Fala da Presidência durante a 56ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do Dia do Exército Brasileiro.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. FORÇAS ARMADAS.:
  • Comemoração do Dia do Exército Brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2007 - Página 11474
Assunto
Outros > HOMENAGEM. FORÇAS ARMADAS.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, EXERCITO, SAUDAÇÃO, MISSÃO, GARANTIA, INTEGRIDADE, TERRITORIO NACIONAL, SOBERANIA NACIONAL, ELOGIO, HISTORIA, OCUPAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, PRESENÇA, MILITAR, ATUALIDADE, COLABORAÇÃO, EDUCAÇÃO, ASSISTENCIA SOCIAL, TRANSPORTE, ENGENHARIA, ATENDIMENTO, JUVENTUDE, SERVIÇO MILITAR OBRIGATORIO.
  • ELOGIO, EXERCITO, ATUAÇÃO, MISSÃO, PAZ, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), SAUDAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, AUTORIDADE MILITAR.

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Tenho a honra também de convidar para compor a Mesa o Exmº Sr. Senador Edison Lobão, autor do requerimento.

Exmº Sr. Ministro da Defesa, Waldir Pires; Exmº Sr. Júlio de Moura Neto, Comandante da Marinha; Exmº Sr. Enzo Martins Peri, Comandante do Exército; Exmº Sr. Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica; Exmº Sr. Peçanha Martins, Ministro do Superior Tribunal de Justiça; Srªs e Srs. Senadores; Srªs e Srs. Representantes do Corpo Diplomático, o Dia do Exército, 19 de abril, lembra a Primeira Batalha de Guararapes, momento em que se manifestou claramente o sentimento patriótico de ser brasileiro.

De fato, senhoras e senhores, não poderia haver data mais significativa para celebrar aqueles que têm por missão zelar pela nossa integridade territorial e pela soberania das nossas determinações. Naquele distante ano de 1.648, brancos, índios e negros, em luta contra o invasor estrangeiro, pela primeira vez, usaram a palavra Pátria para se referirem ao Brasil.

Sem formalmente desprender-se da Metrópole, foram brasileiros os que comandaram a cena e os que colheram a vitória. Com o sentimento de brasilidade, nascido na defesa do solo pátrio, em hora de urgência e de perigo, nascia também o Exército Brasileiro, integrado à diversidade étnica e social que caracteriza a própria Nação Brasileira.

Defesa e integração nacional são os dois conceitos que melhor traduzem em sua essência a história do Exército Brasileiro. Eles também descrevem a sua atuação mais recente e as perspectivas reservadas para o futuro.

A saga de Pedro Teixeira, na ocupação da Amazônia, e a de Rondon, na interligação da nossa fronteira ocidental, com o sistema de comunicação telegráfica com o restante do País, são, sem dúvida nenhuma, ainda hoje, marcos da epopéia brasileira e exemplos que inspiram a ação do Exército no Norte e no Centro-Oeste do nosso País. Essa ação, aliás, como é da tradição e da missão da força terrestre, se estende para muito além dos objetivos puramente militares, constituindo um dos poucos e, às vezes, o único símbolo tangível da presença do Estado brasileiro nos mais distantes confins e rincões deste País.

A presença de 25 mil homens do Exército em todo o Território amazônico tem significado a educação, a assistência médica, o transporte de emergência e a segurança para parcelas significativas de populações ribeirinhas e das florestas. A presença do Exército, na forma das atividades de engenharia, de transportes, é, para além da sua missão militar específica, um fator crescentemente relevante para o desenvolvimento nacional.

O Exército Brasileiro está sempre presente, ora colaborando intensamente no esforço de recuperação e ampliação da estrutura viária brasileira, ora reparando ou ampliando rodovias, ou ainda operando diretamente a fiscalização dessas obras.

O próprio sentido social do serviço militar obrigatório em uma concepção mais ampla do conceito de desenvolvimento não passa despercebido a milhares de jovens. Os brasileiros que se encontram servindo hoje têm ali a sua melhor porta de entrada no mundo do trabalho e na iniciação profissional.

No front externo, o Exército Brasileiro apresenta destacada folha de serviços naquilo que pode ser descrito, sem nenhum favor, como das mais bem-sucedidas iniciativas para levar ao estrangeiro uma boa imagem do nosso País. A presença do Exército Brasileiro em conflitos institucionais foi inaugurada em 1957 com a participação do Batalhão Suez na força de emergência das Nações Unidas. Esse Batalhão atuou na moderação do conflito árabe-israelense.

Mais recentemente, a presença militar brasileira em forças de paz culmina com o comando da missão da ONU no Haiti, iniciativa de caráter marcadamente humanitário e, sem dúvida nenhuma, das mais difíceis já enfrentadas pelo Exército Brasileiro no exterior.

O Senado Brasileiro tem apreciado e analisado a votação das autorizações para cada uma dessas iniciativas, que têm repercussões até mesmo do ponto de vista orçamentário. O dispêndio orçamentário nessas ações é considerado por todo o Senado Federal e pelo Congresso Nacional um investimento de altíssimo retorno no conceito projetado por nosso País ante o conjunto da comunidade internacional.

Aproveito a oportunidade que este pronunciamento oferece para saudar, com satisfação, o Ministro da Defesa, Waldir Pires, e também o Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri pelo bom trabalho que vêm desempenhando à frente das instituições que lideram.

Também é oportuno registrar os méritos deste grande amigo, Exmº Sr. Senador Edison Lobão, autor do requerimento que aprovou a realização desta Sessão Especial, no Senado Federal, em homenagem ao Dia do Exército.

A aprovação unânime do requerimento do Senador Edison Lobão, superando todas as questões presentes nesta Casa, regionais e partidárias, evidencia, sem dúvida, o apreço desta instituição, dos Senadores e da Casa como um todo, por essa importantíssima instituição nacional que é o Exército Brasileiro. Parabéns pela unanimidade!

Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2007 - Página 11474