Discurso durante a 198ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Críticas aos gastos do governo federal com publicidade. Críticas ao jornalista Mino Carta, diretor da revista Carta Capital, pela capa da última edição, que apresenta a manchete "O colapso carlista na Bahia".

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. IMPRENSA. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Críticas aos gastos do governo federal com publicidade. Críticas ao jornalista Mino Carta, diretor da revista Carta Capital, pela capa da última edição, que apresenta a manchete "O colapso carlista na Bahia".
Aparteantes
Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 05/12/2006 - Página 36946
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. IMPRENSA. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), EXCESSO, GASTOS PUBLICOS, GOVERNO FEDERAL, PUBLICIDADE, CAMPANHA ELEITORAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • ACUSAÇÃO, JORNALISTA, PERIODICO, CARTA CAPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RECEBIMENTO, SUBORNO, GOVERNO FEDERAL, PUBLICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, DIFAMAÇÃO, REPUTAÇÃO, ORADOR, LUIS EDUARDO MAGALHÃES, EX-DEPUTADO, FILHO, CONGRESSISTA, PROTESTO, APROVAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DENOMINAÇÃO, AEROPORTO, ESTADO DA BAHIA (BA).
  • CRITICA, AUSENCIA, IDONEIDADE, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), GOVERNO FEDERAL, QUESTIONAMENTO, COMPETENCIA, JAQUES WAGNER, CANDIDATO ELEITO, GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA).
  • COMENTARIO, DECLARAÇÃO, CIRO GOMES, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ATUAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
  • CRITICA, RELACIONAMENTO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, HUGO CHAVEZ, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o gasto federal com a publicidade cresce, no ano eleitoral, 52%. Apesar das restrições legais, essas despesas já somam R$337 milhões.

É inacreditável, Sr. Presidente, que isso esteja acontecendo neste País. Daí, a reportagem do jornal O Globo ontem ser dedicada a esse assunto. E mostra a propaganda eleitoral e seus beneficiários, principalmente o PT.

O PT se beneficia de tudo, desde o dinheiro da Petrobras até a publicidade de todos os órgãos no País. É a essa vergonha que estamos assistindo. E com a esperança de quê? De que vai continuar. Não se vê um gesto, uma atitude do Presidente da República no sentido de modificar, nem a si, nem ao Lulinha, nem tampouco ao Governo.

Fala-se em um ministério. Quando se vêem os nomes, são piores do que o atual. Não sei a que ponto vamos chegar. Mas que vamos para o descalabro e para o caos, disso não tenha dúvida. Que a mentira e o engodo anestesiaram, por meio da publicidade, a opinião pública, disso também não há dúvida.

Então, o que se faz? O Governo paga uma revista porca, suja, nojenta, do Mino Carta. Eu o conheci quando ele foi demitido da Veja. Ele estava chorando e me pedindo apoio. Ele é muito cínico. Diogo Mainardi faz bem hoje o retrato dele. E hoje ele aqui faz uma capa para ACM. ACM está feliz com isso. Capa de revista, mesmo da CartaCapital - nojenta, suja, porca - é bom! Se ele vender mais, vai vender por minha causa, porque pela revista ele não vende nada: quem paga tudo é o Governo. Mino Carta é um exemplar humano da pior qualidade moral. Todos lhe rendem homenagem com medo, eu não! Eu o socorri na hora difícil e em várias oportunidades, mas nem por isso me calo, quando ele se vende cinicamente ao Governo.

E aqui faz reportagens... Vejam só, uma revista que tem poucas páginas dedica quase todas a ACM. Eu só posso ficar satisfeito. “O colapso Carlista na Bahia”, e ele pergunta isso ao Governador eleito, que nega na mesma revista. De modo que ele é desmentido pelo próprio Governador eleito, que é meu adversário - sou seu adversário, vou-lhe fazer oposição, não acredito no seu governo, até porque, quando Ministro, também não foi figura de destaque da República. Mas da maneira que ele me tratou - educadamente - vou tratá-lo; do mesmo modo, repito, educadamente, o que não faço com Mino Carta, porque Diogo Mainardi já provou que não há nenhum homem mais cínico, desonesto, capaz de tudo - até de ofender um filho doente de Diogo Mainardi.

