Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Despedida do Senado Federal, ao final do mandato de S.Exa. como Senador da República.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Despedida do Senado Federal, ao final do mandato de S.Exa. como Senador da República.
Aparteantes
Aelton Freitas, Antero Paes de Barros, Antonio Carlos Magalhães, Antonio Carlos Valadares, Eduardo Suplicy, José Sarney, Luiz Otavio, Lúcia Vânia, Ney Suassuna, Sibá Machado, Valter Pereira.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39544
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ANUNCIO, CONCLUSÃO, MANDATO, BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, DEFESA, INTERESSE, POPULAÇÃO CARENTE.
  • COMENTARIO, VISITA, ESTADOS, OPORTUNIDADE, CONHECIMENTO, SITUAÇÃO, POPULAÇÃO CARENTE, REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO MISTA, CRIAÇÃO, FUNDO ESPECIAL, COMBATE, POBREZA, FIXAÇÃO, PERCENTAGEM, INVESTIMENTO, ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APOIO, MATERIA, POLITICA SOCIAL, ERRADICAÇÃO, FOME, MISERIA.
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, DEFESA, SAUDE PUBLICA, SEGURANÇA PUBLICA, APOIO, PROGRAMA, CRIAÇÃO, EMPREGO, ESTADO DE GOIAS (GO), AUMENTO, RECURSOS, FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO CENTRO-OESTE (FCO), DESENVOLVIMENTO, SETOR, PRODUÇÃO, MELHORIA, REDUÇÃO, CUSTO, SISTEMA DE TRANSPORTES, CONSTRUÇÃO, HIDROVIA, FERROVIA, OBJETIVO, CRESCIMENTO ECONOMICO, ESPECIFICAÇÃO, ATIVIDADE RURAL.
  • DEFESA, MORAL, ETICA, POLITICA, NECESSIDADE, REFORMA POLITICA, FIXAÇÃO, FIDELIDADE PARTIDARIA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PERIODO, CRISE, SUSPEIÇÃO, CORRUPÇÃO, DISPONIBILIDADE, ESCLARECIMENTOS, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
  • AGRADECIMENTO, APOIO, POPULAÇÃO, ESTADO DE GOIAS (GO), RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, SERVIDOR.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vejo se aproximar o final de meu mandato nesta importante Casa, tomado por dois sentimentos: de um lado, o sentimento do dever cumprido, a certeza de que lutei no período em que aqui estive, dentro do limite de minhas forças, pelas teses, pelos projetos e pelos ideais em que acredito, alcançando êxito em muitos deles; de outro, um sentimento de tristeza por deixar o convívio de tão importantes pares, políticos de qualidades inequívocas que aqui estão pelo mérito pessoal de cada um. Deixarei o Senado, mas manterei amizades e relacionamentos que me engrandecem.

Fiz dos oito anos em que aqui estive um momento único e de trabalho em favor das pessoas, especialmente das mais pobres, razão maior de minha vida política. Minhas posições, meus gestos, meus votos, sempre foram colocados de forma clara e transparente. Meus projetos e minhas atitudes pesadas e colocadas sob o parâmetro da vontade popular. Sempre entendi a política como a arte de bem servir ao povo, nada mais. Nisso nunca aceitei transigir. E aqui neste Senado todos os meus dias e atos foram pautados por essa irrefutável verdade.

O primeiro projeto que apresentei foi para exigir que os governos se obrigassem a investir pelo menos 5% do Orçamento em projetos de combate à fome e à pobreza. A partir de uma iniciativa acertada do Senador Antonio Carlos Magalhães, esse e outros projetos semelhantes foram juntados e transformados no Fundo de Combate à Pobreza. Tive a grata satisfação de presidir a Comissão Mista que trabalhou e criou esse Fundo. Foi um dos momentos mais importantes que vivi nesta Casa.

Andamos pelo Brasil afora, sentindo de perto os problemas enfrentados pelas famílias mais carentes deste País. Na Zona da Mata de Pernambuco e nas Alagoas; na periferia da importante São Paulo e no Vale do Jequitinhonha em Minas, e aqui no meu Estado de Goiás, no Entorno de Brasília, região vítima do progresso, carente como muitas do Brasil. Regiões pelas quais é preciso se olhar com muito carinho e atenção.

Em todos esses lugares, encaramos a fome, a falta de emprego, a miséria absoluta, reforçando a nossa convicção de que é preciso, sim, socorrer quem passa fome, e não apenas com medidas estruturantes, mas com medidas de emergência, porque a fome não espera. Ela mata.

