Discurso durante a 123ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade aos trabalhadores da construção civil no Estado do Pará, em campanha salarial unificada.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Solidariedade aos trabalhadores da construção civil no Estado do Pará, em campanha salarial unificada.
Aparteantes
Cristovam Buarque.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2007 - Página 27262
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MOVIMENTO TRABALHISTA, REUNIÃO, SINDICATO, TRABALHADOR, CONSTRUÇÃO CIVIL, MUNICIPIOS, REIVINDICAÇÃO, MELHORIA, SALARIO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MUNICIPIO, BARCARENA (PA), ESTADO DO PARA (PA), PARALISAÇÃO, BUSCA, NEGOCIAÇÃO, ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, SOLICITAÇÃO, ORADOR, ATENÇÃO, ENTIDADE PATRONAL.

     O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, mesmo tendo há pouco encerrado o meu pronunciamento, eu queria, na verdade, registrar um momento de luta dos trabalhadores da construção civil no Estado do Pará, que realizam uma campanha salarial unificada, reunindo todos os sindicatos da categoria nos diversos municípios e regiões do Estado do Pará, uma campanha unificada pela melhoria das condições de trabalho e por melhoria salarial, Senador Cristovam.

     Neste momento, os trabalhadores do complexo Albrás/Alunorte, no Município de Barcarena, um complexo de empresas pertencentes à Companhia Vale do Rio Doce, realizam uma grande manifestação nas ruas de Vila dos Cabanas e do complexo industrial de Barcarena. Dentro do seu processo de mobilização, decretaram a paralisação dos trabalhos, para terem condições de negociar um acordo coletivo de trabalho que seja mais adequado aos seus direitos, à sua sobrevivência e à sua dignidade.

     Portanto, no momento em que os trabalhadores da construção civil de Barcarena, que têm um dos sindicatos mais combativos da história do sindicalismo operário no Estado do Pará nas últimas décadas, Senador Sibá, o movimento sindical que ajudamos a fortalecer, na qualidade de educador popular, de fortalecimento daquela organização, desde o início da construção daquele complexo industrial na década de 80, e que ano após ano desenvolve as suas ações procurando organizar a categoria, garantir conquistas, tanto é que aqueles sindicatos e aqueles trabalhadores têm o maior salário do Estado do Pará por conta justamente das reivindicações que têm feito.

     Ao fazer o registro da paralisação, da manifestação dos trabalhadores da construção civil, em mais de 7 mil trabalhadores que estão em mobilização neste momento, para garantir a celebração de um acordo coletivo de trabalho melhor e adequado às condições salariais e às condições de trabalho, apelo ao dirigente do sindicato patronal pela garantia e manutenção das negociações para que, em curto espaço de tempo, possamos ter solucionada esta lide trabalhista.

     Portanto, ao me solidarizar com a paralisação, com as manifestações e a com mobilização dos trabalhadores da construção civil no Pará, que realizam pela primeira vez uma campanha salarial unificada, ao mesmo tempo em que manifestamos a nossa solidariedade aos trabalhadores em luta, torcemos para que as negociações cheguem a bom termo, e os dois lados, especialmente os trabalhadores que têm salários achatados e muitas vezes condições de trabalhos inadequados, consigam, com isso, um bom acordo e que, ao final das contas, sejam garantidas condições mínimas de dignidade aos trabalhadores da construção civil no Estado do Pará.

     Se o Presidente me permitir, quero conceder um aparte ao Senador Cristovam Buarque, que me cedeu o tempo, porque sei que será, de fato, um aparte.

     O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Senador Nery, primeiro, quero manifestar todo meu apoio à sua luta e, segundo, cumprimentá-lo pela abertura de seu discurso, graças até a uma provocação do Mão Santa, por sua referência à ex-Senadora Heloísa Helena. Durante toda a solenidade que tivemos aqui quarta-feira, relembrando o Senador Antonio Carlos Magalhães, lembrei-me dela. Antonio Carlos, por mais que tenha discordado dele, sobretudo na minha juventude, tinha uma marca, e ele vai fazer falta aqui sim, vamos sentir sua ausência. Heloísa Helena também deixou esse vazio. Existem dois tipos de Senadores entre nós: a maioria de nós, os mortais, os comuns, são os políticos, mas há alguns que são os líderes. O ACM foi um líder, e a ex-Senadora Heloísa é uma líder e faz falta aqui, sentimos a ausência dela neste momento - basta fecharmos os olhos e pensar como seria o debate nessas últimas semanas aqui. O PSOL está bem representado por V. Exª, mas como seria se ela estivesse aqui? Fico feliz que V. Exª tenha lembrado a nossa querida ex-Senadora Heloísa Helena.

     O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - Obrigado, Senador Cristovam Buarque. Fizemos aqui uma saudação à Senadora Heloísa Helena - lembrada pelo Presidente - justamente porque reconhecemos a liderança importante de Heloísa neste momento em que o País precisa firmar novas alternativas e, principalmente, construir alternativas políticas sob o ponto de vista partidário.

     O PSOL se inscreve como uma das perspectivas da luta pelo socialismo no Brasil sem querer sozinho ser dono ou proprietário do compromisso de construir a alternativa que realmente ajude o nosso povo vencer as desigualdades e as injustiças. Neste momento a nossa líder maior, Senadora Heloísa Helena, percorre o País levando a mensagem do PSOL, levando a mensagem de defesa dos direitos dos excluídos e tentando construir, com o povo brasileiro, uma perspectiva socialista e democrática para o nosso País.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2007 - Página 27262