Discurso durante a 63ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Anúncio de demissões e cortes no Banco do Brasil. Cobrança de cumprimento do compromisso assumido pelo Presidente Lula com os prefeitos, sobre o aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Precipitação do Governador Wellington Dias em anunciar que a Coca-Cola irá instalar fábrica de sucos no Piauí.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Anúncio de demissões e cortes no Banco do Brasil. Cobrança de cumprimento do compromisso assumido pelo Presidente Lula com os prefeitos, sobre o aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Precipitação do Governador Wellington Dias em anunciar que a Coca-Cola irá instalar fábrica de sucos no Piauí.
Aparteantes
Edison Lobão, Mão Santa.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2007 - Página 13495
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, ANUNCIO, DEMISSÃO, FUNCIONARIOS, BANCO DO BRASIL, CRITICA, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, CUMPRIMENTO, ACORDO, FUNCIONARIO PUBLICO.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, DESCUMPRIMENTO, ACORDO, MARCHA, PREFEITO, AUSENCIA, LIBERAÇÃO, INVESTIMENTO, OBRAS, SANEAMENTO BASICO.
  • DESAPROVAÇÃO, CONDUTA, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ANUNCIO, ABERTURA, EMPRESA MULTINACIONAL, REFRIGERANTE, NECESSIDADE, PLANEJAMENTO, GARANTIA, INSTALAÇÃO, EMPRESA, OBJETIVO, PREVENÇÃO, FRUSTRAÇÃO, POPULAÇÃO, CRITICA, PROMESSA, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, AUSENCIA, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Governo é fértil em dar à Oposição munição para mostrar seus erros. Estava agora mesmo me preparando, nesta sexta-feira ingrata, para fazer alguns comentários sobre os erros do Governo.

Abri, então, a coluna do jornalista Cláudio Humberto, onde se anunciam cortes e demissões que o Banco do Brasil promoverá com o único objetivo, Senador Edison Lobão, de prestar satisfações, segundo a nota, a banco internacional; ou seja, dar lucro, somente lucro, exclusivamente lucro.

E o Governo, dito governo dos trabalhadores, não tem, no caso, preocupação alguma com o servidor, com o funcionário do Banco do Brasil, enfim, com o social.

O orador que me antecedeu, Senador Geraldo Mesquita Júnior, tratou aqui de um assunto da maior relevância, que é exatamente essa greve que vem sendo anunciada...

O Sr. Edison Lobão (PFL - MA) - Senador Heráclito, se V. Exª me permitisse, logo no início do discurso de V. Exª, uma brevíssima intervenção...

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Pois não, com o maior prazer.

O Sr. Edison Lobão (PFL - MA) - Gostaria de dizer a V. Exª que tenho também preocupações com o trato que o Governo Federal deve dar a todos os brasileiros, notadamente na busca da promoção permanente da justiça. Quanto ao Banco do Brasil, tenho a melhor impressão do seu atual presidente, assim como do que saiu, o Dr. Rossano Maranhão. Assumiu o Sr. Lima Neto, funcionário de carreira que começou no Banco como estagiário e rapidamente ascendeu às posições de gerente, de superintendente, chegou a diretor, vice-presidente e, agora, a presidente do Banco. É homem de grande competência e espírito público notável. Tenho certeza de que, se houver algum ligeiro deslize no Banco do Brasil, com essa advertência de V. Exª, ele tratará, seguramente, de corrigir, porque esse é o estilo dele. Eu confio na administração desse presidente. Muito obrigado a V. Exª.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - V. Exª há de convir que não partirá de mim desconfiança sobre um funcionário de carreira do Banco do Brasil, até porque sou oriundo de uma família de funcionários de carreira do Banco do Brasil. Meu pai, um servidor público do Piauí, ao concluir que não tinha dinheiro para pôr no Banco, resolveu colocar os filhos. Três irmãos meus foram funcionários do Banco.

Daí por que faço aqui este alerta baseado na credibilidade da coluna que me inspirou trazer o assunto. V. Exª, jornalista que foi brilhante, sabe a importância que representam essas notícias para nós, para que se tomem providências antecipadas.

O Sr. Edison Lobão (PFL - MA) - Notadamente de um jornalista da envergadura do Cláudio Humberto. É um jornalista cuja coluna leio todos os dias. Admiro sua competência e seriedade.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Exatamente, principalmente pelas informações precisas com que, geralmente, a sua coluna brinda a todos nós.

Daí por que eu me antecipar com esta preocupação. É lamentável que o Governo que criticou no passado os famosos PDVs - e criticou de maneira cruel -, agora, esteja exatamente fazendo o caminho inverso e promovendo, segundo matéria, essa campanha.