Confesso que me emocionei quando, ao final de meses de trabalho, concluímos e aprovamos o Fundo de Combate à Pobreza, que hoje sustenta importantes programas sociais. Confesso que me emociono ainda hoje quando deparo com famílias atendidas por programas financiados por esse Fundo. O nosso trabalho foi importante, mas é preciso reconhecer que a sensibilidade do Presidente Lula foi fundamental. De nada adiantaria criar o Fundo se o Governo Federal desconhecesse a importância dos projetos de combate à fome e à miséria.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o nosso trabalho e a nossa atuação foram além; apoiamos projetos e verbas para programas relacionados a graves problemas, como a saúde e a segurança. Ajudamos em programas e projetos de geração de emprego em Goiás quando duplicamos os recursos destinados ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste, voltado para o fomento do setor produtivo, que emprega e dá dignidade às pessoas.

Aqui gritei em favor da melhoria do sistema de transporte, pela recuperação da malha viária que agora, finalmente, recebe um programa concreto de recuperação. Defendi a criação dos novos modais de transporte, mais baratos e mais eficientes. Foi assim na luta por hidrovias e pela construção das ferrovias Leste-Oeste e Norte-Sul, cujas obras se aceleraram no Governo Lula.

Criar mecanismos mais eficientes de transporte é diminuir o custo Brasil, dar mais competitividade aos produtores rurais e à indústria. É gerar mais empregos e fazer crescer a economia. E não há como falar em crescimento econômico se não levarmos em conta o setor rural. É preciso que sejam tomadas medidas de longo prazo para dar segurança aos produtores.

Medidas como o Seguro Rural, que tanto defendi nesta Casa, mas que ainda não se tornou realidade; uma política agrícola de longo prazo, que permita o planejamento de quem planta e produz. Inclusive preço mínimo para os produtos e insumos genéricos e também o zoneamento agrícola.

Os números não mentem. O setor produtivo rural é essencial para que o Brasil possa galgar índices mais expressivos de crescimento econômico.

Outro capítulo importante de minha passagem pelo Senado foi a nossa luta pela moralização, pela ética na política. Aprovamos vários projetos, mas agora é preciso fazer a reforma política urgentemente, instituir a fidelidade partidária, cuja ausência é ponto de partida de escândalos e corrupção.

 

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Senador Maguito Vilela, eu não queria interromper V. Exª, pelo brilhante discurso que V. Exª faz, pelo seu brilhantismo.

Mas, antes de passar circunstancialmente a Presidência ao Senador Mão Santa, quero dizer que todos nós aqui na Casa temos muito respeito por V. Exª, que é meu amigo pessoal, é um grande homem público, governou da melhor maneira possível o seu Estado; foi, durante todos os meses, em todas as pesquisas de opinião pública, o governador mais bem avaliado; é ex-presidente nacional do PMDB, vice-presidente do partido, presidente agora do PMDB de Goiás, um homem público correto, limpo, sempre fez do seu mandato um instrumento em defesa do povo brasileiro, em defesa do povo de Goiás, e ajudou sobretudo, pessoalmente, nos avanços sociais que nós tivemos no Brasil: no Fundo de Pobreza, responsável em grande parte pelo Bolsa Família, cuja respectiva medida provisória tive a honra de relatar no Senado Federal.

V. Exª vai com a certeza de que continuará prestando relevantes serviços à vida pública nacional. Temos muito respeito e muito orgulho de V. Exª.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Obrigado, Sr. Presidente.

