Discurso no Senado Federal

Esclarecimentos sobre o bloco formado pelo PT.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. SENADO.:
  • Esclarecimentos sobre o bloco formado pelo PT.
Publicação
Publicação no DSF de 02/02/2007 - Página 176
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, FORMAÇÃO, BLOCO PARLAMENTAR, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AMPLIAÇÃO, COMPOSIÇÃO, MANUTENÇÃO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, ANUNCIO, DEBATE, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, MESA DIRETORA, PRESIDENCIA, COMISSÃO, POSTERIORIDADE, ESCOLHA, PRESIDENTE, SENADO.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores presentes nesta sessão solene de eleição da Presidência e da composição da Mesa do Senado, eu gostaria de deixar algo bastante claro, Senador Arthur Virgílio e Senador José Agripino: em primeiro lugar, nós temos bloco já há oito anos. Nos quatros anos antecedentes, o bloco inclusive foi constituído e anunciado na sessão de abertura e de eleição da Presidência.

Portanto, não há procedimento novo na composição do Bloco, que, nos quatro anos anteriores, era composto pelo PT, PSB, PR e PRB. Fizemos conversas com partidos que não tinham representação na Casa e que aqui chegaram agora: PP; PCdoB, que teve o Senador Quintanilha; e o PTB, com o qual todos sabem que sempre trabalhamos em conjunto. Portanto, não há surpresa, não há novidades. Nós apenas constituímos a ampliação de um Bloco que já existia, que funcionou harmoniosamente e sempre foi respeitoso com todas as mesas de negociação.

Queremos aqui deixar, de forma clara, que a leitura da constituição e da ampliação do Bloco não modifica uma vírgula o nosso compromisso de, ao final da votação e da eleição do Presidente, sentados, conversarmos e negociarmos a composição harmoniosa entre todos os partidos que têm assento nesta Casa, tanto para a Mesa quanto para as presidências de Comissão. Usamos a nossa prerrogativa, fizemos isso de forma legítima e clara; não tem madrugada. Talvez não tenha tido destaque porque o holofote está voltado para a Câmara, mas vários jornalistas noticiaram as tratativas e as conversas que fizemos ao longo do mês de janeiro. Portanto, não há surpresa. Trata-se de procedimento que já adotamos: um relacionamento respeitoso, Senador Arthur Virgílio, e acho que V. Exª pode testemunhar que liderei o Bloco por dois anos e sempre foi muito respeitoso, cumprindo os compromissos assumidos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/02/2007 - Página 176