Discurso durante a 209ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Possibilidade de o governo editar nova medida provisória vetando o dispositivo aprovado pela Câmara dos Deputados e restabelecendo o acordo com a área do esporte e da cultura.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. ESPORTE.:
  • Possibilidade de o governo editar nova medida provisória vetando o dispositivo aprovado pela Câmara dos Deputados e restabelecendo o acordo com a área do esporte e da cultura.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39538
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. ESPORTE.
Indexação
  • COMENTARIO, POSSIBILIDADE, GOVERNO FEDERAL, EDIÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), REVERSÃO, DECISÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, BENEFICIO, ESPORTE, AUSENCIA, PREJUIZO, CULTURA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é exatamente sobre essa questão que quero esclarecer o Plenário. Lamentavelmente, depois de nós construirmos - e a Senadora Ideli teve um papel muito importante nessa questão - uma solução que atendia ao esporte e à cultura, infelizmente, e talvez até despropositadamente, a Câmara dos Deputados voltou atrás nesse entendimento e jogou por terra todo um acordo feito, inclusive com a participação dos dois setores aqui nas reuniões.

     Hoje, pela manhã, vários setores da cultura entraram em contato comigo, inclusive a atriz Fernanda Montenegro. Mantive contato com o Ministro Tarso Genro, com o Ministro Gilberto Gil - sei que a Senadora Ideli também o fez -, e no Governo já se estuda a possibilidade de se editar, na próxima semana, uma nova medida provisória vetando esse dispositivo que foi aprovado ontem e restabelecendo o acordo que foi formado com a área do esporte e da cultura. Essa questão já está em análise na Casa Civil.

     É claro que isso só será discutido na segunda ou na terça-feira, mas eu gostaria de dizer que há preocupação do Governo e há preocupação nossa com a busca de uma solução que, efetivamente, contemple a cultura, contemple o esporte e faça com que esses dois setores, que são tão importantes e complementares para o País, possam funcionar bem.

     Portanto, a posição do Governo é de buscar uma solução, Presidente Renan Calheiros, Senador Antonio Carlos, para que mantenhamos o atendimento e o dispositivo que foi aprovado aqui no Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2006 - Página 39538