Agradeço muito as palavras de V. Exª e ainda farei menção, ainda no meu pronunciamento, sobre a atuação de V. Exª na Presidência desta Casa.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, outro capítulo importante de minha passagem pelo Senado foi a luta pela reforma política, que, espero, seja concluída, assim como espero que sejam instituídos o financiamento público de campanha e o voto distrital misto, além de mecanismos para facilitar a fiscalização da origem e aplicação de recursos de campanhas milionárias, que tornam as disputas desiguais, tolhendo um dos pilares da democracia. É preciso acabar com o instituto da reeleição, outro câncer da política que também dá margem à corrupção e inibe a renovação.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Maguito Vilela, V. Exª me concede um aparte?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Com muita honra, ouço o Senador Eduardo Suplicy.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Maguito Vilela, quero cumprimentá-lo pelo extraordinário trabalho desenvolvido durante esses anos em que fomos colegas e dar, mais uma vez, o meu testemunho a respeito de como V. Exª se conduziu tão bem em inúmeros episódios. Dentre eles, cito a Presidência da Comissão Mista do Combate à Pobreza, em função da qual viajamos juntos pelo Brasil, conforme V. Exª há pouco relatou, seja na Zona da Mata, na periferia de São Paulo, no interior do Estado de Alagoas ou em outros pontos. Ali pudemos realizar um diagnóstico muito importante, sempre contando com a presença da nossa Relatora e colega, atual Ministra Marina Silva. As conclusões do nosso relatório foram muito importantes para a criação do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, de iniciativa do Senador Antonio Carlos Magalhães, que foi objeto de uma das conclusões e, de alguma maneira, passando por tudo aquilo que estávamos examinando. Além de ouvirmos pessoas especializadas no assunto, como economistas do Ipea e outros, tivemos um depoimento, de grande valia histórica para nós, do grande professor Celso Furtado, em dezembro de 2000, em sua própria residência, quando apresentou o diagnóstico que fez sobre como combater a pobreza e a desigualdade em nosso País. Quero também manifestar a minha afinidade com V. Exª em tantos dos temas que aqui tem trazido no que diz respeito à reforma política, à transparência das receitas e dos gastos de campanha eleitoral, ao financiamento público de campanhas e à sua batalha para que não se cometam abusos como os que muitas vezes têm caracterizado as eleições; a minha afinidade com V. Exª na sua batalha contra o direito de reeleição dos que estão em postos executivos, também para que possamos ter eleitos os Senadores suplentes, como o são os titulares, e para que até mesmo o nosso mandato de Senador possa também ser de quatro anos, e assim por diante. Cumprimento-o. Tenha certeza, Senador Maguito Vilela, de que V. Exª ainda tem um grande papel a desempenhar em Goiás e no Brasil. Desejo-lhe toda sorte. Muito obrigado.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª pelo aparte, Senador Eduardo Suplicy, um dos homens públicos mais respeitados deste País pela sua coerência, pela sua fidelidade às suas idéias e ao seu partido e que é, sem dúvida alguma, referência da política brasileira não só para o nosso País, como para muitos outros países. V. Exª tem meu maior respeito e minha maior admiração. Agradeço-lhe muito.

Ouço o aparte do ilustre Senador Valter Pereira, representante do Mato Grosso do Sul.

O Sr. Valter Pereira (PMDB - MS) - Senador Maguito Vilela, somos antigos militantes do PMDB e somos vizinhos de Estado. Digo a V. Exª que o peemedebista enxerga em V. Exª um dos melhores quadros, um homem público que orgulha o seu partido e os seus militantes. Tenho certeza de que esse orgulho decorre das suas passagens pela Câmara dos Deputados, na Constituinte - na qual tivemos o prazer de conviver -, pelo Governo do Estado, no qual deixou uma marca indelével de uma grande administração, e pelo Senado, onde abraçou só boas causas. De sorte que entendo seu pronunciamento como um anúncio de férias, que V. Exª vai tirar para retornar à vida pública brevemente. Num país como o Brasil, contaminado por tantas lideranças comprometidas e que têm causado grandes desapontamentos na sociedade, uma liderança como V. Exª não pode efetivamente ficar fora da atividade política. Ao cumprimentá-lo pela despedida, que interpreto como um anúncio de férias, digo-lhe que já estamos antevendo o calendário do seu retorno à cena política, para orgulho do povo de Goiás, para orgulho do PMDB e para orgulho do nosso País.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª, Senador Valter Pereira, companheiro, colega de Assembléia Nacional Constituinte, em que V. Exª brilhou. Recentemente, V. Exª chegou a esta Casa, sucedendo o imortal e saudoso Ramez Tebet, e, em poucos dias, já disse a que veio. Está brilhando com suas idéias, seus pronunciamentos, suas propostas, relatando a criação da Sudeco - Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste. Sei que V. Exª será uma alavanca importante do Centro-Oeste brasileiro nesta Casa. Muito obrigado pelo aparte de V. Exª . Concedo um aparte ao ilustre Senador Sibá Machado.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Obrigado, Senador Maguito. Falo, com certeza, pelo sentimento já expressado pelo Senador Eduardo Suplicy por toda a nossa Bancada, pelo respeito que temos por V. Exª, e faço aqui, com certeza, uma fala que acredito que o Presidente Lula faria também, porque V. Exª ajudou demais o Governo do Presidente Lula durante esse período. Com absoluta certeza, ele está muito agradecido pelo trabalho de V. Exª. Felizmente - ou infelizmente -, a população brasileira tem o direito de escolher a forma melhor e as pessoas para determinados períodos da sua representação. E fizeram uma escolha diferenciada lá em Goiás. Mas eu acredito que, pela preparação que V. Exª tem, uma série de novos caminhos se abrirão. Eu ainda acho que o Senado Federal deveria lembrar o nome de V. Exª para um desafio no Tribunal de Contas da União, tendo em vista que a Câmara tomou outra decisão lá, diferente da nossa - e respeitamos, tem autonomia para tal -, mas acredito que, neste momento, deveremos fazer aqui uma lembrança nesse sentido. Se porventura também estiver aqui durante esse período, ficaria muito honrado de poder colaborar naquilo que eu puder, para que V. Exª vá prestar um grande serviço à Nação, num outro patamar de trabalho. Portanto, fica aqui um abraço da nossa Bancada, o nosso respeito e admiração pelo trabalho que V. Exª desenvolveu aqui.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª, Senador Sibá Machado, digno e honrado defensor do Estado do Acre e defensor do Brasil e do povo brasileiro. V. Exª tem se portado aqui como homem público íntegro, correto, da maior grandeza política. Muito obrigado.

