno país do presente. O Brasil quer e precisa oferecer melhores dias para o nosso povo sofrido.

Srªs e srs. Senadores, viajei por 80 cidades de todas as regiões do Rio Grande. Nesse andar eu vi toda a essência da decência, civilidade e gestos de fraternidade do povo do meu estado...

Foi lá no planalto médio, na cidade de Passo Fundo, que me falou um aposentado: "Senador Paim, continue assim lutando por mim e pelo povo. Graças ao Estatuto do Idoso eu já não sofro mais de saudades, pois posso visitar minha filha que mora em Soledade"

Soledade, meus caros, é uma cidade que

fica localizada na divisa da serra com o planalto. Tem até uma música que diz assim: Soledade terra de gaúcho forte, se precisar enfrenta a morte. Não liga prá tempo feio ...

Em Cruz Alta fui muito bem lembrado pelo Prefeito Vilson Roberto que disse que jamais esqueceria as palavras que eu havia dito no comício de sua vitória. Na ocasião eu falei: A noite é de chuva e não há nenhuma estrela no céu, porque as estrelas que brilham com a chama da justiça e da liberdade estão aqui na Terra e são vocês."

E foi lá, em Cruz Alta também, terra de Erico Veríssimo, que um gaúcho, trajado a rigor, me falou com ardor: "Senador continue rebelde e não abra mão de seus projetos , pois eles são justos e o povo, a qualquer custo, vai cavalgar ao seu lado até que eles sejam aprovados."

Outro gaúcho que disse conhecer a história me disse: Senador Paim, a obra "O tempo e o Vento" de Erico Veríssimo retrata com fidelidade porquê o gaúcho não reelege governador ou presidente. No diálogo, o personagem Rodrigo Cambará diz que governo existe para ser derrubado! Outro personagem, Pedro Terra, rebate: Mas se o governo estiver certo? Rodrigo Cambará rebate: Governo nunca está certo!"

E um outro me falou o seguinte: "Os estudiosos dizem que não reeleger governos é uma coisa que os gaúchos aprenderam com nossos vizinhos uruguaios"

Nos campos de cima da Serra, onde prevalece a pecuária e a agricultura, visitei Lagoa Vermelha, onde fui muito bem recebido pelo Prefeito em exercício, Getúlio Cerioli. Cheguei lá em meio à cerimônia em que ele estava passando o cargo para o Presidente da Câmara. Foram muitas atividades e a imprensa local estava à postos.

Andei na serra gaúcha nas cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Nos campos de cima da serra também fui em Vacaria. Mas o que ouvi todos os dias, em todos os lugares, foi: "Continue assim Senador, trabalhando com humanidade, pois todos os estatutos de sua autoria são obras da fraternidade e só querem o bem comum, paz, amor e felicidade."

Também fui em São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande. Passei pela linda reserva ecológica do Taim, local onde a natureza resiste e preserva os animais que vivem em seu território natal.

Em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul, no Chuí onde o Brasil Florão da América termina e onde começa o Uruguai, vieram gaúchos a cavalo para assistir nosso comício. Santa Vitória nos recebeu com muitos fogos de artifícios e com churrasco característico da fronteira: ovelha assada inteira, feijão e arroz de carreteiro - cardápio típico de lá.

Foi ali, num grande comício, que falei, ao lado do Prefeito Batata, que me recebeu com grande carinho: "Na mesma praça, no mesmo banco, as mesmas flores, os mesmos jardins, estou feliz porque hoje vejo a cidade sorrir com Olívio Governador e Lula Presidente do Brasil.

também, um doble chapa me falou com seu "portunhol": "Continue assim Senador, fiel ao seu povo e ao seu trabalho. O senhor é o tribuno do Rio Grande, dos trabalhadores e aposentados, o Senador do salário mínimo! Senadores são quase cem e convencer homens de bem é uma tarefa fascinante. O senhor, homem brilhante, há de conduzir entre seus pares um novo tempo de progresso que alcance todos os lares."

Srªs e Srs. Senadores, os "doble chapa" são cidadãos que têm a dupla cidadania. São filhos de brasileiros e uruguaias ou vice-versa. Eles exercem o seu direito de votar nos dois países. São ardorosos militantes nas campanhas políticas do Brasil e do Uruguai.

Também fui ao Litoral Norte para fazer campanha em Osório, onde fui muito bem recebido pelo Prefeito Romildo que declarou apoio à Frente Popular. Quando entrei na Freeway me lembrei que apresentei um projeto para que ela se chamasse Rodovia Luiz Carlos Prestes mas, os conservadores não deixaram e o projeto não foi aprovado. Prestes foi um lutador das causas populares. Da rodovia, palco dessa discussão, vi o parque eólico em pleno funcionamento. São muitos cata-ventos gerando eletricidade com a força dos ventos. E uma obra de grande dimensão. Espero que muitos parques

como esse se espalhem pela nação, gerando energia limpa, sem causar poluição.

