Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação a todos os prefeitos presentes em Brasília, em especial aos do Estado de Roraima. Aplausos ao presidente Lula pela decisão de apoiar o aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Saudação a todos os prefeitos presentes em Brasília, em especial aos do Estado de Roraima. Aplausos ao presidente Lula pela decisão de apoiar o aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2007 - Página 9335
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PREFEITO, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), REALIZAÇÃO, MARCHA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), DEFESA, MUNICIPIOS, ELOGIO, POSIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APOIO, AUMENTO, REPASSE, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS (FPM), PARTE, REFORMA TRIBUTARIA, NECESSIDADE, CAMARA DOS DEPUTADOS, URGENCIA, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, BENEFICIO, PREFEITURA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela Liderança do Governo. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela Liderança, rapidamente, primeiro para saudar todas as Prefeitas e Prefeitos que estão em marcha, hoje, em Brasília, discutindo questões municipais e buscando a melhoria da atuação das Prefeituras, a melhoria da prestação do serviço público aos Municípios.

Quero saudar a Associação dos Prefeitos, todas as entidades representativas e saudar especialmente os prefeitos do nosso Estado de Roraima, que estão presentes, hoje, nesta marcha.

Registro também, com muita satisfação, que aplaudimos o posicionamento do Presidente Lula, hoje, na reunião com os prefeitos, quando definiu apoio à emenda constitucional que trata da reforma tributária, que votamos há três anos nesta Casa - inclusive, fui Relator da matéria. Fiz uma emenda exatamente para acrescer um ponto percentual ao FPM e destiná-lo aos Municípios; uma emenda de Relator, uma emenda minha, aprovada neste plenário, no acordo da reforma tributária.

Encaminhamos a proposta, ainda naquele ano, para que fosse aprovada na Câmara e para que os prefeitos pudessem ser atendidos, mas, infelizmente, nesses três anos, a matéria não foi votada na Câmara dos Deputados. Não foi votada porque havia um entendimento, uma combinação, para que essa matéria fosse votada em conjunto com o restante da reforma tributária, inclusive com a unificação do ICMS e com o fim da guerra fiscal.

Esse assunto demorou na Câmara dos Deputados, e os Municípios foram prejudicados. O Presidente, agora, dá o suporte, dá o apoio, e tenho certeza de que a Câmara dos Deputados vai votar a matéria rapidamente, Sr. Presidente. É urgente que se faça isso. Basta desmembrar a emenda constitucional, que está hoje na Câmara, e votar isoladamente esse dispositivo, para que ele seja rapidamente sancionado. Faço, portanto, este registro.

Registro também que relatamos aqui, há dois anos, a mudança das regras do ISS dos Municípios, o que melhorou a arrecadação das médias e das grandes prefeituras, mas, sem dúvida nenhuma, o que melhora a condição dos prefeitos das pequenas cidades do País é a melhoria do FPM. Portanto, é muito justo que haja esse acréscimo de um ponto percentual.

Espero, volto a dizer, que a Câmara vote a matéria rapidamente, assim como espero que, por ocasião do encontro dos prefeitos, surjam propostas novas, que façam com que melhore a atuação das prefeituras nos Municípios brasileiros, para que elas prestem serviço de melhor qualidade para toda a população.

Portanto, saúdo as prefeituras, saúdo os prefeitos, saúdo as entidades representativas do encontro e registro, com muita satisfação, que esse encontro já tem um resultado firme, que é exatamente a urgência da votação do um ponto percentual do FPM.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2007 - Página 9335