Concedo um aparte ao Senador Antero Paes de Barros.

O Sr. Antero Paes de Barros (PSDB - MT) - Senador Maguito, quero abraçá-lo e dizer que a juventude de V. Exª permite que seja previsível sua permanência no cenário político do Estado de Goiás. Tenho certeza absoluta de que V. Exª não deve se arrepender da lealdade com que tratou a sua sucessão ao Governo de Goiás. V. Exª era governador à época e, em sua sucessão, honrou a palavra empenhada com o hoje Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, como V. Exª, ex-Senador da República. Perder ou ganhar na política é um fato absolutamente normal. Também já perdi, também já ganhei e acho que esse é um fato da vida pública, da vida política. Feliz é o político que pode perder. Aliás, só deve estar na política quem pode perder e quem pode ganhar, quem pode voltar para casa e exercer suas atividades; do contrário não seria uma boa causa pública. Eu quero lhe dizer, neste pronunciamento que V. Exª caracteriza como sendo de despedida do Senado, que, com muita sinceridade, torço por sua permanência na política brasileira, na política de Goiás. Espero que o Presidente Lula erre menos no segundo mandato, porque já errou demais no primeiro, e espero que, em havendo uma coalizão, como ele anuncia que haverá, com o PMDB, que tenha proposta, que tenha projeto. Como o Brasil inteiro sabe, V. Exª é um dos homens honrados do PMDB e pode ajudar muito o seu partido e o Brasil. Mas eu não tenho nenhuma dúvida de que V. Exª ainda vai participar de muita disputa política neste País e no seu Estado de Goiás. A sua voz aqui, eu sou testemunha, sempre foi uma voz em defesa do desenvolvimento do Centro-Oeste, de apoio aos produtores rurais, área que continua merecendo ser mais bem olhada pelo Governo brasileiro. Sucesso a V. Exª nos seus novos passos!

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª, Senador Antero Paes de Barros.

V. Exª é um intransigente defensor da nossa região, do Centro-Oeste, e é também um homem público honrado, correto. V. Exª tem disputado eleições, tem vencido e também tem sofrido alguns reveses, mas todos nós reconhecemos suas qualidades de homem público íntegro, idealista, que sempre soube corresponder aos votos que recebeu no seu querido Estado de Mato Grosso.

Saio daqui muito tranqüilo, sabendo que o Centro Oeste, com o Senador Antero, o Senador Valter, o Senador Jonas, com a Senadora Lúcia Vânia, com o Senador Demóstenes, estará extremamente bem representado e terá defensores. Quero crer que essa região ainda será muito bem vista pelo Governo Federal. O Centro-Oeste poderá ser a grande alavanca deste País.

Continuando aqui o meu pronunciamento, quero dizer que avançamos muito nesta legislatura, especialmente no combate ao caixa 2. Mas é preciso ir além. Os novos senadores e deputados terão a missão difícil, mas fundamental e inadiável, que será a finalização da reforma política. Com uma reforma política verdadeira, certamente não teremos a necessidade de tantas CPIs, como vivenciamos nesta Casa. Mas é preciso que se diga que foram CPIs fundamentais. Aliás, nesse ponto reside mais uma qualidade do Presidente Lula, que o diferencia como um grande estadista. Em todos os momentos críticos, ele não se furtou em enfrentar as CPIs, um caminho bem mais difícil do que simplesmente empurrar denúncias para debaixo do tapete.

Durante todo o meu mandato, mantive a minha coerência. Apoiei e assinei todos os pedidos de CPI. Participei de várias delas, inclusive como vice-presidente da CPI dos Correios.

