Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2006 - Página 34838
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RAMEZ TEBET, SENADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), EX PRESIDENTE, SENADO, SUPERINTENDENTE, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO CENTRO OESTE (SUDECO), EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORTE, REGIÃO CENTRO OESTE, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REFORÇO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não conhecia Ramez Tebet há muito tempo. Mas quando ele era Superintendente da Sudeco, a Superintendência do Centro-Oeste, e eu Prefeito da pequena cidade de Rolim de Moura - pequena naquela época, hoje já crescida -, tive a oportunidade de com ele me encontrar quando ele visitava Rondônia como Superintendente da Sudeco. Naquele momento, já vi a preocupação de Ramez Tebet com o desenvolvimento das regiões do Brasil, principalmente as menos favorecidas como a Região Norte e a Região Centro-Oeste. Depois, como Ministro da Integração Nacional, ainda não estava aqui no Congresso Nacional, mas também vi o seu empenho, a sua luta pelo desenvolvimento regional. Mais tarde, assume a Presidência do Senado Federal. Também de longe, assisti à trajetória do Senador Ramez Tebet nesta Casa, trazendo ao Parlamento, Senador Magno Malta, o equilíbrio que faltava naquele momento.

Ele era um homem de princípios bem definidos, religioso, de família, zeloso pela sua família - o amor que dedicava à sua esposa, aos filhos, aos familiares. Era um homem de partido - nunca abandonou, Senador Mão Santa, o nosso querido PMDB -, um homem partidário. Elegeu sua filha Prefeita de Três Lagoas, cidade que, com certeza, ele mais amou. Ajudava o seu Mato Grosso do Sul, ajudava o Brasil, mas, sobretudo, sua cidade natal, como já foi falado pelo Senador Antonio Carlos Magalhães, pela qual tinha muito amor e carinho.

Anteontem, no semblante do povo de Três Lagoas, quando lá estivemos eu, os Senadores Renan Calheiros, Pedro Simon, Arthur Virgílio, Delcídio Amaral, José Sarney, o Presidente Lula, Wilson Santiago e tantos outros, vi a preocupação com a falta de Ramez Tebet. Naquele momento, imaginei o que estava sentindo o povo do Mato Grosso do Sul, perdendo o seu filho, um dos seus líderes mais ilustres.

Ramez Tebet deu demonstração de coragem, de fé, de perseverança e de otimismo por onde passou. Eu comparo Ramez Tebet a São Jorge, um verdadeiro guerreiro, um guerreiro que não se entregou em momento algum. Guerreou contra tudo, inclusive contra a doença, e conseguiu vencê-la por um bom tempo.

Neste momento, quero externar nossos sentimentos de pesar à família, ao povo do Mato Grosso do Sul, ao povo de Três Lagoas e, por que não, ao povo do Brasil, pela perda do grande homem público, do grande pai de família e do grande guerreiro que foi o Senador Ramez Tebet.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2006 - Página 34838