Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Campanha da Fraternidade de 2007, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, intitulada Fraternidade e Amazônia, com o lema - Vida e Missão neste Chão.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. SOBERANIA NACIONAL.:
  • Homenagem à Campanha da Fraternidade de 2007, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, intitulada Fraternidade e Amazônia, com o lema - Vida e Missão neste Chão.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/2007 - Página 6777
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. SOBERANIA NACIONAL.
Indexação
  • CRITICA, EMPRESA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PESQUISA, RECURSOS VEGETAIS, FLORESTA AMAZONICA, DIVULGAÇÃO, INTERNET, CAMPANHA, INCENTIVO, INTERNACIONALIZAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, ALEGAÇÕES, INCAPACIDADE, BRASIL, CONTENÇÃO, DESMATAMENTO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
  • ANUNCIO, ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO, SOLICITAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, ATIVIDADE, EMPRESA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), TERRITORIO NACIONAL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Sªs e Srs. Senadores, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ilustre Senadora pelo Acre, e o Governador do Amazonas, Eduardo Braga, talvez já tenham conhecimento do que vou relatar a este Plenário.

Não sei se sabem ou não, mas vem sendo divulgado num site da Internet (www.arkhosbiotec.com) campanha de uma empresa norte-americana que, desde 1965, mantém laboratório para explorar óleos e essências vegetais amazônicos, em Itacoatiara, no meu Estado.

Essa atividade é, no entanto, apenas máscara para encobrir (para eles, legalizar) o sinistro plano que, já agora, é desbragadamente veiculado para o mundo pela rede da WEB.

Ao tal plano quinta-coluna a Arkhos Biotech dá o nome de “Missão”, rotulada com todas as letras de A Amazônia deve ser internacionalizada.

No Brasil, o site “Agência Amazônica” acaba de denunciar a ação da Arkhos, que, por um vídeo, um diretor da empresa, Allen Perrel, diz que “a Amazônia não pertence a nenhum país. Pertence ao mundo”.

A própria Arkhos, em seu site, proclama que “a sua missão consiste na luta para tornar a Amazônia efetivamente um bem mundial”.

No mesmo vídeo, agride e humilha o País, ao dizer que, “para o Brasil, a Amazônia é um fardo difícil de carregar, como demonstram sucessivamente as taxas de desmatamento da região.”

Sr. Presidente, não defendo qualquer cerceamento à liberdade de expressão dessa empresa, a tal de Arkhos Biotech nem de qualquer outra. É da Democracia. No entanto, quanto a essa ação estilo quinta coluna, em território do Amazonas, aí já é abuso demasiado.

Por isso, encaminharei à Subcomissão da Amazônia requerimento para propor que a sinistra ação da Arkhos em território brasileiro, mais precisamente amazônico, seja rigorosamente investigada.

Em anexo, a versão escrita da campanha que o site da Arkhos promove e o matéria da Agência Amazônia divulga a respeito.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Anexos”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/2007 - Página 6777