Discurso durante a 205ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura do artigo da autoria de S.Exa., intitulado "Lula é o próprio buraco negro".

Autor
Almeida Lima (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Leitura do artigo da autoria de S.Exa., intitulado "Lula é o próprio buraco negro".
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2006 - Página 38473
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, ORADOR, CRITICA, INCOMPETENCIA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, INEFICACIA, SOLUÇÃO, CRISE, TRAFEGO AEREO, SEGURANÇA PUBLICA, SAUDE, IMPUNIDADE, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REU, CORRUPÇÃO.
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, REPUDIO, RELATORIO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), CRISE, CONTROLE, TRAFEGO AEREO.
  • ADVERTENCIA, NECESSIDADE, FISCALIZAÇÃO, ATUAÇÃO, GOVERNO, COBRANÇA, EMPENHO, SOLUÇÃO, PROBLEMAS BRASILEIROS.

O SR. ALMEIDA LIMA (PMDB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, povo brasileiro, como costumeiramente faço, escrevi, na última semana - na sexta-feira, mais precisamente - um artigo que foi publicado por alguns veículos de comunicação, sob o título “Lula é o próprio ‘buraco negro’”, cujo teor passo a ler:

A Física chega às suas conclusões através de observações e testes aplicados de acordo com o método científico que lhe é próprio. Por surpreendente, jamais poderia imaginar que uma ciência como a Física, que emite os seus conceitos, teorias e leis baseando-se na Matemática e na Lógica, fosse servir de base para a definição do caráter de um ser humano, pois, para tal hipótese, sempre nos valemos das ciências humanas e sociais ou até mesmo da própria Filosofia.

À vista disso, para a Física, Buraco Negro “é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte, que nada sai dessa região, nem mesmo a luz”. Assim é o Presidente Lula da Silva e, por conseguinte, o seu próprio desgoverno. A ausência visível de massa, sobretudo cefálica, e de qualquer luz são os caracteres individualizadores dessa gente. Daí poder afirmar que Lula da Silva é o próprio Buraco Negro, na definição científica da Física, que, neste caso, aplica-se à ciência e à filosofia políticas.

A deformação moral e a falta de inteligência (de luz) do Governo Lula da Silva já produziram alguns apagões no País [já produziram alguns Buracos Negros]. O pior deles foi a própria decadência moral a que chegou a sociedade brasileira, aguçada a níveis elevadíssimos nesse período de quatro anos de Governo do Partido dos Trabalhadores, o que necessitará de grande reação, por longo tempo, da parcela social não-infectada, ou pouco infectada, além de enormes investimentos materiais e humanos em educação, em assistência e em repressão, se quisermos alcançar níveis suportáveis de convivência social, dada a degeneração em que já nos encontramos. Se o padrão moral brasileiro já não tinha o vigor ético indispensável, foi sucumbido pela força gravitacional desse Buraco Negro que é o Governo Lula da Silva.

Essa força que destrói nossas boas referências é a mesma que devasta a capacidade da Nação e do próprio País [Brasil] de produzir e de se superar. O País retroage. O Governo Lula da Silva travou a evolução do País. Num cenário mundial favorável [que vivenciamos hoje], onde todos os países emergentes crescem a taxas satisfatórias, o Brasil é o lanterninha. As nossas relações externas limitam-se aos países cujos chefes de Estado e de Governo são caolhos e não enxergam que precisamos estabelecer relações amplas, sobretudo para atender às políticas de diminuição das desigualdades sociais e regionais [as que encontramos não apenas em nosso País, Brasil, mas, sobretudo, nesses países da América Latina a que me refiro].

Quatro anos de desgoverno somados a mais quatro anos serão suficientes para pôr o Brasil definitivamente no estaleiro. Os portos não são modernizados, e não existe uma política para as hidrovias e ferrovias, enquanto as estradas representam uma calamidade vergonhosa para a reputação do nosso País. Só faltava o apagão aéreo, mas ele já está aí para não haver exceção à regra. Vergonhoso o desfile de Ministro e de comandante patéticos e atabalhoados, incapazes de uma ação resolutória; de Ministro arrogante e mentiroso transferindo os problemas para terceiros; de Parlamentares do PT dissimulando os fatos como se os problemas só tivessem sido detectados após o fatal acidente que vitimou 154 pessoas. Internamente [dentro do Governo], o problema era do conhecimento de todos, e, mesmo assim, no dia 20 de julho passado, 72 dias antes do fatal acidente, fiz um pronunciamento, denunciando e prevendo acidentes e o colapso que vivenciamos hoje, e este Governo autoritário procurou não tomar conhecimento, e o pior aconteceu [daí considerarmos este Governo o próprio Buraco Negro].