Eu poderia falar de quanto sofreu o irmão de Mino Carta na mão dele e trazer as provas familiares, mas não o faço, pois essa é uma questão pessoal. Mino Carta não presta por si mesmo; não é preciso provar isso, porque já está provado: a revista prova mais que tudo. Esta é uma revista vendida, ou melhor, comprada pelo Governo corrupto de Luiz Inácio Lula da Silva, para gastar dinheiro à toa, e evidentemente ninguém a lê e lhe dá seriedade.

Querer competir com a Veja é engraçado, porque isso aqui não tem nem dez mil exemplares, e mandam para a gente de graça. De modo que Mino Carta é Mino Carta, o que significa: Mino Carta não tem lugar no jornalismo, e sim na sarjeta; esse é o seu lugar. Posso falar assim, porque não tenho rabo preso com ninguém. O que ele quer fazer, diz a reportagem, é retirar o nome do aeroporto de Salvador ou da avenida que tem o nome de Luis Eduardo, que foi sem dúvida o político contemporâneo mais importante do Brasil - claro que da sua geração; outros foram muito mais importantes do que ele, mas são de outra geração. Então, ele quer tirar o nome dele do aeroporto. Jaques Wagner disse que não votou. Votou. Por unanimidade, foi aprovado, na Câmara e no Senado, o nome de Luís Eduardo para o aeroporto de Salvador. A Mesa da Câmara jamais poderá colocar em votação, que dirá a do Senado. Logo, isso tudo é baixeza, mesquinhez; é estar a serviço do dinheiro sujo de um Governo corrupto.

Presidente Lula, mude os métodos. Enquanto o senhor estiver praticando esses atos, essas coisas, financiando ladrão, comprando parlamentar, seu nome, aos poucos, cairá no abismo em que caem sempre as pessoas que não cumprem com seus deveres e que não têm na moralidade seu método de ação. Tenho cansado de pedir isso ao Presidente Lula. Às vezes, ele faz um ar de bonzinho e muda alguma coisa, mas logo depois vem pior.

Será que ninguém hoje quer ser Presidente do PT? Ninguém! Vou ter de apelar para a grandeza do Senador Eduardo Suplicy, que é, sem dúvida, um Senador excelente, um homem capaz, sério e digno, para que S. Exª aceite. Aceite a Presidência do PT, imprima o seu ritmo!

Ele não vai gostar, mas enquanto V. Exª estiver lá, fará um bom trabalho em relação ao seu Partido. Será mais um serviço que V. Exª prestará ao Brasil: melhorar a qualidade do seu Partido, que cada vez piora mais. 

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Ah, com prazer.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Antonio Carlos Magalhães, divirjo de V. Exª na análise que faz do Governo do Presidente Lula, ao utilizar adjetivos com os quais não estou de acordo. Divirjo de V. Exª, ao avaliar, de maneira tão negativa, o jornalista Mino Carta. V. Exª sabe - porque conhece episódios da vida dele - que Mino Carta foi um dos principais jornalistas pioneiros neste Brasil e que, inclusive, ele foi responsável, como editor, da própria revista Veja. Ele trabalhou muitos anos na Abril; foi o editor responsável também pelo Jornal da Tarde e um dos criadores da revista ISTOÉ.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - E da República.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Perdão.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Da revista República.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Da revista República, que depois...

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Por aí V. Exª vê: foi em tantos e não ficou em nenhum, porque não presta!!

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Permita-me concluir.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Participou de todos e foi posto para fora, porque não presta; porque pegam as desonestidades dele!

