Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denúncia de seqüestro de aeronave da TAM. Críticas ao Governo Federal pela falta de soluções para a crise denominada apagão aéreo.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Denúncia de seqüestro de aeronave da TAM. Críticas ao Governo Federal pela falta de soluções para a crise denominada apagão aéreo.
Aparteantes
Arthur Virgílio.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2007 - Página 7713
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • ANALISE, CRISE, TRANSPORTE AEREO, DEMONSTRAÇÃO, FALTA, ETICA, MORAL, BRASIL.
  • DEPOIMENTO, VIAGEM, ORADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), OCORRENCIA, SEQUESTRO, AERONAVE, REGIÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), IMPUNIDADE, CRIME, TRANSPORTE AEREO, PROTESTO, OMISSÃO, SINDICATO, AEROVIARIO, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, RISCOS, ACIDENTES.
  • PROTESTO, FALTA, PROVIDENCIA, MINISTERIO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), CONCLAMAÇÃO, AUXILIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COBRANÇA, SOLUÇÃO, DEFESA, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO, POSSIBILIDADE, SENADO, DEMISSÃO, CONSELHEIRO, AGENCIA NACIONAL, AVIAÇÃO CIVIL.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vou abordar novamente o problema do apagão aéreo. De todos os fatos que estão acontecendo, há um problema muito preocupante, e temos que nos dedicar a estudá-lo. Primeiro, os motivos dos problemas: um dia, foi um cachorro que passou na pista; outro dia, um eletricista que liga o fusível não estava lá; outro dia, houve um problema com um transmissor de rádio...

O SR. PRESIDENTE (César Borges. PFL - BA) - Senador Gerson Camata, peço licença a V. Exª...

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - Com muito prazer, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (César Borges. PFL - BA) - ... para prorrogar a presente sessão por mais uma hora, a fim de que, além de V. Exª, que fala para uma comunicação inadiável, possamos ouvir também o Senador José Agripino, pela Liderança do PFL, e entrar na lista de oradores, pois, infelizmente, nenhum Senador conseguiu fazer uso da palavra na data de hoje.

Esperamos, com a prorrogação, ouvir o Senador Gilvam Borges, que está inscrito em primeiro lugar, e, assim, seguir a lista de oradores.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - Muito obrigado a V. Exª.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Sr. Presidente, apenas dois minutos. Apressei-me em chegar aqui porque eu gostaria de estar entre aqueles que homenagearam o Embaixador Paes de Andrade pelos serviços que prestou não apenas ao Brasil, na Embaixada de Portugal, mas por toda a sua trajetória de luta por democracia e por liberdade. Fundador do grupo autêntico do MDB, depois do grupo mais combativo, mais conseqüente, do PMDB; ou seja, um querido amigo. Essas coisas são assim. O outro, o Embaixador Celso Marcos, é de carreira, uma figura competente, como não o foi menos competente Paes de Andrade. Quero dizer, portanto, que desejo a ele todas as felicidades pessoais, políticas e familiares que alguém possa desejar a outro ser humano.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - Pois bem, Sr. Presidente.

Iniciei a minha fala dizendo da minha preocupação com o problema do apagão aéreo e dos motivos apresentados para justificá-lo.

Na sexta-feira retrasada, eu viajava para Vitória em um avião da TAM, e, sobre Belo Horizonte, recebemos a ordem de que deveríamos girar durante 45 minutos sobre Belo Horizonte, não podíamos seguir para Vitória. Fui à cabine e perguntei ao comandante se havia algum problema. Ele respondeu: “Nada. Está aqui o radar. Não tem nada. O controle mandou girar. O avião está seqüestrado”. Seqüestraram um avião que ia para Vitória. Colocaram um avião seqüestrado girando sobre Belo Horizonte. Sem nenhum motivo, com tráfego normal. Seqüestro de avião é crime internacional. E ninguém pune, ninguém toma providências. O avião permaneceu seqüestrado, rodou 45 minutos sobre Belo Horizonte, e, aí, recebeu ordens para prosseguir. A aeronave estava seqüestrada. Ninguém tomou providências. Um crime internacional. Um crime federal. Ninguém apurou o seqüestro desse avião da TAM que foi colocado para girar por 45 minutos, seqüestrado sobre Belo Horizonte.