Como eu estava dizendo, a questão da Polícia Federal é grave, porque o Governo assumiu o compromisso, e compromisso tem de ser honrado. Por isso, minha solidariedade ao Senador Geraldo Mesquita pelo seu oportuno pronunciamento. Lamentavelmente, o Governo é useiro e vezeiro desta prática: criar expectativa, prometer e não honrar os compromissos.

Assim com a Polícia Federal, assim com os controladores.

Chamo a atenção mais uma vez: a questão dos controladores teve início quando um Ministro de Estado foi à central de controle reconhecer que entre os salários dos controladores civis e os militares havia distorções e que era de justiça a reivindicação que estava surgindo por parte dos controladores militares. Daí começou este imbróglio, pelo qual o País tem pago um preço muito alto, tanto interna como externamente.

Mas não fica só nisso, Sr. Presidente. O tema do meu discurso hoje era exatamente a promessa do Governo Federal com relação aos Prefeitos brasileiros, o Fundo de Participação dos Municípios.

O Presidente Lula reuniu-se com os Prefeitos do Brasil inteiro e foi ovacionado. Lembro-me de que, neste dia, após uma reunião de mais uma Marcha de Prefeitos a Brasília, houve um encontro dos Prefeitos piauienses com a Bancada. Notei uma euforia dos Srs. Prefeitos, como se aqueles recursos já estivessem para cair na conta no mês seguinte.

Eu os alertei de que já estamos cansados de promessas. Quantas marchas já foram feitas para Brasília, e quantas promessas fez Governo Federal? A realidade é que o Governo não só não cumpre o que promete, como também frustra os Prefeitos quando, depois de barrar o aumento prometido, reduz em muito as promessas feitas com relação a financiamentos para obras da área de saneamento básico.

Foi uma festa. V. Exª, Senador Geraldo Mesquita Júnior, deve ter recebido os Prefeitos do seu Estado. Foi uma festa alegre, lá no Blue Tree. O Presidente Lula foi aplaudido, e, agora, veio a decepção e a frustração dos Prefeitos brasileiros com relação ao que foi acertado e não foi honrado.

E o mais grave: enquanto o ministro político diz que isso é apenas uma questão de redação, a área econômica diz que é falta de dinheiro mesmo. O próprio Líder do Governo na Câmara, o Deputado José Múcio de Pernambuco, diz que não há recursos.

Enquanto isso, Senador Mão Santa, o Governador do Piauí toma Coca-Cola. Que coisa bonita! Correligionário de V. Exª, foi aos Estados Unidos e voltou tomando Coca-Cola. Que coisa bonita! Lá, em um encontro, ele descobriu a pólvora, descobriu que a Coca-Cola já não faz mais apenas aquele misterioso líquido cuja fórmula não ensina a ninguém, que também entrou na área de sucos e que vai instalar uma fábrica de sucos no Piauí.

Parabenizo o Governador. Quero tomar esse suco com ele. Que ele marque a data para tomarmos suco seja lá do que for. Governador Wellington Dias, crie juízo! Não sei se é jet lag ou fuso horário, mas V. Exª tem de ter responsabilidade quando faz um anúncio. As coisas não podem ser feitas da maneira irresponsável como estão sendo feitas.

O investimento da Coca-Cola no Piauí não pode ser encarado irresponsavelmente, como aconteceu no caso da Vale do Rio Doce, quando se fez uma campanha, no ano de 2005, em que se dizia que “O Piauí agora vale” - naquela época, valia. Foram prometidos vinte mil empregos, criaram-se expectativas. Piauienses que tinham deixado o Estado, Senador Mão Santa, com destino a São Paulo, em busca de oportunidades, retornaram ou se prepararam para retornar à região sul do Piauí, mais precisamente ao município de Capitão Gervásio Oliveira, onde há a famosa mina da Vale do Rio Doce.

Nós já estamos em 2007, e aquilo não passou, como eu dizia naquela época, de um anúncio de uma reserva de mercado por parte da Vale do Rio Doce, que precisava de uma renovação legal. Agora o Governador vai, ouve que a Coca-Cola tem projetos de investimentos e já anuncia a fábrica. É preciso dizer à Coca-Cola onde o Piauí tem estradas que não estejam esburacadas, Governador, e onde há infra-estrutura básica de saneamento. É preciso que essas coisas sejam feitas de maneira mais responsável para não se criarem expectativas junto a um povo tão sofrido, como é o povo do Piauí.