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Eu conheço pessoalmente o jornalista Mino Carta.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Eu também o conheço, talvez mais do que V. Exª, porque já o ajudei, e V. Exª não o ajudou.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Sempre tive uma relação de respeito para com ele. Já encaminhei cartas à sua revista, inclusive à própria CartaCapital, quando houve uma matéria sobre a qual avaliei que seria importante prestar esclarecimentos, e assim por diante. Quero transmitir a V. Exª que não estou de acordo com o procedimento proposto de se modificar o nome do aeroporto de Salvador, que homenageia seu filho, o ex-Deputado e ex-Presidente da Câmara dos Deputados Luís Eduardo Magalhães. Quero dizer que, tendo conhecido o Deputado Luís Eduardo Magalhães, muitas vezes tive oportunidade de dialogar com S. Exª e também fui testemunha do respeito que teve de pessoas dos mais diversos partidos que conviveram com S. Exª, como, por exemplo, um dos principais Líderes do PT à época, José Genoíno, a própria Deputada Marta Suplicy e o Deputado João Paulo Cunha. Praticamente todos os Deputados do Partido dos Trabalhadores que conviveram com S. Exª - disso sou testemunha...

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Inclusive, Jaques Wagner.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Sim. Foram pessoas que mantiveram um diálogo de respeito para com S. Exª; muitas vezes divergiram, mas tiveram uma atitude positiva em relação a S. Exª. Quando do seu falecimento - que infelizmente aconteceu -, eu e muitos dos Parlamentares do PT estivemos nas homenagens no funeral.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Isso muito me comoveu e até hoje sou muito grato a V. Exª.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Avaliamos como justa quando foi apreciada a designação do nome de Luís Eduardo Magalhães aqui, no Senado, e na Câmara dos Deputados. Não vi qualquer objeção. Foi uma homenagem prestada adequadamente. O Governador eleito Jacques Wagner pode ter, como teve, durante essa eleição, tantas divergências com V. Exª, mas, neste aspecto, não acredito que S. Exª tomaria uma iniciativa desta natureza, de querer modificar o nome; até porque S. Exª certamente estará avaliando que aqui, no Congresso Nacional, essa seria uma iniciativa fadada a não ter aprovação. Discordo de uma parte daquilo que V. Exª falou, mas, neste aspecto, pelo menos, entendo que não há sentido em se querer fazer uma modificação. Outro dia, V. Exª mencionou que terá novamente sucesso na vida política baiana e brasileira graças ao fracasso de seus opositores. Permita-me aqui também discordar, democraticamente, mas estarei torcendo para que Jaques Wagner tenha muito sucesso em sua gestão. V. Exª poderá, com a sua formulação crítica, com as suas sugestões apontar caminhos ou erros, e assim por diante. Isso será natural e importante como opositor que V. Exª é. Mas avalio que se porventura desejar V. Exª ter novamente sucesso, não será por fracasso, e sim porque ele terá realizado um bom governo e eventualmente V. Exª possa até, já que é próprio da democracia, apresentar novas idéias, algo que porventura venha a entusiasmar o povo baiano.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Eu também torço. V. Exª fez um bom aparte.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - São observações que eu gostaria de transmitir a V. Exª.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Também torço, como V. Exª, para ele fazer um bom governo. Mas, infelizmente, não vai fazer. Fico com pena da Bahia e até de V. Exª. Torça; mas, não terá êxito. Já vivemos esse drama, e V. Exª está vendo aí que o Governador que há 16 anos V. Exªs elegeram é hoje o Ministro da Defesa. Hoje o problema da aviação no Brasil é de batida de avião por causa do Ministro da Defesa. Na Bahia, foi o mesmo desastre. Aqui é o apagão aéreo; na Bahia, foi o apagão total da administração pública.

De modo que, às vezes, há exceções, e boas, como o Prefeito de Belo Horizonte, o Governador do Acre. Enfim, há exceções, mas V. Exªs são bons de campanha, mas péssimos de governo. V. Exªs não sabem governar, não têm equipe. Infelizmente, isso é verdade, e não sou eu quem diz. V. Exª agora vai dialogar não comigo, mas com Ciro Gomes.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª me permite uma observação pequena, mas importante?

