Discurso durante a 209ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pede ao presidente da república que garanta o cumprimento do acordo em benefício do esporte sem prejuízo da cultura.

Autor
Wellington Salgado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Wellington Salgado de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. ESPORTE.:
  • Pede ao presidente da república que garanta o cumprimento do acordo em benefício do esporte sem prejuízo da cultura.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39538
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. ESPORTE.
Indexação
  • NECESSIDADE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CORREÇÃO, ERRO, CAMARA DOS DEPUTADOS, REJEIÇÃO, PROJETO DE LEI, AUMENTO, RECURSOS, ESPORTE, AUSENCIA, PREJUIZO, CULTURA.
  • DEFESA, CUMPRIMENTO, ACORDO, ESPORTE, CULTURA, DEMONSTRAÇÃO, POSSIBILIDADE, CONFIANÇA, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nossa Casa, não só no Senado, mas em todo o Congresso, o que vale são os acordos e a palavra de cada Senador, de cada político.

     Todo o trabalho que nós fizemos com relação à cultura e ao esporte foi feito olho no olho, conversado, discutido. As soluções foram encontradas com a participação de todos os membros da política ligados ao tema, Ministros, Senadores e, inclusive, alguns Deputados.

     Eu estava presente na votação, ontem, Senador Cristovam, e não acredito que tenha havido má-fé. O que aconteceu foi uma falta de explicação de que não vai ser usado o dinheiro do fundo dos trabalhadores. De repente, começou-se a falar que era um dinheiro dos trabalhadores e todo mundo foi numa outra direção, Senadora Ideli. Foi isso o que aconteceu.

     Isso é péssimo para o Parlamento, porque realmente estamos passando por um momento difícil, um momento em que a opinião pública interpreta índices e não valores. Está muito difícil a nossa situação. E, agora, o que acontece? Nem a nossa palavra, olhando no olho, está valendo. Isso é péssimo para nós.

     Sentei com a artista Fernanda Montenegro, sentei com Carlos Arthur Nuzman. E tenho certeza também, Senador Romeu Tuma, que o esporte não queria isso. O esporte sempre cumpre o que combina. Aconteceu que, com o movimento que havia ontem na Câmara - e eu estava lá presente -, aquela Casa estava tensa, muito tensa, e aí caminhou numa direção que acabou ocasionando esse acidente; considero isso um acidente.

     Estou com a cultura neste momento, porque acordo tem que ser cumprido, Senador Cristovam Buarque. O combinado tem que ser cumprido, senão nada mais vale aqui no Parlamento.

     Portanto, Senador Cristovam Buarque, Senadora Ideli Salvatti, que conduziu esse processo, e o Líder, Romero Jucá, temos que encontrar uma solução, e ela está nas mãos do Presidente Lula. Não estou contra o esporte, pelo contrário; estou ao lado dele, porque o esporte não quer descumprir o acordo. Precisamos de uma solução ainda este ano, Senador Cristovam Buarque, para que o esporte não pague por um erro momentâneo, circunstancial, que houve naquele momento. Temos que cumprir a nossa palavra, o nosso acordo.

     Peço, Senador Romero Jucá, Senadora Ideli Salvatti, que se sentem outra vez com o Presidente Lula, ou com os Ministros, e encontrem uma solução. Tenho certeza de que, após a minha fala, o Senador Romero Jucá, que já deve estar a par de todo o assunto, com a Senadora Ideli Salvatti, devem encontrar uma solução. Já senti, pelo olhar do Senador Romero Jucá, que ele já deve ter tudo sob controle.

     Espero que seja resolvido, porque não terei mais como me sentar no teatro depois disso, Senador Romeu Tuma. A verdade é essa. Como vou assistir a uma peça de Ney Latorraca, de Fernanda Montenegro, sentar em uma cadeira e olhar nos olhos deles, depois de tudo que aconteceu? Não tenho cara para isso!

     O Senador Romero Jucá já me deu um olhar de tranqüilidade. Que bom que a solução parece estar presente aqui.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2006 - Página 39538