Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2006 - Página 34839
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RAMEZ TEBET, SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, EX VICE GOVERNADOR, EX GOVERNADOR, EX PREFEITO, MUNICIPIO, TRES LAGOAS (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, COMBATE, DESIGUALDADE REGIONAL.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tomado de grande tristeza, uma tristeza que cobre esta Casa hoje de luto, subo a esta tribuna para prestar minha homenagem ao grande homem público que nos deixou neste final de semana próximo passado, nosso querido Senador Ramez Tebet.

Nascido em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, Ramez teve uma carreira política marcante em seu Estado, depois de ter sido professor e promotor de Justiça até 1975. Primeiro, foi Prefeito de sua cidade Natal, Três Lagoas. Sua atuação chamou a atenção e, logo em seguida, veio a ser vice-Governador e depois Governador do Mato Grosso do Sul.

Também no Senado, Tebet teve atuação extremamente marcante. Além de ter presidido a Casa entre 2001 e 2003, foi Presidente do Conselho de Ética durante um dos momentos mais conturbados deste Parlamento e demonstrou muito equilíbrio, sabedoria e imparcialidade.

As qualidades de homem público que sempre carregou o fizeram merecedor da confiança do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, que o nomeou Ministro da Integração Nacional. Neste Ministério, desenvolveu forte trabalho no sentido de diminuir as desigualdades regionais, que são tão gritantes em nosso País.

O Brasil perdeu um político especial, de qualidades cada vez mais exigidas pela sociedade, que são honestidade, equilíbrio, idealismo, competência e talento.

Minha tristeza não é apenas pela perda de um colega, mas de um amigo, de um irmão de fé política, um parceiro na luta pelos interesses do Centro-Oeste brasileiro. Ramez Tebet fará muita falta ao Senado, ao Mato Grosso do Sul e ao Brasil. Mas também fará muita falta ao meu Estado, Goiás, de cujas causas sempre foi um defensor nesta Casa, no Ministério que comandou e como Superintendente da Sudeco.

A tristeza da esposa do querido Senador Ramez Tebet, Srª Fairte, e de seus quatro filhos, Rodrigo, Ramez, Eduarda e Simone, esta a competente prefeita de Sete Lagoas, Mato Grosso do Sul, certamente é muito maior e muito mais dolorida. Ao prestar as minhas condolências a toda família, gostaria de lembrar, no entanto, que o Senador Ramez Tebet não deixa apenas lembranças, mas um legado de correção e eficiência que deve ser motivo de orgulho para todos os seus familiares.

Antes de encerrar, Sr. Presidente, quero enfatizar que a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos funerais do Senador Ramez Tebet foi um gesto de sensibilidade e solidariedade para com esta Casa e também uma homenagem póstuma que prestou à família, em nome de todo povo brasileiro.

A presença do Presidente Renan Calheiros nos funerais do Senador Ramez Tebet foi extremamente confortadora para todos nós Senadores que não pudemos estar ali, por inúmeros motivos, mas nos sentimos presentes na pessoa do Presidente. Aliás, S. Exª se consolidou como Presidente exemplar desta Casa, amigo solidário de todos os Senadores em todos os momentos, de alegrias e de tristezas. E o Presidente Renan Calheiros também já se consolidou como um dos grandes estadistas deste País.

Todos nós, Sr. Presidente, sentimo-nos muito bem representados por V. Exª nos funerais do nosso querido amigo Ramez Tebet.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2006 - Página 34839