 O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Mas tenha paciência! Se for pequena, está certo.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Pode estar certo de que serão muitos aqueles que se disporão a presidir o Partido dos Trabalhadores.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - V. Exª aceita?

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Os que vão decidir são os mais de 800 mil filiados, próximos de um milhão de pessoas, que, normalmente, no Partido dos Trabalhadores, decidem por eleição direta.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Então V. Exª será eleito!

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Bem, haverá o momento certo.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Torço para isso.

Mas V. Exª agora vai discutir com Ciro Gomes. Ciro Gomes atacou o seu Partido, atacou a Petrobras, que ele mostrou que ser um antro de corrupção e de desacertos morais nesta entrevista que aqui está e que será toda transcrita. “Ciro ataca a economia e o PMDB”.

V. Exª é a favor da coligação ou não é? Ciro Gomes não é. Ciro Gomes, o homem mais importante - perdoe-me, não me leve a mal - do que V. Exª no governo passado do Lula. Era um homem da confiança. E ele está aqui atacando violentamente o PMDB, a Petrobras e o Governo, atacando os setores do Governo, e disse coisas inacreditáveis sobre a Petrobras quanto à moralidade, quanto à ação da Petrobras, quanto à perseguição da Petrobras com o Nordeste, quanto a Sérgio Gabrielli. Enfim, é uma tristeza!

Hoje, para dar mais razão ainda a Ciro Gomes, o próprio Presidente da Petrobras declara que vai aumentar o preço do gás. Eu tenho culpa? V. Exª tem culpa? Ninguém tem culpa de que Evo Morales dê dribles políticos e econômicos no Presidente Lula, e quem vai pagar é o povo com aumento do preço do gás. Não, isso não está certo, Senador! Não vamos fazer isso!

V. Exª não é a favor do aumento do preço gás - isso eu garanto -, mas ele vai ser aumentado, porque o Presidente da Petrobras disse que vai ter de aumentá-lo.

Que culpa temos nós, que não opinamos nada em relação a Evo Morales, que não fizemos nada no Gamecorp, que não tivemos nada a ver com esses assuntos e que estamos na situação vexatória de ver o povo enganado pelo Presidente Lula, que disse que não ia aumentar o preço do gás?! No entanto, saiu uma nota oficial da Petrobras, aumentando o preço do gás.

Peço a V. Exª, Senador Eduardo Suplicy, e até mesmo ao meu amigo Senador Sibá Machado, que atuem junto a Petrobras, para não fazer o povo sofrer com mais aumentos! O povo não agüenta mais! É a maior carga tributária do mundo: 38% já! É uma coisa muito triste.

Que bulam no Imposto de Renda. Menos mal, se for para taxar os ricos. Porém, os ricos não são taxados, porque os bancos são os que mais percebem lucros neste País e não são taxados. Quem é taxado é o povo, que, por deficiência de informação - para não dizer outra palavra pior -, vota no Presidente Lula.

Não estou atacando o Presidente Lula. Ele venceu as eleições - não tem dúvida - e vai governar, mas vai governar mal. Isso é que é pior. Por que não governa bem? Por que o Presidente não escolhe V. Exª para Ministro? Ou outros colegas aqui? Mas, não.

Há suspeita de todos em relação à Sudene. Na verdade, em todos os pontos, ninguém acredita neste Governo! Será possível que eu tenha de vir a esta tribuna todos os dias? E virei! Amanhã, novamente, mostrarei o atraso do País com relação até aos investimentos. Ainda hoje se diz que estão deixando de investir no Brasil. Isso vai significar desemprego e mais pobreza!