O que eu estranho, Senador Tasso Jereissati, Srªs e Srs. Senadores, é que ninguém fala sobre o assunto. V. Exªs devem se lembrar de quando houve o problema da Varig. Apareceu aqui a Presidente do Sindicato dos Aeroviários, que foi a comissões, berrou, gritou, passeou pelos corredores do Senado Federal, vigorosa e firme. Os aeronautas estão sendo xingados, empurrados, ofendidos. Cadê o Sindicato dos Aeroviários? Sumiu. Os pilotos correm risco, ficam no ar quando não precisam, esgotam o horário de trabalho, são obrigados a trabalhar, às vezes, fora do turno deles. Cadê o Sindicato dos Aeronautas, tão vigoroso, que fazia tantas greves? Cadê o Sindicato dos Aeronautas? Não se viu nada, não aparece ninguém.

O que está acontecendo no Brasil?

Outra coisa interessante são as empresas aéreas. Esse vôo de 45 minutos representa US$7 mil de combustível gasto pelo avião da TAM. Cadê o Presidente da TAM, o Diretor da TAM, um funcionário da TAM? Ninguém abre a boca. Todo mundo quietinho. O que está acontecendo? Nossos Procuradores, tão valentes, tão heróicos nas denúncias que fazem sobre tudo? Cadê os Procuradores? Ninguém denuncia. Todo mundo fica calado, quieto. O que está acontecendo no Brasil, minha gente?

O Presidente da República, revoltado, grita, exige providências. O consumidor, o passageiro, grita e pede providências, mas ninguém toma providências.

Pior do que um apagão aéreo, há um apagão moral, um apagão ético, um apagão de vergonha no Brasil. E nós temos de tomar alguma providência aqui. Vamos ajudar o Presidente Lula, que está cobrando de seus Ministros, que não tomam providências. Vamos a ajudar o Presidente da República, que está cobrando da Infraero, que não toma providências.

Temos de tomar uma providência diante de todas as autoridades, sindicatos, associações e empresas que se calam diante desse descalabro e dessa vergonha. Por quê? Vai acontecer um acidente logo. Daqui a pouco, vamos chorar vítimas inocentes e vamos ser responsabilizados, junto com todos aqueles que estão se omitindo, porque estamos nos omitindo também. E nós, que designamos os conselheiros das agências reguladoras, temos de acrescentar um artigo a fim de que possamos demiti-los também. Nós colocamos esses conselheiros lá, eles se excedem, não fazem, se omitem, e continuam lá, e nós não temos o poder de tirá-los. Que diabo de poder é esse que temos para colocar e não temos para tirar? Homologamos e não tiramos. Nós temos de modificar a legislação para que não sejamos acusados também de omissos.

Portanto, toda vez que um avião que se destina a Vitória é desviado para Belo Horizonte, ele está seqüestrado. Há um crime federal, e crime federal tem que ser apurado. Isso é seqüestro de aeronave.

Não se trata apenas de um apagão aéreo, mas de um apagão moral, de um apagão ético, de um apagão de vergonha que o Brasil está sofrendo. Por isso, temos de tomar alguma providência.

O Sr. Efraim Morais (PFL - PB) - V. Exª me permite um aparte, Senador Gerson Camata?

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - Senador Efraim Morais, infelizmente, não posso conceder aparte porque falo para uma comunicação inadiável, mas teria o maior prazer.

Sr. Presidente, muito obrigado. Vamos todos dar início a uma reação. Do jeito que está, seremos um dia responsabilizados, no momento em que ocorrer o fato, por omissão também.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2007 - Página 7713