A reforma política pode evitar a corrupção e a necessidade de tantas CPIs no nosso País. Mas é bom que se diga que, enquanto for necessário, certamente é muito melhor para o País ter CPI do que esconder a sujeira e os desmandos.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como Senador, enfrentamos muitas lutas nacionais nesta Casa, mas, em momento nenhum, deixei de lado o fato motivador do meu trabalho, o meu querido Estado de Goiás.

A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senador Maguito Vilela, V. Exª me permite um aparte?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Com muita honra, Senadora Lúcia Vânia.

A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senador Maguito, quero cumprimentá-lo e dizer que V. Exª representou aqui o Estado de Goiás, durante esses oito anos, fazendo um trabalho em prol da região Centro-Oeste, em prol do nosso Estado. Quero desejar-lhe muito sucesso na sua vida futura. Tenho certeza de que, como é jovem, tem muito ainda a oferecer a este País, com sua experiência de ex-governador, com sua experiência de oito anos no Senado da República, com sua experiência como deputado federal e deputado estadual. E o Estado de Goiás não pode prescindir de lideranças que ajudaram a construir o estágio de desenvolvimento que nós atingimos. Leve o meu carinho, o meu abraço, em meu nome e em nome de todos os companheiros aqui do Senado, companheiros do Estado de Goiás.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª, Senadora Lúcia Vânia, defensora intransigente do Estado de Goiás, defensora intransigente do Brasil, das causas mais nobres deste País. Acompanho a sua trajetória. Como Deputada Federal, foi uma das mais brilhantes de toda a história do nosso Estado. Como Senadora, tem honrado e dignificado todos os goianos, todos os brasileiros. O trabalho de V. Exª nos dá tranqüilidade para os próximos quatro anos no que diz respeito à representação de Goiás, do Centro-Oeste e do Brasil.

Muito obrigado.

Concedo o aparte, com muita honra, ao ilustre ex-Presidente da República José Sarney.

O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Senador Maguito Vilela, quero prestar ao querido colega a minha homenagem e oferecer meu testemunho de que a sua presença nesta Casa foi sempre a presença de um Senador aplicado, trabalhador, presente nos debates nacionais, nos debates que se referiam a problemas do seu Estado. Grande defensor que V. Exª sempre foi de Goiás, em todos os momentos, em todos os instantes, contribuiu muito para que Goiás tivesse a visibilidade nacional que tem hoje. Ao mesmo tempo, há obras que V. Exª ajudou a levar, projetos que V. Exª ajudou a construir para o Estado de Goiás. Quero dizer, em nome de todos nós, que a Casa deixa de ter a contribuição de V. Exª. Mas nós, políticos, não temos que oferecer despedidas nem oferecer adeuses. Vivemos novas etapas de nossas vidas. Tenho absoluta certeza de que V. Exª continuará a sua brilhante trajetória. É muito jovem e, sem dúvida nenhuma, um grande futuro ainda está presente durante a sua vida. Apenas temos que testemunhar o que V. Exª representou no seu período de Senador aqui nesta Casa. Receba o meu abraço, e quero reiterar a minha amizade, a minha admiração, o meu carinho e a minha estima por V. Exª.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito ao querido Presidente Sarney. V. Exª sempre foi a voz sábia deste Parlamento. Político de atuação destacada e destemida. Como Presidente da República, honrou todos os brasileiros, honrou o Brasil e, sem dúvida alguma, é a maior expressão política do nosso Partido aqui no Senado. As palavras de V. Exª me honram sobremaneira.

Continuando, gostaria de dizer que em cada ação e em cada projeto que aqui apresentei estava estampada a minha preocupação com o Estado e com os goianos. Na luta em favor dos agricultores e pecuaristas, ao cerrar fileiras com os prefeitos em favor de uma distribuição mais justa dos tributos arrecadados, ao me posicionar contra a alta carga tributária brasileira, ao brigar pela melhoria das rodovias federais, em cada gesto, em cada palavra, Goiás estava no centro das minhas prioridades. Foi assim nas emendas que levaram recursos para a duplicação de rodovias, como a Goiânia-Brasília e a Goiânia-Itumbiara; para o contorno de Rio Verde, Jataí, Catalão, e tudo em conjunto com os senadores e com os deputados federais de Goiás; para as obras viárias em Anápolis; para o projeto de duplicação da BR-060, de Goiânia a Jataí, cujos estudos estão em andamento no Ministério dos Transportes, aliás, de Goiânia a Santa Rita do Araguaia. Foi assim com os recursos destinados ao turismo, à saúde e à segurança. Ou ainda quando conseguimos duplicar os recursos para o FCO e recriar a Sudeco - Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, que tão importante será para Goiás. Essas lutas foram da Senadora Lúcia Vânia, do Senador Demóstenes, dos ex-Senadores Mauro Miranda e Iris Rezende, e também dos Senadores do Centro-Oeste, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. Lutamos pela Norte-Sul, pelo gasoduto e pelo alcoolduto. Lutamos pelos mais pobres, com o Fundo da Pobreza e mais recursos para o Entorno de Brasília. Como foi desde sempre, Goiás esteve e sempre estará no centro das minhas preocupações.

