Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o artigo intitulado "Desequilíbrio de poder", publicado pelo Jornal O Globo de 4 de fevereiro de 2007.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SOBERANIA NACIONAL.:
  • Comentários sobre o artigo intitulado "Desequilíbrio de poder", publicado pelo Jornal O Globo de 4 de fevereiro de 2007.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/2007 - Página 3625
Assunto
Outros > SOBERANIA NACIONAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), AUTORIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANALISE, RESPONSABILIDADE, BRASIL, GARANTIA, PAZ, MUNDO, RECONHECIMENTO, SOBERANIA NACIONAL.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Desequilíbrio de poder”, publicado pelo Jornal O Globo de 04 de Fevereiro de 2007.

O artigo escrito pelo sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, faz uma analise da situação política mundial e o frágil equilíbrio entre as Nações que buscam garantir as fontes de energia, água, e terras férteis ainda disponíveis, e que disputam o conhecimento em biotecnologia como forma de superar umas as outras. O texto analisa o equilíbrio político ao longo dos séculos ora conquistado pela guerra ora pela submissão ao poder do Império, e nos chama a uma reflexão sobre o papel do Brasil no atual cenário mundial sugerindo que, ao contrário do que nossa atuação diplomacia tem feito, o Brasil volte a ser a Nação da neutralidade que exerce o papel de contenção nas disputas entre paises e possa ter um papel que “dispense armas atômicas e sonhos de potência, mas que nos torne um país mais respeitado e nos dê tempo para robustecer nossa economia, melhorar a vida de nosso povo e ganhar o reconhecimento de que somos uma grade democracia que exerce a liderança em nossa região mais pelo exemplo do que pela astúcia e que pode contribuir para a emergência de uma nova ordem política mundial”.

            Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA LÚCIA VÂNIA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“Desequilíbrio de poder”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/2007 - Página 3625