Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Corpo de Bombeiros do Estado de Roraima, pelo aniversário de sua criação, comemorado dia 19 de dezembro.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Cumprimentos ao Corpo de Bombeiros do Estado de Roraima, pelo aniversário de sua criação, comemorado dia 19 de dezembro.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39641
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR), REGISTRO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, CRIAÇÃO, CORPO DE BOMBEIROS.
  • SAUDAÇÃO, CORPO DE BOMBEIROS, ESTADO DE RORAIMA (RR), OPORTUNIDADE, CRITICA, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, AUSENCIA, LIBERAÇÃO, RECURSOS, CONSTRUÇÃO, QUARTEL, ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, INCLUSÃO, PROJETO, ORÇAMENTO.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PDT - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não vou fazer minha despedida de fim de ano aqui porque amanhã ainda haverá sessão e pretendo estar presente.

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - A sessão do Congresso, Senador Mozarildo Cavalcanti, está convocada para 9 horas da manhã.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PDT - RR) - Pois é. Então, espero amanhã realmente fazer a despedida de fim de ano, já que no ano que vem começa o novo mandato.

Quero, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registrar aqui uma coisa que considero muito importante: o aniversário da emancipação, da criação do Corpo de Bombeiros de Roraima. Quero pedir a transcrição do artigo que aqui está, do qual vou ler apenas umas partes e comentar o que acho mais importante.

O Corpo de Bombeiros foi fundado em 1975 e foi emancipado por lei aprovada na Assembléia Legislativa em 2001, ganhando autonomia administrativa e financeira.

Pois bem, esse Corpo de Bombeiros, que tantas vezes é utilizado para, digamos assim, só aparecer nas manchetes quando há incêndios florestais, mas que presta um serviço diuturno ao meu Estado. Durante três anos, apresentei um projeto, coloquei emendas no Orçamento, emendas de bancada e emendas individuais, o projeto ficou mofando no Ministério da Integração Nacional, e nunca foi liberado o recurso para construir o quartel do Corpo de Bombeiros de Roraima. Incompreensivelmente, tantas outras coisas menores foram liberadas, ou coisas que tinham importância muito secundária em relação ao Corpo de Bombeiros.

O Governador Ottomar Pinto resolveu colocar no Orçamento do Governo do Estado R$4 milhões para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros, que ficará pronta dentro de pouco tempo.

Amanhã, vamos concluir a votação do Orçamento. Novamente, vamos passar por esses episódios; ou seja, aprovamos, lutamos por uma matéria, durante anos, às vezes, ficamos entre orçamento, empenha, desempenha, restos a pagar, e nunca o recurso é liberado. Resultado: o projeto existia, recursos no Orçamento existiam, e o projeto nunca foi aprovado. Portanto, espero que o Governo Federal, agora no novo Governo Lula, tenha a preocupação de apoiar o Estado de Roraima.

Cumprimento a Corporação do Corpo de Bombeiros de Roraima pelo aniversário, que transcorreu no dia 19. Contem comigo para continuar lutando, embora possa ficar rouco de tanto pedir apoio no âmbito federal, mas, de qualquer forma, não ficarei calado.

E inclusive já disse que minha posição aqui é sempre pró-Roraima. Nenhum outro tipo de conchavo me fará abrir mão dessas lutas.

Era o registro que gostaria de fazer. Meu abraço a todos os membros do Corpo de Bombeiros de Roraima e a seus familiares.

Sr. Presidente, peço a V. Exª a transcrição na íntegra da matéria “Bombeiros celebram emancipação e anunciam convocação de concursados”, publicada no jornal Folha de Boa Vista, que merece de mim, como roraimense, como homem nascido lá, todo o apoio e toda a consideração.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Bombeiros celebram emancipação e anunciam convocação de concursados”, Jornal Folha de Boa Vista

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2006 - Página 39641