Estive em IMBE, com o Prefeito Jadir que calorosamente me recebeu e manifestou seu apoio à Frente Popular. Passei por Capão da Canoa, Tramandaí, e Torres onde visitei um CTG com os gaúchos de bombachas e as prendas de vestidos longos, lá tinha um chimarrão bem servido. E a nossa tradição! Lá, mais uma vez, ouvi: Continue assim Senador, com as suas convicções, porque a gauchada que não se curva, lhe estende a mão!

Viva Zumbi dos Palmares! Viva Sepé Tiarajú! Leve daqui um abraço do tamanho do Rio Grande."

Estive em Maquiné com o Prefeito Pedro Nicolau com quem tive um bom diálogo. Lá pude mais uma vez colocar meus olhos naquela linda região da mata atlântica, não há quem não se encante, frente à tamanha beleza! Mantê-Ia viva é a nossa maior façanha!

Mas foi em Santo Antônio da Patrulha, com o Prefeito José Francisco, num encontro com homens e mulheres de cabelos brancos, que fiquei muito impressionado corri as demonstrações de carinho dos aposentados. Foram mais de 2.000 pessoas no salão! Os idosos não querem compaixão. Eles têm consciência que construíram a nação, querem os seus direitos e com toda razão.

Querem ser tratados com respeito por tudo o que fizeram. Eles querem o fim do fator previdenciário e a manutenção do valor de compra de seus salários!

E um direito da nossa gente! Eles também me disseram: "Continue assim, Senador!"

Em Venâncio Aires falei com o Nestor, Vereador e Líder do PDT que declarou apoio a Lula Presidente e Olívio Governador.

Em Santa Cruz do Sul fiz palestra para os vigilantes em Congresso Estadual apoiando projeto original do Chico Vigilante N° 3742/92, que o Senador Romeu Tuma foi Relator.

Também fui na Região Carbonífera, pois Rio Grande tem a maior reserva de carvão do país. Estive em Arroio dos Ratos e nas Minas do Leão. A região quer melhores condições, pOis sabe que seu carvão é uma grande solução para resolver os problemas de energia e da nação.

            Também fui a Butiá, Charqueadas e São Jerônimo, onde o povo gritou para mim: "Senador Paim, continue assim!"

            Me lembro do Jaime Prefeito, agora independente dizendo: "Senador e Valdeci (Coordenador da campanha do Lula no RS), vou com a Frente Popular porque aqui é meu lugar" Grande Jaime!

Na região metropolitana tive muitas atividades e em Porto Alegre participei do Encontro Estadual dos profissionais em Segurança Pública apoiando o seu direito a ter aposentadoria especial, já que eles estão sendo discriminados em relação a outros estados.

Fui no Parque da Harmonia, na Semana Farroupilha, me encontrar com a minha gente, nessa linda festa cívica que comemora a Revolução Farroupilha: 10 anos de lutas nas coxilhas, fomos o Davi contra o Golias, como diz o Hino do Rio Grande: Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra!

O fato mais triste de toda a campanha foi a mortandade de toneladas de peixes no Rio dos Sinos, rio onde nadei e pesquei e passei momentos felizes quando acampava em suas margens junto com familiares e amigos para, pescar e churrasquear. E um retrato dantesco ver o Rio pedindo socorro e os peixes agonizando por falta de oxigênio! E a mãe natureza chamando e dizendo: eles estão morrendo.

Se nós, homens, temos a capacidade de assassinar um rio e toda a vida que vive nele, tenho certeza que podemos salvá-Io não somente com medidas punitivas mas com medidas educativas.

Com o apoio desta casa, tenho certeza que os meus nobres pares, imbuídos com sua sensibilidade, não pouparão esforços para ajudar a salvar o Rio dos Sinos. Há uma canção regional gaúcha que diz assim: "Não deixe morrer meu rio, me ajude ,por favor... O Biguá que mergulhava já morreu, o Aguapé não dá mais flor... "

Estive também em Esteio, Sapucaia, Igrejinha, Taquara, Parobé, Nova Hartz, Portão, São Sebastião do Caí.

Em São Leopoldo fiz comícios e palestras para negros, deficientes, sindicalistas e aposentados.

Visitei também Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Sapiranga, Campo Bom, Canoas.

Participei de inúmeras atividades com Olívio, Jussara e o Rossetto. Foram comícios, palestras, caminhadas.

Cumpri a orientação partidária. No 1º turno fui dar todo o apoio ao Rossetto, fizemos inclusive uma carta pessoal de apoio ao nosso candidato a Senador. No 2° turno dobramos os esforços para Lula Presidente e alívio Governador.