Senador Mão Santa, ouço V. Exª.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Heráclito Fortes, vou invocar o testemunho do Deputado Marcelo Castro, que foi indicado para presidir a CPI do Apagão Aéreo - ele está governista, está muito certo, correto. No começo do Governo do PT, eu fui a São José do Peixe, onde me deram o título de cidadão e ao Deputado Marcelo também. Heráclito, discursando lá - peço o testemunho do presidente da CPI do Apagão Aéreo que também estava lá -, esse Governador disse: “Vou construir cinco hidrelétricas no rio Paranaíba” - e V.Exª está a dizer que, de mentira em mentira, eles vão andando. Cinco! Senador Paulo Paim, lá, a hidrelétrica de Boa Esperança está incompleta, falta eclusa e, por isso, não há mais navegação. É dever do governante terminar as obras que os outros começaram. O Piauí tem dezenas de obras inacabadas, como a hidrelétrica da Boa Esperança. E ele, descaradamente, anuncia mais cinco hidrelétricas - é a estratégia da mentira de Goebbels. Eu quero o testemunho do Deputado Marcelo, que estava lá. Então, é isto: são esses projetos, esse porto, são aqueles que levaram Alberto Silva na conversa dizendo que iriam botar os trens para funcionar em sessenta dias - levaram os votos todos! Mas, Geraldo Mesquita...

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Senador Mão Santa...

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - ...qual é o povo que está livre de ser enganado? O povo de Tróia era muito bom, mas inventaram o Cavalo de Tróia e ele foi enganado.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Senador Mão Santa, e a Cidade Detran? O que é a Cidade Detran?

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Pois é! Então, é essa a maneira adotada, mas o PT tem gente boa: está ali um homem bom. Aliás, acho até que ele deveria ser candidato à Presidência da República pelo PT, e eu, dos independentes, já que o PMDB está coligado, vou pedir a Geraldo Mesquita para ser seu vice. Eu, do grupo dos independentes, indico Geraldo Mesquita e vou pedir o apoio do gaúcho Pedro Simon, maior líder do PMDB.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Está formada a chapa dos descontentes para 2010! Espero, pelo menor, ter a oportunidade de ficar embaixo do palanque aplaudindo. Com certeza, me sentirei muito feliz em poder ser testemunha ocular de um momento histórico que o País viverá.

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Só gostaria de dizer ao Senador Mão Santa que já tenho um monte de problemas. Não me arrume mais um!

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - É evidente que o Senador Mão Santa, com a sua veia premonitória, pode estar aqui fazendo um grande anúncio, um grande presságio para 2010. No entanto, enquanto 2010 não chega, vamos ver o Governador do Piauí tomar Coca-Cola. Vou até tirar do fundo do baú aquela música de Caetano Veloso ouvi-la e atualizá-la.

Mas quero fazer um apelo ao Governador: seja menos eufórico quando anuncia, Governador! V. Exª se lembra, Senador Mão Santa, do anúncio que foi feito de um centro de convenções no Piauí, um projeto da família Ohtake? Viajaram. Havia a Cidade Detran, que até hoje não sei o que é. Anunciou-se a Cidade Detran, levou-se para o Piauí a Esquadrilha da Fumaça. Empregos seriam gerados, isso e aquilo...

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Heráclito, o debate está bom! Está aqui o Senador Leomar Quintanilha, que foi convidado por mim, juntamente com a sua esposa Márcia, piauiense, uma família bela, para passarem o Carnaval na praia de Luis Correia. O Senador me perguntou: “E avião?” Eu disse que não havia mais avião. Então, tudo é mentira. Não tem nem gasolina para avião, Heráclito. Outro dia, aluguei um táxi aéreo, pensei em viajar, mas teve de ir um carro, uma picape com gasolina, porque o aeroporto de lá não tem nem a gasolina.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - É isso. Anuncia-se vôo charter para o Piauí, faz-se um arremedo de vôo, e o hotel Islamar está fechando.

 O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Fechou já.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Fechou, Senador Mão Santa? Veja V. Exª a que ponto chegamos!

Senador Tião Viana, conterrâneo de V. Exª, o Governador Wellington Dias anunciou que o Piauí agora vai tomar Coca-Cola. Chegou dos Estados Unidos empolgado e anunciou uma fábrica de suco daquela grande multinacional no Piauí.

Estaria aqui sinceramente feliz, Governador, elogiando V. Exª, louvando a atitude de V. Exª, se baseado V. Exª estivesse em fatos concretos e não em euforia de passeio pela Quinta Avenida em Nova Iorque ou de almoço e de jantar em viagem com colegas governadores. Isso é demais!

Outro dia eu e o Senador Mão Santa fomos muitos criticados porque não interferimos aqui numa briga envolvendo lideranças do Maranhão no que diz respeito à famosa construção de aeroportos no Piauí com a anuência dos governadores do Maranhão e do Ceará. Fiquei calado, porque achei - e continuo achando - que é uma briga que não dá em nada, até porque o Governador anunciou o aeroporto de São Raimundo Nonato, fundamental para a estrutura turística do Estado do Piauí. Aliás, verbas orçamentadas não foram liberadas, não chegaram ao destino final. O Governador anunciou o aeroporto de Parnaíba, Lula esteve lá - tomou banho nas águas onde nunca antes um Presidente havia entrado -, e pensou-se que, a partir de então, tudo iria ser diferente.