O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - V. Exª me concede um aparte, Senador Maguito?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Com muito prazer, concedo um aparte ao ilustre Senador Antonio Carlos Valadares.

O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Senador Maguito Vilela, desde já eu gostaria de manifestar meu sentimento - e tenho certeza de que é de toda esta Casa - de que sua figura monumental, como parlamentar, exemplo e padrão, vai fazer muita falta ao Senado Federal, primeiro, por sua coerência, por seu devotamento às causas sociais, pela lisura de seu passado e no exercício da função nobilitante de Senador da República. V. Exª nesta Casa é exemplo dignificante, que traz energia positiva e ensinamentos. Seus projetos e seus pronunciamentos sempre têm a preocupação com os mais humildes, com as populações sofridas de todas as regiões do Brasil, não só do seu Estado, que V. Exª muito bem representa nesta Casa, mas da população de todo o Brasil, que acompanhou o seu trabalho e o admira por tudo quanto V. Exª é como pessoa, sempre cordial com seus companheiros, com seus colegas, sempre atencioso, um verdadeiro cavalheiro, um homem de bem que merece nosso apreço, nosso respeito e a nossa amizade. Portanto, do meu ponto de vista, o sentimento coletivo desta Casa é o da falta de um Senador que pontificou pelo trabalho, pela honestidade e pela devoção ao povo do Brasil. As minhas homenagens e o desejo de que V. Exª consiga realizar fora do Senado todos os sonhos que, até agora, não conseguiu realizar, mas certamente ainda vai realizar, porque ainda é muito jovem, e o povo, um dia, fará a V.Exª justiça. E naquilo que depender do seu amigo Senador Valadares, conte comigo para valorizar e dar força à sua carreira política, que merece o nosso apreço e a nossa solidariedade. Agradeço a V. Exª.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Recolho o aparte de V. Exª para minha honra e agradeço muito as palavras elogiosas, generosas de V. Exª. Quero dizer também da minha admiração, do meu respeito pela sua trajetória política, ex-Governador de Sergipe, Senador brilhante, de idéias claras, transparentes, um homem extremamente coerente. A amizade de V. Exª me honra bastante nesta Casa, e eu agradeço muito o aparte.

É a cada goiano que dirijo os meus sinceros agradecimentos porque os goianos me fizeram vereador, deputado estadual, federal, vice-governador, governador, senador da República. É por eles que aqui estou e que sigo na vida pública. É a cada goiano que dirijo os meus sinceros agradecimentos, a cada jovem, criança, pai e mãe de família de Goiás, que acreditaram no meu trabalho. Aos meus conterrâneos de Jataí, minha terra natal, e a todos os meus irmãos do sudoeste, aos meus amigos do norte e do nordeste goiano, onde sempre tive um forte apoio, aos homens e mulheres do sul e sudeste do Estado, à nossa querida Goiânia e às cidades importantes que a rodeiam. A cada goiano o meu sincero muito obrigado. Sou o que sou pelo apoio de vocês e ao lado de cada um sempre estarei.

Agradeço a todos os colegas do Parlamento pela convivência amiga e democrática, como o Presidente Renan Calheiros, grande amigo e grande companheiro político; os ex-presidentes desta Casa, Senador Antonio Carlos Magalhães, Senador Ramez Tebet, de saudosa memória; o nosso querido companheiro José Sarney, volto a repetir, voz sábia neste Parlamento, político de atuação muito destacada dentro e fora do nosso País, um homem que honra a nossa política e a nossa cultura como escritor reconhecido hoje em todo o mundo; os meus companheiros de Goiás - Senadora Lúcia Vânia e Senador Demóstenes Torres, companheiros que têm honrado e dignificado Goiás e todos os goianos; os ex-Senadores Íris Rezende e Mauro Miranda, a todos os amigos daqui do Senado - Senador Eduardo Suplicy, Aloizio Mercadante, político de rara inteligência e habilidade; a nossa querida Senadora Heloísa Helena, o grande amigo de várias jornadas, Mão Santa, um grande Senador do Nordeste. Enfim, todos os Senadores - Senador Luiz Otávio, Senador Sibá Machado - eu os cito nominalmente, aqui, no meu pronunciamento, e não vou ser repetitivo para não ser muito longo, mas quero conceder um aparte ao meu ilustre amigo, Senador Luiz Otávio.