            No comício de Porto Alegre o povo chorou quando o Lula falou. No de Alvorada e Caxias a emoção tomou conta do povão com o refrão: "Lula veio para ficar e o Olívio para o Governo vai voltar."

O de Canoas superou a tudo, não tinha explicação. Eram cerca de 40 mil pessoas gritando

"Lula lá, Olívio aqui, vão ter que nos engolir" Era um mar vermelho de bandeiras, era pura paixão.

Estive também em Novo Hamburgo onde recebi, na Escola Fundamental Sagrado Coração de Jesus, poema declamado pelo aluno Jackson Nander de Almeida Zanuni, de autoria do mesmo, que é deficiente visual e que faço questão de ler para todos:

Hoje é o dia certo

Para você amar, Sonhar, ousar, produzir,

Acreditar, ser feliz. 11..

Cada dia, um dia:

Cada sorriso, um sorriso Cada pessoa, um mundo; Cada sonho, um degrau:

Cada passo, um risco; Cada erro, uma oportunidade de aprender.....

Foi em Novo Hamburgo também que fiz uma visita à Fazenda Renascer, que trabalha para curar as pessoas dependentes de bebidas e drogas. Foi um momento muito educativo para mim, pois falamos de bebidas e drogas mas no fundo sempre achamos que isso só acontece com os outros e construímos um invisível escudo protetor para nós e nossos familiares.

Na Fazenda Renascer as pessoas, em sua maioria, buscam a internação por vontade própria. A fazenda só recebe pacientes que querem efetivamente se internar por livre e espontânea vontade. E um trabalho, sério e a minha preocupação é com a droga que destrói vidas e famílias.

Esta casa, meus caros, tem que trabalhar para que nossas fronteiras não sejam um paraíso onde o narcotráfico passe com a sua mercadoria, que só traz mortes e desgraça.

Fui para Santa Maria, Lajeado e Teutônia.

Na cidade de Montenegro visitei a Escola Ensino Especial Fundamental Delfina Dias Ferraz e recebi das mãos de Janice Pereira de Araújo, deficiente visual, um poema de sua autoria que diz assim:

Para o amigo Paulo Renato Paim

Anjo amigo:

Estive sozinha

Perdida sem ninguém

O mundo era sombrio e vazio

E muito triste também

Eu andava por caminhos

Era tudo escuridão

Silencioso só solidão

Mas vi que uma imagem

No ar refletia

Dando me uma mensagem

De paz e harmonia

Não tenha medo de mim

Vou te proteger

Seguir seus passos onde estiver

E estar contigo

Para o que der e vier

Não fujas de mim

Não tem mais perigo

Porque eu sou e sempre serei

O seu anjo amigo

Um abraço da amiga Janice.

            Em Santiago do Boqueirão uma moça me falou: "Continue assim, senador. Trabalhando sempre com humildade, pois o Congresso Nacional vai aprovar o Estatuto da Igualdade Racial e fazer justiça no combate a essa desigualdade"

Também andei nas Missões, Fronteira Oeste, Quaraí, Santana do Livramento, Alegrete, terra de Mário Quintana, poeta e velho menino que queria ser estrela para iluminar a lua e aquecer a alma tua, minha, de todos.

Também fui a Dom Pedrito, Bagé, Candiota e Pinheiro Machado, na estrada, olho para o lado e vejo a história do meu povo.

Lá no Cerro dos Porongos, o 1º Regimento dos Lanceiros Negros, combatentes, sendo atacados à traição...Com essa reflexão estou encerrando o meu pronunciamento.

Foram mais de 80 cidades... Mais de 10 mil quilômetros rodados, mais de 150 entrevistas para rádios, jornais e televisão.

Tive certamente, contato pessoal com mais de 200.000 gaúchos e gaúchas e as palavras que mais ouvi, foram: "Continue assim Senador!!!"

            Termino minha fala com o telegrama de solidariedade que enviei ao nosso querido Vice Presidente, José Alencar, que esteve comigo no comício de Porto Alegre, capital do Rio Grande.

José Alencar conquistou o coração dos gaúchos e das gaúchas.

Caro Amigo José Alencar.

Mesmo à distância estou acompanhando este momento difícil de sua vida. Desejo mais uma vez expressar minha enorme admiração e apreço por V. Exª. Sem abrir mão de suas convicções o amigo foi fundamental para que um operário chegasse a Presidência da República e se reelegesse. Sua história de vida é um exemplo para todos nós. Tenho absoluta certeza que sua operação nos Estados Unidos será vitoriosa. Aguardamos ansiosamente a sua volta para casa e que assim possamos vê-Io reassumir a vice-presidência da República para o bem do povo brasileiro.

Um forte abraço, Senador Paulo Paim

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2006 - Página 33939