Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos quarenta e cinco anos de atividades da Universidade de Brasília - UNB, inaugurada em 21 de abril de 1962.

Autor
Joaquim Roriz (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Joaquim Domingos Roriz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.:
  • Comemoração dos quarenta e cinco anos de atividades da Universidade de Brasília - UNB, inaugurada em 21 de abril de 1962.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2007 - Página 11513
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), DARCY RIBEIRO, FUNDADOR, PROFESSOR, ANTROPOLOGO, ELOGIO, QUALIDADE, ENSINO, PESQUISA.
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF), PERIODO, GESTÃO, ORADOR, EX GOVERNADOR, EXPANSÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), CIDADE SATELITE, DISPONIBILIDADE, AREA, CONTINUAÇÃO, PROJETO.

O SR. JOAQUIM RORIZ (PMDB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezadíssimo Reitor Timothy Mulholland, demais componentes da Mesa, prezadíssima Senadora que preside estes trabalhos, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, professores, alunos, senhoras e senhores, a Universidade de Brasília (UnB) representa, para os brasilienses e para os brasileiros, um grande marco na educação, na cultura, no ensino e na pesquisa.

Ao iniciar este registro, quero cumprimentar, de forma especial, o ex-Reitor da Universidade de Brasília, hoje um brilhante Senador da República, que nos tem dado muito orgulho por sua competência e, sobretudo, pela defesa intransigente com que tem se posicionado em favor da educação no Brasil. Eu saúdo, de forma especial, o Senador, ex-Reitor da UnB, Cristovam Buarque.

A inauguração da UnB, em 21 de abril de 1962, dois anos, portanto, após a inauguração de Brasília, serviu como um dos pilares de sustentação e de consolidação da nova Capital do País.

Aproveito a oportunidade para externar minhas homenagens ao saudoso professor e antropólogo Darcy Ribeiro, que foi o idealizador, o fundador e o primeiro Reitor da Universidade de Brasília.

Na qualidade de Governador do Distrito Federal, tive muita satisfação em envidar esforços em prol da expansão da Universidade de Brasília para as cidades satélites do Distrito Federal. Foi disponibilizada pelo nosso Governo do Distrito Federal área para que a UnB pudesse construir em Planaltina seu campus universitário.

O campus da UnB em Planaltina encontra-se devidamente instalado, tendo realizado o primeiro vestibular em 2006, com 47% de aprovação de alunos da própria região, atendendo, em especial, os alunos de Sobradinho, de Planaltina, do Paranoá, de Formosa (GO) e de Planaltina de Goiás (GO).

O Governo do Distrito Federal contribuiu também com recursos para construção e compra de mobiliário para que o novo Campus da UnB em Planaltina iniciasse suas atividades, com prioridade de atendimento à classe economicamente menos favorecida.

O nosso Governo, no início de 2006, disponibilizou mais duas áreas para que UnB pudesse expandir seu Campus: uma em Ceilândia e outra no Gama.

A Universidade de Brasília tem notório destaque no campo da educação, da pesquisa e do ensino, no âmbito nacional e no âmbito internacional, destacando-se como uma das mais conceituadas Universidades da América Latina.

Sinto muito orgulho por essa universidade, que já formou tantos homens e mulheres ilustres, capazes, que têm demonstrado pelo Brasil afora serem pessoas altamente qualificadas.

Ao ensejo do 45º aniversário de criação da Universidade de Brasília, não poderíamos deixar de fazer este registro e apresentar esta singela homenagem a seu idealizador e a todos aqueles que contribuíram e contribuem para torná-la um grande centro de cultura e de pesquisa.

Parabéns, nobre Reitor. Parabéns, todos os professores dessa conceituada universidade. E parabéns a todos aqueles que recebem aqui esta homenagem. É o meu desejo fazer esse registro e orgulhoso digo que a Universidade de Brasília é a mais respeitada deste País.

Obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2007 - Página 11513