O Sr. Luiz Otavio (PMDB - PA) - Senador Maguito Vilela, além da amizade e da consideração que tem com seus pares, principalmente com o povo brasileiro e com o povo goiano, além de ter sido governador, Senador da República pelo Estado de Goiás, V. Exª preside o PMDB do Estado de Goiás e presidiu o PMDB nacional. Assisti a várias cerimônias, solenidades e sessões especiais e soube que V. Exª veio muito cedo para Brasília. Serviu ao Exército aqui, foi do batalhão presidencial. V. Exª mantém a tradição do povo goiano, do Estado de Goiás, em ter um representante à altura do Brasil nesta Casa, no Senado Federal. V. Exª ajudou e muito o Governo do Presidente Lula; com certeza fez parte da Base do Governo e aprovou grandes reformas feitas no Governo do Presidente Lula. Com certeza, V. Exª continuará nas fileiras do PMDB. Saiba que V. Exª conta comigo e com o nosso Partido para a nova missão que terá no futuro.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª, Senador aguerrido, do nosso querido Estado do Pará, Luiz Otávio, um amigo sempre leal, correto, sempre nas trincheiras do PMDB, na nossa Bancada, honrando e dignificando o nosso Partido.

Concedo o aparte, com muita honra também, ao nosso Líder, Senador Ney Suassuna.

O Sr. Ney Suassuna (PMDB - PB) - Senador Maguito Vilela, convivi com V. Exª todo esse tempo e com muita proximidade, inclusive porque os nossos gabinetes estão na mesma ala. Eu me orgulho muito dessa convivência, como me orgulho muito também do comportamento que V. Exª teve nesta Casa durante todo esse tempo. Operoso, inteligente, trabalhador, decidido. Por isso o Senado, na sua falta, vai perder uma grande figura. Mas tenho certeza, pelo que tenho lido nos jornais, que V. Exª terá uma missão mais importante, que poderá ser nesta Casa, mas poderá ser a que V. Exª almejou, porque parece que hoje mesmo está havendo uma série de impugnações, uma vez que a disputa que V. Exª enfrentou foi desleal. Então, quero dizer a V. Exª da minha admiração e augurar que tenha todo o sucesso, seja na demanda jurídica, seja nas missões que V. Exª, daqui para diante, terá que executar, porque o Brasil não pode abrir, e o fará com muito brilhantismo. Muito obrigado.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Muito obrigado, Líder do meu Partido, Líder do PMDB desta Casa, Senador Ney Suassuna, digno, honrado, ilustre representante da Paraíba, que tem defendido o seu Estado com muita competência, com muita altivez, não só o seu Estado, mas o Brasil e o povo brasileiro. Isso me honra muito. Incorporo o aparte de V. Exª ao meu pronunciamento.

Concedo o aparte ao ilustre Senador Aelton Freitas, do vizinho e irmão Estado de Minas Gerais.

O Sr. Aelton Freitas (Bloco/PL - MG) - Senador Maguito Vilela, é uma satisfação aparteá-lo, porque eu o conheço desde o seu primeiro dia de política. O que nos separa é apenas o nosso rio Paranaíba. A minha cidade natal fica a menos de duzentos quilômetros da sua. Acompanho toda a sua carreira, todas as suas vitórias, toda a sua luta e o quanto Goiás e toda a nossa região ganhou com o trabalho de V. Exª. Tive oportunidade de ser seu colega nesta Casa por quatro anos e sei o quanto a presença de V. Exª fará falta aqui. Como disse o nosso Líder, Senador Ney Suassuna, tenho certeza de que V. Exª continuará servindo ao Estado de Goiás e a todos os brasileiros onde quer que esteja. Desejo a V. Exª felicidades. Este é apenas um momento. V. Exª ainda é muito jovem e tem muito a dar pelo povo goiano e pelo povo brasileiro. Muitas felicidades.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço a V. Exª, Senador Aelton Freitas, do nosso Estado-irmão, Minas Gerais. V. Exª também teve uma atuação destacada nesta Casa. V. Exª é um jovem talentoso, inteligente e criativo e, por isso, o povo de Minas Gerais o manda agora para representá-lo na Câmara dos Deputados. Muito sucesso naquela Casa de leis.