Oh, Senador, por favor, faça um programa para esse Presidente. Se o Guido Mantega não serve, ponha outro; se outro não serve, vá mudando, como mudou Berzoini, José Dirceu. Aliás, José Dirceu está voltando a ser o dono do PT. Não sei se V. Exª concorda, mas é o que a imprensa toda diz. Ainda hoje, saiu uma matéria extensa sobre isto: que ele tem uma parte da Bancada. V. Exª não é da Bancada de José Dirceu... V. Exª é da Bancada do Lula, eu acho. Faço questão de dizer, mas tem uma parte, não é?

De modo que essa confusão que os senhores estão fazendo na política nacional, até na formação de um Ministério, em que ele devia procurar os melhores do País, e todos aqui o apoiariam. Mas, não, fica querendo cooptar, cooptar sempre Parlamentares, seja daqui, seja da Câmara, para fazer mensalão, valerioduto e sanguessugas. Não, essa fase já passou; não pode ser mais. Ele se elegeu, ele enganou o povo, dizendo que não tinha nada com isso.

Enganou uma vez. Para que enganar a segunda? Que perversidade! Ah, Senador! Vamos trabalhar pelo Brasil. É muito mais importante trabalhar pelo Brasil do que querer agradar o poderoso do dia. Em 2010, ele não poderá mais ser candidato, a não ser que queira fazer como o Chávez. Aliás, diz-se que ele já está mancomunado com o Chávez para esses programas. Tudo é possível. Que ele é, evidentemente, liderado do Chávez não há dúvida. Na quinta-feira, Chávez veio aqui para lhe dar conselhos, para formar o Ministério. Ele não pode formar o Ministério sem falar com o Chávez.

De maneira que V. Exª veja a situação do Brasil. Nós estamos chegando a uma situação caótica. Cabe ao PT, o Partido do Presidente, o Partido que não tem Presidente, mas é do Presidente, fazer alguma coisa em favor do País. Por milagre, V. Exªs não soçobraram. Mas Veja V. Exª, a sua votação anterior em São Paulo e a atual. A diferença de votos. V. Exª que eu sei que em São Paulo é forte.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª me permite precisar a evolução? Em 1990, fui eleito com 4,201 milhões votos, 30% dos votos válidos; em 1998, com 6,718 milhões, 43% dos votos válidos e, agora, fui eleito com 8,980 milhões, quase 9 milhões, correspondentes a 47,8% dos votos. Portanto, houve um crescimento significativo.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - V. Exª quase perde a eleição para o Afif. O Afif só não ganhou a eleição porque não acreditou que ganhava. E V. Exª é um homem forte, o mais forte que tem no PT.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Antonio Carlos, mas eu tive mais 2,2 milhões em relação à eleição de oito anos atrás.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - O eleitorado aumentou...

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Mas há a proporção.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Se formos nessa proporção, todos aqui são bem abençoados pelo eleitorado...

Senador Suplicy, V. Exª é inteligente demais, mas não abuse da sua inteligência...

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Aguarde a designação dos ministros para fazer a análise do corpo ministerial.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) -...para não acreditar na inteligência dos seus colegas.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Aguarde a escolha dos ministros, porque aí V. Exª poderá fazer uma análise mais justa.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Vou aguardar com serenidade. No dia 3 ou 4 não deve haver sessão, mas, no dia da primeira sessão, direi aqui a V. Exª o que penso de cada um dos ministros, com a ficha corrida de todos eles. Eu poderei até ajudar nisso o Presidente Lula. Fique certo de que já estou preparado.

Sr. Presidente, agradeço a V. Exª a sua bondade, dizendo ao mesmo tempo: vamos nos unir cada vez mais no Congresso Nacional; se nós nos unirmos, seremos fortes e impediremos que os erros do Lula se multipliquem. Se não nos unirmos e deixarmos haver a cooptação, vamos ter mensalão, valerioduto, sanguessuga e outras novidades que estão surgindo neste País e que ainda estão ocultas. Mas virão a público, porque nós estaremos alerta, vigilantes, nesta tribuna, para dizer ao povo brasileiro o Governo do Presidente Lula o que está fazendo com o Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/12/2006 - Página 36946