Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Balanço do PAC expõe inação do governo", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 9 de maio último. Registro da matéria intitulada "Rondeau e Dilma são contra usina nuclear", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 8 de maio último. Registro da matéria intitulada "O PAC não mudou nada", publicada no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 9 de maio último.

Autor
Cícero Lucena (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cícero de Lucena Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da matéria intitulada "Balanço do PAC expõe inação do governo", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 9 de maio último. Registro da matéria intitulada "Rondeau e Dilma são contra usina nuclear", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 8 de maio último. Registro da matéria intitulada "O PAC não mudou nada", publicada no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 9 de maio último.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2007 - Página 23578
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, BALANÇO, DIVULGAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, DEMONSTRAÇÃO, INCAPACIDADE, GOVERNO, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), REFERENCIA, RETOMADA, USINA NUCLEAR, DEMORA, LICENCIAMENTO, IMPACTO AMBIENTAL, USINA HIDROELETRICA, RIO MADEIRA, CONTRADIÇÃO, INFORMAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DENUNCIA, EXCESSO, PROPAGANDA, EXECUTIVO, TENTATIVA, MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, OBRAS, PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO.

            O SR. CÍCERO LUCENA (PSDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, neste momento, para fazer o registro da matéria intitulada “Balanço do PAC expõe inação do governo”, publicada no jornal Folha de S.Paulo, em sua edição de 09 de maio de 2007.

            A matéria destaca o balanço preparado pela Casa Civil com o objetivo de mostrar um país com obras e projetos espalhados pelos Estados para acelerar o crescimento, o que deixou claro, na verdade, a incapacidade do governo de apresentar novidades e implementar suas prioridades.

            Sr. Presidente, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

            Outro assunto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que me faz ocupar a tribuna, neste momento, é o registro que faço da matéria intitulada “Rondeau e Dilma são contra usina nuclear”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 08 de maio de 2007.

            A matéria mostra que os ministros da Casa Civil, Dilma Roussef, e de Minas e Energia, Silas Rondeau, disseram ontem que a idéia de retomada do programa nuclear, com a construção da Usina Angra 3, não tem relação com a demora no licenciamento ambiental das hidrelétricas do Rio Madeira. A afirmação, segundo o jornal, contradiz o discurso feito pelo presidente Lula na semana passada em Uberlândia (MG), ao inaugurar duas hidrelétricas.

            Sr. Presidente, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

            E, como terceiro e último assunto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, neste momento, para fazer o registro da matéria intitulada “O PAC não mudou nada”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 09 de maio de 2007.

            A matéria destaca que a exemplo do que fez quando anunciou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Governo Lula produziu “um segundo evento de marquetagem explícita: a apresentação de um balanço dos cem dias de vida do programa”. Segundo a matéria, as obras que o governo considera dele, na verdade estão em andamento há muito tempo e são iniciativas de governos anteriores, “estão onde já estavam 100 dias atrás, quando “viraram” o PAC: as que iam bem continuam a ir bem, as que iam mal assim permanecem”, numa clara alusão de que o Governo Lula continua investindo pesado em marketing político e na verdade não realiza nada de novo.

            Sr. Presidente, para concluir, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR CÍCERO LUCENA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matérias referidas:

“Balanço do PAC expõe inação do governo”;

“Rondeau e Dilma são contra usina nuclear”;

“O PAC não mudou nada”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2007 - Página 23578