Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Campanha da Fraternidade de 2007, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, intitulada Fraternidade e Amazônia, com o lema - Vida e Missão neste Chão.

Autor
José Maranhão (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Targino Maranhão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Homenagem à Campanha da Fraternidade de 2007, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, intitulada Fraternidade e Amazônia, com o lema - Vida e Missão neste Chão.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/2007 - Página 6783
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), CAMPANHA DA FRATERNIDADE, DEFESA, REGIÃO AMAZONICA, GARANTIA, SOBERANIA NACIONAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

O SR. JOSÉ MARANHÃO (PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no dia de hoje, o Senado Federal decidiu homenagear a Campanha da Fraternidade de 2007, promovida pela CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que, este ano traz o tema Amazônia e Fraternidade e o lema Vida e missão neste chão. Entendo bastante justa e acertada a decisão desta Casa de prestar esta homenagem e não posso me furtar a juntar minha voz às dos demais colegas nesta homenagem, mesmo que brevemente.

            A Campanha da Fraternidade, já em sua 44ª edição, foi lançada, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1963, sob o espírito reformador do Concílio Vaticano II. Por seu intermédio, a Igreja Católica, ano após ano, demonstra sua preocupação com os problemas mais prementes do nosso tempo, e nos convida a uma profunda reflexão sobre como proceder em relação a eles, dentro da ótica cristã, em busca do bem comum.

            Nesse sentido, nada mais oportuno que a sociedade brasileira seja chamada a refletir sobre a Amazônia, esse gigantesco território que, por graça e obra de Deus, integra o solo pátrio. Quando digo reflexão, Senhor Presidente, não quero apenas fazer referência aos graves e urgentes problemas ambientais vivenciados pela região amazônica, problemas esses que preocupam a todos nós, mas que, infelizmente, podem servir a interesses contrários à soberania brasileira na Amazônia. Entendo que nossas considerações devem se concentrar, sobretudo, em como desenvolver atitudes de fraternidade para com os povos amazônicos ¾ índios, caboclos e ribeirinhos ¾ que sofrem a perda do seu espaço vital e o esmagamento de suas culturas.

            Por intermédio da Campanha da Fraternidade 2007 somos chamados a responder a uma pergunta intrigante e desafiadora: que tipo de desenvolvimento queremos para a Amazônia?

            Certamente, é consenso que devemos buscar o desenvolvimento sustentável, porque a simples exploração predatória é incompatível com a preservação da vida em nosso planeta. Porém, mais do que sustentável, devemos buscar o desenvolvimento integral que, nas palavras do Papa Paulo VI, consiste no “desenvolvimento do homem todo e de todos os homens”1. O fundamental, portanto, é eleger o primado do social sobre o econômico, para que todos possam desfrutar, abundantemente, das dádivas propiciadas por esse fabuloso tesouro ambiental, que é a Amazônia.

            Portanto, meus parabéns à CNBB pela escolha do tema e do lema da Campanha da Fraternidade de 2007. Manifesto aqui meus mais sinceros votos de êxito a essa iniciativa, uma das mais relevantes em prol da Amazônia e do povo brasileiro.

            Muito obrigado.


1 FONTE: Encíclica “O Desenvolvimento dos Povos”



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/2007 - Página 6783