Discurso durante a 54ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de manifestação do movimento sindical gaúcho, protestando contra a Emenda 3, que reduziria direitos trabalhistas.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.:
  • Registro de manifestação do movimento sindical gaúcho, protestando contra a Emenda 3, que reduziria direitos trabalhistas.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/2007 - Página 11281
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, OCORRENCIA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MOVIMENTO TRABALHISTA, SINDICATO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), OPOSIÇÃO, EMENDA, LEGISLAÇÃO, REDUÇÃO, DIREITOS E GARANTIAS TRABALHISTAS, IMPEDIMENTO, FISCALIZAÇÃO, FISCAL DO TRABALHO, RELAÇÃO DE EMPREGO, PESSOA JURIDICA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, APOIO, VETO PARCIAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LEITURA, NOTICIARIO, INTERNET.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o movimento sindical gaúcho está protestando no dia de hoje em vários pontos do Estado contra a Emenda 3.

O site da Agência de Notícias RBS está divulgando a seguinte matéria que eu gostaria que ficasse registrada aqui da tribuna.

Sindicalistas protestam em 11 cidades gaúchas contra a Emenda 3. Trabalhadores alegam que medida reduziria direitos trabalhistas

Trabalhadores e sindicalistas liderados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizaram manifestações em, pelo menos, 11 cidades gaúchas nesta manhã.

Eles protestam contra a eventual derrubada, pelo Congresso, do veto da Emenda 3 - segundo a medida, apenas a Justiça do Trabalho, e não um fiscal da Receita, poderia contestar um contrato firmado entre duas pessoas jurídicas para a prestação de serviços. Os trabalhadores alegam que a emenda reduziria os direitos trabalhistas.

Na região metropolitana de Porto Alegre, os sindicalistas organizaram mobilização de rua.

O principal protesto causou congestionamento na Tabaí-Canoas, próximo do cruzamento com a BR-116, mas já foi encerrado. O grupo seguiu em direção ao Sítio do Laçador, próximo ao aeroporto Salgado Filho, na entrada norte da Capital.

Desde as 5 horas, em Caxias do Sul, há manifestantes em frente às principais empresas da cidade, convocando funcionários e fazendo assembléias. Até às 8 horas e 30 minutos, nenhum ônibus da Visate, única companhia de transporte coletivo urbano, conseguiu sair do estacionamento para circular.

Em Pelotas, os manifestantes trancaram uma das principais avenidas do Centro. Em Sapucaia do Sul, houve protestos em frente ao zoológico.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/2007 - Página 11281