Discurso durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação sobre o recesso parlamentar como uma oportunidade para se ouvir as expectativas e os anseios da população dos estados. Congratulações à Convenção Batista Nacional pela realização de sua XXIV Assembléia, a realizar-se em Brasília, de 25 a 27 de julho.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. RELIGIÃO.:
  • Manifestação sobre o recesso parlamentar como uma oportunidade para se ouvir as expectativas e os anseios da população dos estados. Congratulações à Convenção Batista Nacional pela realização de sua XXIV Assembléia, a realizar-se em Brasília, de 25 a 27 de julho.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/2007 - Página 25162
Assunto
Outros > SENADO. RELIGIÃO.
Indexação
  • PROXIMIDADE, RECESSO, SENADO, OPORTUNIDADE, CONGRESSISTA, VISITA, ESTADOS, ENCONTRO, POPULAÇÃO, AGRADECIMENTO, SENADOR, APOIO, TRABALHO, PROCESSO LEGISLATIVO, ORÇAMENTO, FISCALIZAÇÃO, EXECUTIVO, PARTICIPAÇÃO, CONSELHO, ETICA.
  • CONGRATULAÇÕES, IGREJA EVANGELICA, ANUNCIO, ASSEMBLEIA GERAL, OCORRENCIA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, CONFEDERAÇÃO, REALIZAÇÃO, CONGRESSO, JUVENTUDE, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, ASSISTENCIA SOCIAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), DEBATE, VALORIZAÇÃO, FAMILIA.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje é o último dia de atividades do primeiro semestre deste Senado Federal. Após alguns meses de muito trabalho, especialmente nas comissões, nós nos retiramos aos nossos Estados para, com mais tempo, ouvir a voz dos cidadãos e cidadãs, seus anseios e expectativas. O recesso parlamentar é, na verdade, tempo de trabalho: tempo de irmos às raízes, de ouvirmos mais e refletirmos mais sobre o que nossos representados almejam. O que esperam de nós individualmente e como instituição republicana.

Gostaria de agradecer meus colegas pelo convívio intenso destes meses em que estivemos envolvidos com questões legislativas, orçamentárias e de fiscalização do Poder Executivo. Estivemos, e estamos ainda, envolvidos com questões relativas também ao decoro parlamentar. Como membro do Conselho de Ética, sempre assumi a postura de magistrado, de ouvir, de ver e, posteriormente, pronunciar-se. É a postura que ainda assumo nesses tempos de ebulição e de questionamentos, mas que, tenho certeza, servirão para o reforço da democracia, para a construção de melhores institucionalidades.

Como encerramento, gostaria de parabenizar a Convenção Batista Nacional pela realização de sua XXIV Assembléia, a realizar-se em Brasília, de 25 a 27 de julho deste ano. Nela, celebrar-se-ão os 40 anos da Confederação Batista Nacional. Ao mesmo tempo, de 25 a 28 de julho, acontecerá o XIV Congresso da Juventude Batista Nacional.

A Congregação Batista presta relevantes serviços ao meu Estado, tanto na parte religiosa como na parte de assistência médica e social aos indígenas. Desde a época de Território, ela já atua no nosso atual Estado, ao lado da Igreja Católica. Eles foram os pioneiros no trabalho de evangelização e catequese e também de assistência médica e de vacina aos índios ianomâmis - que hoje estão muito na moda. Naquele tempo, ninguém nem ouvia falar em ianomâmis, e eles já estavam lá no meio deles. Hoje, os missionários batistas no meu Estado estão na segunda geração, já nascendo membros da terceira geração.

Cumprimento particularmente os pastores Clodoaldo Vieira da Costa e a Pastora Elizabete, o Pastor Moacir Silva e a Pastora Sonia Silva, e o Pastor Argenes Pinto e a Pastora Angélica Pinto. Esses seis que citei estarão no encontro representando meu Estado, além de outras lideranças, que vão refletir especialmente sobre os valores da família.

O tema do congresso é “Resgatando os Valores da Família”. Sabemos que nossa sociedade se baseia na família, e as nossas regras familiares estão ficando confusas com essa evolução de informação e com a mudança dos costumes. É importante que os evangélicos reflitam sobre isso, para tomarem novas posições e para reativarem os valores da família. É uma discussão relevante, fundamental e que não está isolada das grandes questões com que hoje nos debatemos no Congresso. É justamente no reforço de valores que estão para além do indivíduo, que residem nas comunidades e nos grupos sociais, principalmente na família, que encontraremos o caminho para o bem comum.

Com sua fé, os batistas buscarão alternativas para seus caminhos. Nós, com o trabalho que nos espera no segundo semestre, buscaremos soluções para nossas perguntas. Que encerremos este semestre otimistas de que a busca, com disciplina, seriedade e compromisso com a verdade, trará igualmente as melhores soluções para os problemas não só internos, mas para os problemas que afligem os brasileiros e as brasileiras na busca por uma vida melhor.

Era isso o que tinha a dizer, Sr. Presidente, nesta comunicação inadiável.

Este aqui é um exemplar do Jornal Batista Nacional, que fala sobre essa assembléia e que recebi hoje no avião, quando vinha para cá.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/2007 - Página 25162