A partir de então, segundo ele, tudo ia ser diferente. Continua do mesmo jeito, tudo a mesma coisa ou pior: o hotel fechou. V. Exª tem toda a razão. Daí por que é com profunda tristeza que registro esse fato.

E quero dizer que se realmente ocorrer, vou repetir... Como era o nome, Senador Mão Santa, V. Exª que, hoje, falou na Companhia Aérea Paraense, e naquele cantor que morreu num acidente ao chegar em Belém. Ele dizia que um jumento tomou toda a coca-cola que quebrou o rabo na hora. Sei lá. É o Coronel Ludgero. Quero fazer tal qual o jumento do Coronel Ludgero, de tanta coca-cola tomar ao lado do Governador nesse encontro.

Mas, Governador Wellington Dias, seja feliz na sua próxima viagem aos Estados Unidos! Mas que seu assessor internacional, sua equipe internacional não se esqueça de uma coisa básica: para chegar aos Estados Unidos é preciso de passaporte e visto, seja governador ou quem quer que seja. Não passe mais o vexame de ter que voltar do aeroporto por falta destes. A lei americana é dura, é insuportável e tem criado dissabores até para ministro que tirou o sapato de maneira humilhante.

Lamento, Governador, que V. Exª tenha voltado do aeroporto. É uma coisa desagradável, mas são as regras do jogo. Eu esperava que, ao nomear um assessor internacional, um secretário, enfim, uma equipe internacional, se evitasse um vexame dessa natureza.

Mas se lembre da próxima vez que, quando for viajar, há vários países que exigem o visto prévio de acesso. Os Estados Unidos são um deles, o Canadá é outro, a Austrália. E por aí afora. Peça a sua assessoria para ter o cuidado de verificar isso. É muito fácil. Basta entrar no site do Itamaraty e verificar a relação de países que exigem essa burocracia. Não nos dê mais essa preocupação. Não crie mais o vexame para o Piauí de ter que adiar a viagem por falta de visto.

Senador Mão Santa...

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Heráclito Fortes, nós cantamos “Piauí, terra querida, filha do sol do Equador”, mas ultimamente só temos ganhado cerrado, os carros todos atolados, os caminhões... Hospital, pronto-socorro fechados. No Getúlio Vargas havia um médico chorando porque só havia uma vaga na UTI para ele escolher entre quatro pessoas quem colocar. O hotel principal está fechado. E agora ainda temos essa gozação. Quer dizer que eles foram viajar sem passaporte? Ele e a mulher? O Lula tem razão: há muitos aloprados nesse Partido.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - O Senador Tião Viana me disse que, em seu primeiro governo, naquela viagem a Paris, ele queria comer churrasco em plena Champs Elysées. Esse foi outro vexame. Acho, inclusive, Senador Tião Viana, que seu irmão foi naquela primeira viagem. Mas o Governador era novo, todo cheio de... O seu não, já estava em seu segundo mandato, era mais experiente.

Tudo são falhas naturais que não podemos que condenar. Mas a assessoria do Governador não pode permitir que isso ocorra.

Senador Tião Viana, outro dia eu fui mal-interpretado porque, com a minha maneira brincalhona, fiz uma citação à ida do Senador Suplicy ao Acre buscar petróleo, prospecção de petróleo. Foi um mal-entendido, mas o Suplicy me ligou todo irritado, nosso cantor de rap não compreendeu o objetivo.

Quero, no entanto, que o Suplicy, com a mesma humildade que foi ao Acre, vá ao Piauí, com o Governador, fazer prospecção de coca-cola. O Governador vai lançar a “cocobras”, “cocopi”, uma nova indústria, evidentemente com o apoio do Governo do Piauí. A Coca-Cola vai para o Piauí.

Assim, Senador Mão Santa, vamos ver que esse Governador é mesmo cumpridor das suas promessas. Energia não vai faltar - que é o problema que temos -, pois vamos ter as cinco hidrelétricas, ou seja, ele tem cinco hidrelétricas para construir; também não será por falta de saneamento básico ou por falta de estradas. De forma que, enquanto o Brasil todo sofre, o Piauí vive nesse clube de falsa felicidade.

Por fim, faço um apelo ao Presidente Lula: não deixe que aquela festa onde os prefeitos brasileiros foram enganados fique apenas num ato. Honre os compromissos feitos com os prefeitos brasileiros, que merecem do Governo Federal pelo menos respeito.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2007 - Página 13495