Que o povo brasileiro não tome como surpresa o apagão em energia e o caos mais ampliado ainda na saúde, como já ocorrem em outros setores, a exemplo da segurança pública [quando escrevi este artigo não tinha tomado conhecimento do assalto, no Rio de Janeiro, à Ministra, Presidente da mais alta Corte de Justiça do País; que vergonha!], pois esta é a prática de um Governo autoritário e prepotente, que não ouve a sociedade e que, no Parlamento, só se relaciona com a oposição na base do confronto ou da cooptação. De fato, um Governo sem luz e atroz como o próprio Buraco Negro.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, povo brasileiro, disse, no início deste pronunciamento, que jamais poderia imaginar que um conceito próprio da Física - ciência que estabelece suas leis, teorias, conceitos e definições, por intermédio de métodos matemáticos e da própria lógica - servisse para bem caracterizar o comportamento humano, melhor estabelecido pelas Ciências Humanas e Sociais, a exemplo da política ou até mesmo da própria filosofia política.

Quando a Física define o que vem a ser buraco negro pela sua força gravitacional - cuja massa é atraída em velocidade superior à da luz, até porque esta não é sequer vista por quem está de fora, cuja velocidade gravitacional é superior a ela -, usa-se desta Ciência para bem definir e caracterizar este Governo como sendo o próprio buraco negro, de onde não sai sequer a própria luz, um Governo sem a menor competência para resolver problemas. Mesmo que não tivessem tido conhecimento da existência desse problema - o que não é o caso -, foram incompetentes, e à incompetência soma-se a irresponsabilidade, o que se transforma numa postura criminosa. Ou V. Exªs poderão dizer diferente ao que aconteceu com 154 pessoas que perderam suas vidas, embora este Governo tivesse sido previamente advertido?

Ontem, ainda tivemos a oportunidade de ver Ministro querendo reprimir a ação de Ministros do Tribunal de Contas da União, por meio de entrevistas, que demonstram a fragilidade, a fraqueza e a tibieza do Ministro da Defesa, Sr. Waldir Pires, que quis se atribuir a autoridade de Ministro da Defesa, a fim de, ao vivo, para todo o Brasil, passar reprimendas ao Ministro do Tribunal de Contas da União, que cumpriu seu papel de mostrar ao povo brasileiro a irresponsabilidade do Governo pela ausência de investimentos num setor da mais alta importância, advertido que foi, por diversas vezes, inclusive por mim, da tribuna desta Casa.

Se V. Exªs imaginam que esse é o único apagão, além de muitos que já tivemos, enganam-se! Que o povo brasileiro se prepare, pois serão mais quatro anos de Governo, de buraco negro, de apagão, além do que já presenciamos, hoje, a exemplo da segurança, da saúde! Não temos conhecimento de política séria neste Governo que venha exatamente a atender aos anseios do povo brasileiro.

Não obstante, inúmeras vezes, estamos vendo e ouvindo Parlamentares passarem pela tribuna do Senado e da Câmara dos Deputados a mostrar, passando em revista, números e mais números da grandiosidade deste Governo, quando, na verdade, não correspondem à realidade vivida, presenciada no dia-a-dia em nosso País.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, mais uma vez, venho à tribuna com um objetivo muito claro, estabelecendo essa comparação, que entendo apropriada, que entendo oportuna, para mostrar à sociedade brasileira que é preciso continuar alerta, que é preciso continuar de atalaia, vigilante. Com problemas como esse que estamos vivendo, pela maneira como o Governo e suas ações são conduzidas, pela lógica, não chegaremos a outro lugar. Tentamos solucionar problemas, quando outros estão chegando para novas soluções, criando gravíssimos problemas para nossa sociedade.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, era o que tinha a dizer na tarde de hoje, para, com certeza absoluta, adiante, cobrar providências daqui mesmo, desta tribuna, neste plenário.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2006 - Página 38473