Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários a respeito do encaminhamento da crise do setor aéreo nacional. (como Líder)

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. FORÇAS ARMADAS.:
  • Comentários a respeito do encaminhamento da crise do setor aéreo nacional. (como Líder)
Aparteantes
Marcelo Crivella.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2007 - Página 8760
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. FORÇAS ARMADAS.
Indexação
  • ANALISE, DEMORA, SOLUÇÃO, CRISE, TRANSPORTE AEREO, PREJUIZO, USUARIO, EMPRESA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, EXPECTATIVA, RESULTADO, DECISÃO, GOVERNO, RESTITUIÇÃO, AUTORIDADE, COMANDO, AERONAUTICA, GESTÃO, PROBLEMA, CONTROLADOR DE TRAFEGO AEREO, IMPORTANCIA, ESFORÇO, SETOR, LEGALIDADE, DEMOCRACIA, NEGOCIAÇÃO, GARANTIA, ORDEM, BEM ESTAR SOCIAL.
  • CONCLAMAÇÃO, CONTROLADOR DE TRAFEGO AEREO, MANUTENÇÃO, ATIVIDADE ESSENCIAL, NECESSIDADE, URGENCIA, GOVERNO, ESTRUTURAÇÃO, SETOR, CONFIANÇA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • ELOGIO, VIDA PUBLICA, COMANDANTE, AERONAUTICA.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (Bloco/PTB - RS. Pela Liderança do PTB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de tecer alguns comentários a respeito do encaminhamento da crise do setor aéreo nacional. Essa crise vem se arrastando há quase um semestre, causando prejuízos variados aos usuários, aos prestadores de serviços e a outros agentes direta e indiretamente atingidos.

Espero que a forma como o Governo agiu, mantendo a autoridade do comando aeronáutico e restituindo aos militares a gestão da questão, contribua para que se encontre uma solução realmente duradoura para o problema.

Sem dúvida alguma, a melhor forma de gerir uma situação dessa magnitude é agir institucionalmente, respeitando a lei, exigindo o cumprimento dos deveres e garantindo a preservação dos direitos.

O momento é grave e exige um esforço cívico dos setores envolvidos na crise para se chegar a bom termo e garantir-se, assim, a paz social e a manutenção dos serviços públicos essenciais.

Só se constrói uma democracia sólida e substancial a partir da negociação, da reivindicação, da fiscalização e da garantia da ordem e da manutenção do funcionamento das instituições, sobretudo daquelas cujos serviços são essenciais ao bem-estar da população.

Por mais legítimas que sejam as reivindicações dos controladores aéreos, e acredito que sejam, a forma como estão reivindicando não é, realmente, a mais adequada. Neste momento, os controladores de vôo precisam entender civicamente sua função e importância para o bem-estar da sociedade e negociar, mantendo a adequada prestação de serviços à população.

Não é admissível que profissionais de serviços essenciais utilizem sua função para pressionar por mudanças que beneficiem sua categoria, prejudicando o bem-estar coletivo e, inclusive, causando a morte de cidadãos por problemas de estresse, como ocorreu com o gaúcho Luiz Fernando Mosca no aeroporto de Curitiba.

Essa crise mostrou ao Governo e ao País - e a nós Parlamentares - o quanto é necessário priorizar o desenvolvimento do setor aéreo, tanto sob o prisma da infra-estrutura, como quanto o do desenvolvimento organizacional e das carreiras profissionais atuantes no setor.

Não pode haver defasagens e desalinhamentos estratégicos, para usar uma expressão da administração estratégica contemporânea.

Atualmente, o País experimenta várias defasagens estruturais. Precisamos mudar a postura gerencial e nos antecipar aos problemas. Esse é o desafio maior para a governabilidade e a governança.

Nas crises, emergem problemas estruturais que se agudizam a ponto de explodir, e essa crise do setor aéreo é um exemplo vivo dessa realidade.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é preciso um olhar mais atento para questões estruturais como essa, para evitarmos novas crises agudas e mais mal-estar social.

O Presidente Lula, líder talhado nas lutas sindicais, dotado de sabedoria e de sensibilidade suficientes para entender a crise em sua essência, agiu sabiamente ao preservar a autoridade militar, devolvendo a condução da negociação ao Comando da Aeronáutica.

Sr. Presidente, Senador Tião Viana, aproveito este momento para falar sobre essa grande liderança militar, com quem tive a alegria de conviver. Quando eu era Presidente da Assembléia Legislativa, conheci o Brigadeiro Juniti Saito, que desenvolveu boa parte de sua carreira militar no meu Estado, chegando a ocupar a função de Comandante do 5º Comando Aéreo Regional, que tem sede na cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Para se ter uma idéia do reconhecimento que o Rio Grande do Sul tem pelo Brigadeiro Saito, basta lembrar que o mesmo foi merecedor das duas maiores condecorações oferecidas a cidadãos por serviços prestados: a medalha do Mérito Farroupilha, concedida pela Assembléia Legislativa gaúcha, e a medalha do Mérito Negrinho do Pastoreio, concedida pelo Governo do Estado.

O Sr. Marcelo Crivella (Bloco/PRB - RJ) - Senador Zambiasi, V. Exª me concede um aparte?

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (Bloco/PTB - RS) - Pois não, Senador Marcelo Crivella.

O Sr. Marcelo Crivella (Bloco/PRB - RJ) - Eu gostaria de me solidarizar com V. Exª nesse pronunciamento, com o qual V. Exª cumpre um dever de justiça diante da Nação, na tribuna do plenário do Senado Federal. V. Exª está de parabéns. Nosso Ministro é um homem honrado e está conduzindo essa crise nos limites e parâmetros do Regulamento militar. Fui militar durante dez anos. Existe para nós todos, de general a soldado, um regulamento disciplinar, havendo ali inscritos direitos e deveres. O Ministro é obrigado a cumprir esse regulamento, sob o qual viveu a vida inteira. Dessa maneira, eu gostaria de acrescentar esse dado: trata-se de um militar cumpridor dos deveres do Regulamento. Portanto, saberá conduzir essa crise com a sabedoria que ela exige. Também quero me solidarizar de público com V. Exª, pelas palavras elogiosas que dirige agora ao nosso valoroso comandante da Aeronáutica, da Força Aérea. Obrigado, Senador.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (Bloco/PTB - RS) - Obrigado, Senador Marcelo Crivella. Sem dúvida alguma, conheço pessoalmente o comandante Saito, um líder com sólida formação militar e técnica, um profissional da maior competência e que será, seguramente, capaz de resolver o impasse de forma a devolver a tranqüilidade ao setor e à sociedade brasileira, que tanto necessita dos bons préstimos do setor aéreo.

Senador Tião Viana, muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2007 - Página 8760