Discurso durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do editorial intitulado "O Acre ainda é brasileiro", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 16 de fevereiro último.

Autor
Marisa Serrano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Marisa Joaquina Monteiro Serrano
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro do editorial intitulado "O Acre ainda é brasileiro", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 16 de fevereiro último.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2007 - Página 11840
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, GOVERNO BRASILEIRO, ACEITAÇÃO, IMPOSIÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, AUMENTO, PREÇO, GAS NATURAL, PREJUIZO, SOBERANIA, BRASIL.

A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna no dia de hoje para registrar o editorial intitulado “O Acre ainda é brasileiro”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 16 de fevereiro do corrente ano.

O editorial critica a forma como governo Lula cede a pressão que o governo boliviano de Evo Morales exerce em relação ao preço pago pela Petrobras ao gás descoberto e explorado pelo Brasil, depois de anos de investimentos naquele país. O editorial lembra que a cada avanço boliviano sobre a soberania brasileira e o bolso do consumidor, Lula publicamente reage com rigor mas sempre acaba cedendo às exigências do ex-cocaleiro. Por isso mesmo o editorial ironiza ao declarar que o “Acre ainda é brasileiro só porque a Bolívia não pediu o território de volta”.

Sr. Presidente, solicito que o editorial acima citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigada.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA MARISA SERRANO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“O Acre ainda é brasileiros”, O Estado de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2007 - Página 11840