Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a importância da criação de zonas de processamento e exportação.

Autor
Jayme Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Considerações sobre a importância da criação de zonas de processamento e exportação.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2007 - Página 19410
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, DEBATE, PRESIDENCIA, SENADO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, ANUNCIO, CRIAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE).
  • REGISTRO, HISTORIA, ORADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DEFESA, CRIAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE).
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE), BENEFICIO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, CRIAÇÃO, EMPREGO, EXPECTATIVA, GOVERNO FEDERAL, EDIÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), REGULAMENTAÇÃO, ALFANDEGA, ISENÇÃO FISCAL.

     O SR. JAYME CAMPOS (PFL - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estamos recebendo aqui a informação do Senador Romero Jucá. Trata-se de uma informação bastante precisa e, sobretudo, muito oportuna.

     Hoje, pela manhã, discutíamos sobre a criação das ZPEs em nosso País. Muito me chamou a atenção, após a reunião de Lideranças com o Ministro Guido Mantega, com a Presidência do Senado, Senador Renan Calheiros, o anúncio de que, na próxima semana, será votada a criação das ZPEs na Comissão de Assuntos Econômicos.

     Particularmente, estou muito feliz, contente, porque, quando fui Governador do meu Estado, Mato Grosso, no período de 91 a 94, lutei incessantemente para que fosse instalada essa Zona de Processamento de Exportação. Após 11 anos, parece-me que agora vai-se tornar realidade.

     Reputo esse fato da maior importância, tendo em vista que a Zona de Processamento de Exportação, com certeza, trará novas oportunidades na área da economia e, sobretudo, propiciará uma melhor distribuição de renda, maior geração de emprego para o nosso Estado e para os demais Estados da Federação, como é o caso do Estado de V. Exª, Roraima.

     Espero que o sonho acalentado pela região oeste do meu Estado, a região da Grande Cáceres, passe a ser uma realidade. Assim, espero que o Governo Federal, por meio das medidas provisórias, que certamente vão regulamentar a questão alfandegária, a questão das isenções de impostos, torne esse sonho uma realidade.

     Cumprimento o Senador Romero Jucá e os demais Líderes de Partido, Senador Arthur Virgílio, o Líder do meu Partido, Senador José Agripino, a Presidência desta Casa, na pessoa do Senador Renan Calheiros, assim como o Ministro Guido Mantega, na certeza de que esse sonho do meu Estado de Mato Grosso possa ser uma realidade dentro em breve.

Estou muito feliz ao ver que, hoje, uma luta nossa, de mais de 11 anos, poderá transformar-se em realidade, a ZPE da região da Grande Cáceres, sobretudo da região oeste do Estado de Mato Grosso.

     Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2007 - Página 19410