Quero também agradecer ao Senador Pedro Simon a convivência, os ensinamentos. Igualmente fiz menção ao Senador Mão Santa, este grande companheiro e amigo. Também agradeço ao Senador José Sarney e ao Senador Antonio Carlos Magalhães, a quem também já fiz referência.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Não posso deixar de agradecer ao Governador Roberto Requião e à Governadora Roseana Sarney, grandes companheiros deste Plenário, pessoas com quem convivi e passei a respeitar e a estimar. Quero, portanto, dizer que foi uma época em que pudemos trocar muitas experiências no Senado. Agradeço a todos e cito nominalmente todos os Senadores e todas as Senadoras em meu pronunciamento.

Por uma questão de reconhecimento e de justiça, agradeço aos servidores da Casa, competentes e sempre solícitos, peças-chave em todos os momentos importantes do Senado, e aos colegas de trabalho do meu gabinete, amigos e funcionários leais que ajudaram a engrandecer o nosso trabalho no Senado da República.

Concedo, com muita honra, o aparte ao Senador Antonio Carlos Magalhães.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Quero traduzir o meu sentimento de agradecimento pela sua atuação, inclusive na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e, principalmente, aqui no plenário, onde V. Exª sempre foi atuante. Muitas vezes divergimos, mas sempre em um plano muito lógico e, ao mesmo tempo, cavalheiresco. V. Exª merece o aplauso de seus colegas e, sobretudo, a grande votação que recebeu do povo goiano, uma demonstração a mais de que V. Exª é um legítimo representante do seu povo. Um abraço e muitas felicidades.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Muito obrigado. Agradeço a V. Exª, um dos políticos mais renomados deste País e que tanto tem feito pelo Brasil, especialmente pela nossa querida Bahia. Também tenho raízes na Bahia e sei o quanto V. Exª tem trabalhado por aquela terra, por aquele povo e pelo povo brasileiro.

Finalmente, agradeço a Deus, que abençoou cada passo da minha vida pessoal e pública e que me ajudou a trilhar sempre os caminhos da ética e do trabalho árduo.

Meu mandato se encerra em janeiro, mas continua a luta que sempre me motivou pela moralização, pela ética na política e pela justiça social. Só a justiça social e a ética permitirão construir no Brasil dias melhores e maior igualdade. Sucesso, muito sucesso para aqueles que ficam aqui.

Muito obrigado a todos. Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Quis Deus eu estar na Presidência quando V. Exª se despede. Jataí, que foi inspiração para Juscelino Kubitschek construir Brasília por intermédio de um familiar seu, teve por filho um dos melhores brasileiros, que é V. Exª. Quis Deus governarmos eu o Piauí e V.Exª Goiás. Quero dizer que, entre 27 governadores com quem convivi, nenhum superou V.Exª, que foi o mais solidário com o povo. A minha esposa, Adalgisa, que fazia o serviço social, ficou encantada ao ver a distribuição de alimentos que V.Exª fazia aos carentes. V.Exª é um exemplo para todos nós.

O nosso grandioso partido, em seu momento mais difícil, quando Jader Barbalho não pôde presidi-lo, foi presidido por V. Exª e hoje está comemorando quarenta anos. V. Exª o liderou no momento mais difícil.

Recentemente, na luta pela candidatura própria, ninguém teve comportamento melhor do que o de V. Exª.

Eu queria apenas dizer que os desígnios de Deus são insondáveis e misteriosos. Nós não sabemos. Mas de uma coisa eu sei: este Brasil não pode prescindir de V. Exª. Teremos de buscá-lo para qualquer missão: comandar nosso Partido, dirigir, ser ministro ou qualquer outra. V. Exª não podemos dispensar.

Deus deu muita coisa boa ao seu Goiás, inclusive a Senadora Lúcia Vânia, que representa a beleza da mulher do seu Estado, mas não deu praias. Por isso, convido V. Exª a descansar e a meditar no delta, olhando os verdes mares bravios, as brancas dunas, o sol se pondo com a sua família.

Um dos grandes prêmios que tive nesta Legislatura foi a última viagem que fiz com V. Exª à Itália, onde fomos à Universidade Gregoriana representar o Senado, debatendo os temas liberdade religiosa e direitos humanos. E juntos fomos abençoados pelo Santo Papa.

Vá com Deus.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª. Quis Deus e o destino que esta sessão, durante o meu pronunciamento, fosse presidida pelo Presidente Renan Calheiros e por V. Exª, o que me honra muito. Agradeço o convite. Estarei com V. Exª e com a Dona Adalgisa lá na Parnaíba, querida cidade que V. Exª tanto ama e tanto defende no seu querido Estado, o Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2006 - Página 39544