Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao INSS por suspender em Brasília o convênio com os Correios para o pagamento de aposentadorias e pensões, do estado do Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Críticas ao INSS por suspender em Brasília o convênio com os Correios para o pagamento de aposentadorias e pensões, do estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2007 - Página 9531
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, AUTORIZAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), EXTINÇÃO, CONVENIO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, APOSENTADO, PENSIONISTA, ESTADO DO PIAUI (PI), APREENSÃO, SITUAÇÃO, IDOSO, COMENTARIO, COBRANÇA, AUTORIA, JORNALISTA, RECLAMAÇÃO, ORADOR.

     O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Tião Viana, eu queria trazer aqui o que acabei de receber do jornalista Zózimo Tavares. Ele significa muito para nós. Carlos Castello Branco foi o maior jornalista deste País.

     Jarbas Vasconcelos, ele é do Piauí, o Castelinho. A “Coluna do Castelo” era reproduzida e combatia a ditadura.

     O Zózimo Tavares revive o Castelinho e diz em “Sadismo e indiferença”: “Senador Heráclito Fortes, onde está o senhor? Senador Mão Santa, onde está o senhor?”

     O INSS rompeu, em Brasília - o que ele acha que é uma insensatez - o convênio que mantinha com os Correios para pagar os benefícios de aposentadorias e pensionistas em mais de 30 Municípios do Piauí.

     Senador Tião Viana, ele denuncia a insensatez, a falta de sensibilidade do Governo, que obriga velhinhos aposentados, no caso do Piauí, de trinta cidades, a andarem mais de trezentos quilômetros em busca da sua aposentadoria, porque foi sustado convênio com os Correios.

     E quis Deus que V. Exª estivesse aí, V. Exª que é um homem muito forte no Governo, que tem muita sensibilidade, muito equilíbrio. Peço-lhe que nos ajude, porque o jornalista Zózimo Tavares acha que estamos sendo omissos. Não estamos, pelo contrário. Faço a defesa do companheiro Heráclito Forte também, porque a ação mais importante do Parlamentar, segundo Teotônio Vilela, é falar, mais do que fazer lei boa e justa; é falar. Teotônio Vilela dizia: sobrevivendo e falar, falando e sobreviver. Então, temos falado e defendido não só o povo do Piauí como também o povo do Brasil dessa injustiça.

     Denunciamos à Pátria, a V. Exª e ao Presidente Lula mais essa indignidade que fazem com os aposentados do Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2007 - Página 9531