Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o grande e crescente número de negócios que são realizados através da Internet e a necessidade de que o governo brasileiro busque se adequar a essa nova ordem mundial.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Considerações sobre o grande e crescente número de negócios que são realizados através da Internet e a necessidade de que o governo brasileiro busque se adequar a essa nova ordem mundial.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2007 - Página 12607
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ECONOMIA INTERNACIONAL, EMPRESA, REALIZAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, UTILIZAÇÃO, INTERNET.
  • URGENCIA, BRASIL, FACILITAÇÃO, ACESSO, INTERNET, AMPLIAÇÃO, COMERCIO, MELHORIA, CRESCIMENTO, ECONOMIA NACIONAL, EQUIPARAÇÃO, PAIS INDUSTRIALIZADO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTICIARIO, IMPORTANCIA, TECNOLOGIA DIGITAL.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a despeito de inúmeras conquistas que vêm sido alardeadas pelo atual governo em diversos setores da economia, muitos são aqueles índices que de forma contrária apresentam-se menores em relação a outros países em desenvolvimento.

Quando falamos em globalização da economia não podemos nos furtar à realidade que impera em todo o mundo, do grande e crescente número de negócios que hoje são realizados através da internet.

Países asiáticos, cujos governos implementaram ações concretas para estabelecer bases estruturais e de políticas para uma economia pronta para a internet, como Hong Kong, Cingapura e Taiwan, apresentaram real crescimento em relação á ranking anteriores, de acordo com o centro de estudos Economist Inteligence Unit que, em parceria com o Instituto IBM, desde 2000 analisa os países com melhor “prontidão eletrônica”.

Dinamarca, Suécia e Estados Unidos lideram a lista dos 69 países avaliados quando se trata de integrar tecnologia e comércio eletrônico.

O Brasil está na 43ª posição caindo dois lugares desde o ano passado.

Dentre os critérios avaliados estão o tipo de conexão disponível e o comprometimento do governo em usar a internet e criar políticas para facilitar o acesso à rede.

Esses fatores contribuem para que, mais uma vez, nos preocupemos à medida em que as demais nações do mundo trabalham para diminuir o abismo digital e melhorar o ambiente on line para realização de negócios e crescimento da economia.

            Assim, torna-se cada vez mais premente que o governo brasileiro busque se adequar a essa nova ordem mundial para que o país possa acompanhar o crescimento dos demais países avaliados.

Solicito que a matéria em anexo veiculada no sítio www.terra.com.br, em 27 de abril de 2007, passe a integrar os Anais dessa Casa.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“Abismo digital entre maiores economias do mundo diminui.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2007 - Página 12607